Balanço 1ª volta da Liga Zon Sagres
Cumpriu-se este fim de semana a 15ª Jornada, ou seja, metade do campeonato está concluído. Fica aqui a análise, os jogadores em destaque e as desilusões destes 120 jogos.
Destes 120 jogos 50% deu vitória da equipa da casa e o resultado que mais vezes se registou foi o 2-1.
Assistiram a estes 120 jogos um total de 1.326.453 espectadores, perfazendo uma média
de 11.054 espectadores por encontro. A maior afluência de público
registou-se na 11ª jornada, muito por culpa do derby lisboeta que levou
ao Estádio da Luz 63.146 pessoas para o Benfica-Sporting.
Pertence também ao Benfica a segunda maior assistência da época,
precisamente na última ronda da primeira volta, frente ao V. de
Setúbal, com 56.155 espectadores no
Estádio da Luz.
Foram marcados 309 golos, o que faz uma média de 2,575 golos por jogo. É uma média assinalável, a melhor dos últimos cinco anos, com o Benfica a
liderar a lista de melhor ataque, com 38 golos, logo seguido do eterno rival FC Porto com 34. As equipas que ajudam menos são o Feirense e o V. Setúbal, têm apenas 11 golos em 15 jogos. A melhor defesa da prova é o FC Porto com apenas 8 golos sofridos em 15 jogos; a pior é a do Paços Ferreira (32).
O Benfica é o clube com mais goleadas (5), mas as maiores goleadas são dos seus rivais: Sporting 6-1 Gil Vicente e FC Porto 5-0 Nacional.
Cardozo é o jogador que mais vezes fez o gosto ao pé, tem 11 golos, logo seguido de Baba, do Marítimo, com 10. O melhor marcador português é João Tomás, do Rio Ave, com 5 golos; é o 11º melhor marcador.
Hulk lidera a lista de mais passes para golo com 6 assistências, seguido de Gaitán com 5 passes. João Moutinho é o melhor português com 4 passes.
Destaco jogadores como Rui Rego, GR do Beira-Mar; Luciano, defesa do Feirense; Artur, médio do Beira-Mar; ou Éder, avançado da Académica.
Jovens promessas aponto: Rodrigo, miúdo maravilha do Benfica; Richard, médio do Gil Vicente; Wilson Eduardo e Cauê da Olhanense; ou Sami, avançado do Marítimo.
Na frente da liga temos o Benfica com mais dois pontos que o FC Porto, sendo que são as únicas duas equipas que ainda não sofreram qualquer derrota (situação inédita nos campeonatos portugueses, nunca duas equipas tinham chegado a metade da Liga sem derrotas). São seguidos pelo Braga, a fazer mais um excelente campeonato; e pelo Sporting, que se encontra a 11 pontos do líder Benfica.
Destaques positivos para o Marítimo, 5º lugar, e a fazer o melhor campeonato dos últimos anos; e para o Vitória de Guimarães, 6º classificado, que tem vindo a fazer uma recuperação notável.
Depois temos um enorme equilíbrio na tabela, pois apenas 7 pontos separam o 6º do 15 classificado (Leiria). A segurar a lanterna vermelha está o Paços de Ferreira com apenas 9 pontos em 15 jogos e já a 5 pontos da linha de água.
Quanto aos três grandes podemos dizer, resumidamente, que o Benfica está mais forte - mais 6 pontos que o ano passado; o FC Porto está mais fraco mas ainda suficientemente forte para lutar pelo título - menos 4 pontos que o ano passado; e o Sporting está na mesma situação pontual- o problema é que essa situação é uma enorme desilusão face a tantas promessas de princípio de época. Ficam os resultados dos clássicos até agora: FC Porto 2-2 Benfica; Benfica 1-0 Sporting; Sporting 0-0 FC Porto.
No que toca a polémicas e arbitragens podemos dizer que até tem sido um ano tranquilo, claro tendo em conta o que é costume. O Gil Vicente é a equipa com mais penalties assinalados a favor (5) e o Sporting é a única que ainda não teve qualquer penalty assinalado contra.
Curiosidades: ainda só houveram 3 golos de livre directo. O Braga é a equipa que marca mais de canto (6)
Onze ideal:
GR - Artur Moraes
DD - João Pereira
DC - Garay
DC - Rolando
DE - Álvaro Pereira
MC - Javi Garcia
MC - Witsel
MC - Witsel
ME - Capel
MD - Nolito
PL - Cardozo
PL - Hulk
MD - Nolito
PL - Cardozo
PL - Hulk
Onze ideal sem os três grandes
GR -Rui Rego (Beira-Mar)
DD - Júnior Caiçara (Gil Vicente)
DC -Hugo (Beira-Mar)
DC -Luciano (Feirense)
DE - Elderson (Braga)
MC - Nildo Petrolina (Beira-Mar)
MC -Wires (Rio Ave)
MC -Wires (Rio Ave)
ME - Danilo Dias (Marítimo)
MD - Alan (Braga)
PL - Lima (Braga)
PL - Baba (Marítimo)
MD - Alan (Braga)
PL - Lima (Braga)
PL - Baba (Marítimo)
3 comentários:
Excelente post, Gostei muito, muito organizado e interessante !
17 de janeiro de 2012 às 22:20Participe já em mais uma jornada de "Quem é o puto ? " .
Mande o seu palpite em
contra-ataque1.blogspot.com
Abraço
Aceita parceria? http://fcgols.blogspot.com/
17 de janeiro de 2012 às 22:54sim.Vou adicionar seu blog na minha página Patryck
17 de janeiro de 2012 às 23:00Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!