Académica 0-0 Benfica: encarnados perdulários injustiçados em Coimbra
Jogo fácil de comentar, o que se passou em Coimbra na 20ª Jornada- Benfica com 7 ou 8 oportunidades de golo na cara de Peiser, sentido único no jogo, posse de bola esmagadora e um árbitro que prejudicou em muito o SLB ditaram a perca de 2 pontos para os encarnados e dificuldades acrescidas para a conquista da Liga Zon Sagres 2011/12.
Imagem de Gualter Fatia
Jorge Jesus apostou na fórmula que tem trazido mais sucesso nos jogos fora este ano com Witsel no apoio a Matic e Cardozo sozinho na frente de ataque. Bruno César no lugar de Nolito, Javi Garcia ainda no banco, Luisão castigado e Rodrigo lesionado ficaram na bancada.
Académica com as ausências dos dois centrais e com o seu melhor marcador, Éder, ausente por problemas disciplinares. A equipa da cidade do conhecimento vinha de 7 jogos sem vencer para a Liga.
Vou falar do jogo em si mais à frente e podemos queixar-nos de falta de pontaria dos avançados encarnados agora na minha maneira de ver um jogo de futebol quando há um penalty aos 8 minutos de jogo não assinalado e quando aos 57 minutos Hugo Miguel faz vista grossa a um abalroamento a Pablo Aimar na área de rigor dos estudantes é injusto estar a culpar Cardozo, Bruno César, Nélson Oliveira ou Jorge Jesus.
O 1º penlaty é uma mão clara depois de cruzamento de Bruno César - lembro-me logo do jogo em Braga em que nos foi assinalado um penalty igual de Emerson que ditou um empate e agora, e em Santa Maria da Feira já tinha acontecido um lance igual, nada é assinalado.
O 2º penalty então é de encomenda, vou deixar as imagens deste lance ridículo, lembro que Hugo Miguel assinalou falta do médio encarnado:
1ª Parte em que a Académica defendeu, e sem exageros, com os 11 jogadores e não teve uma oportunidade de golo e causou dificuldades à velocidade de jogo vermelha. Mesmo assim duas grandes oportunidades de golo - 17 e 32 minutos - podiam ter colocado o Benfica na frente do jogo.
Jorge Jesus viu bem que seria preciso colocar mais explosão na frente de ataque porque só com Cardozo na frente ia ser dificil e logo ao intervalo pôs Nélson Oliveira em campo tirando o amarelado Matic.
Foram 30 minutos na 2ª parte fantásticos do SLB com várias oportunidades claras de golo, beneficiando de uma Académica mais subida que valeu à equipa local as suas duas primeiras situações de golo.
A verdade é que a bola não entrou e Peiser foi o homem do jogo com 4 ou 5 defesas decisivas. Nos últimos 15 minutos o Benfica foi-se abaixo psicologicamente e sentiu muito a falta dos líderes Luisão, Javi Garcia e Aimar em campo, este último substituído. Não gostei nada que Jorge Jesus tivesse entregue a construção de jogo a Bruno César, foi um erro que custou caro e fez com que nos últimos minutos a estratégia atacante ficasse resumida a bola para a frente. Onde anda Saviola Jesus? Era de caras que com a saída do estoirado Aimar o argentino tinha que ir a jogo. Esta situação de Saviola não entendo...
Também não entendo, mas já bati demais no brasileiro aqui no Fura-Redes, a teimosia em Emerson... Digo só que a única coisa que ele faz bem é passar a bola para trás.
Depois de 35 jogos a marcar o Benfica fica em branco por duas vezes seguidas e depois de Jorge Jesus ter chegado à vitória 100 à frente dos encarnados não mais venceu. O futebol é mesmo assim, uma caixa de surpresas. A verdade é que este é o ciclo mais difícil dos encarnados na campeonato e se chegarmos no próximo sábado na frente da Liga continuamos a ser o mais sério candidato ao título. Na história do campeonato uma equipa do Benfica com 49 pontos à 20ª Jornada só não foi campeã por uma vez - 1978/79. E estamos exactamente com os mesmos pontos, nesta jornada 20, com os quais fomos campeões da última vez.
Agora vem o clássico com o FC Porto e não tenham dúvidas que é com situações destas que as equipas azuis e brancas se galvanizam. 5 pontos desperdiçados antes do jogo de sexta-feira é um tiro no pé que me deixa preocupado. Mesmo assim acredito e lá estarei no Estádio Luz a apoiar.
Para os mais desatentos refiro que se jogam mais do que 3 pontos neste jogo. Se houver uma vitória, para qualquer dos lados, a vantagem na tabela será de 3 pontos mas na realidade será de 4 pontos devido aos critérios de desempate. Se houver empate a 0 ou a 1 bola o Benfica ficará na frente da tabela apesar de empatado pontualmente. Se se repetir o resultado da 1ª volta, 2-2, o desempate será através da diferença de golos no final da prova.
Figura do jogo - Peiser. O GR da Académica defendeu tudo e mais alguma coisa e é o segundo maior culpado deste empate comprometedor. O primeiro vestia ontem de amarelo e podia ter levado um nariz de palhaço.
5 comentários:
Boa análise ao jogo, gostei!
26 de fevereiro de 2012 às 15:05Visitem www.cantinho-futebol.blogspot.com e tornem-se seguidores do meu cantinho.
Aceita troca de links?
Cumprimentos,
Tiago Rodrigues
Obrigado
26 de fevereiro de 2012 às 15:13Já adicionei o seu link!
abraço
o que é que este post (ainda para mais miserável) tem a ver com a noticia da Ongoing do Publico.
26 de fevereiro de 2012 às 21:45melhora os teus artigos e consegues leitores por melhores motivos
Mas onde é que diz que as ligações dos blogs têm que ter relação com a notícia?
26 de fevereiro de 2012 às 21:52Se eu aldrabasse no título ainda fazia sentido o que dizes. Agora o título diz bem o que se trata no artigo só clica quem está interessado ne?
Bom jogo!
26 de junho de 2012 às 06:39Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!