Polónia 0-0 Portugal: faltou o golo numa boa exibição da Selecção
A Selecção Portuguesa jogou hoje na Polónia o último jogo de preparação antes do estágio de preparação para o Euro 2012, que se realiza no próximo mês de Junho.
Gostei da exibição da equipa das quinas, principalmente na 1ª parte com concentração, empenho, velocidade e algumas jogadas de bom entendimento entre os nossos jogadores. O empate a 0 e uma 2ª parte de gestão física dos nossos jogadores são dados, neste momento, não muito importantes, interessando sim o jogo que fomos capazes de construir no primeiro tempo.
Entrou bem a Selecção, no jogo de inauguração do Estádio Nacional da Varsóvia, com o esquema habitual de 4-3-3: Miguel Veloso no lugar do esperado Manuel Fernandes e Hugo Almeida na frente de ataque em vez de Hélder Postiga.
Na 1ª parte a nossa equipa dispôs de algumas oportunidades de golo, quase sempre fruto da velocidade de Ronaldo e Nani mas no momento de decisão os nossos atacantes optaram sempre pelo remate em vez de um passe mortal para um colega em melhor posição. A lesão de Fábio Coentrão a meio dos primeiros 45 minutos, a pior notícia de jogo, acabou por tirar algum ritmo nos minutos seguintes e a equipa polaca tomou, durante 10 minutos, conta do jogo mas só teve uma oportunidade de golo fruto de um erro de entendimento entre Bruno Alves e Nélson.
Resultado injusto ao intervalo pois Portugal tinha feito mais que suficiente para ir para o descanso na frente do marcador.
A 2ª parte foi de um desinteresse total, com substituições, paragens e falta de ritmo. Destaco só a estreia na selecção de Nélson Oliveira, o jogador que nos próximos anos deverá ser o dono do lugar de avançado centro de Portugal.
Individualmente gostei de Cristiano Ronaldo pois jogou sempre com muita fome de golo, tal e qual como joga no Real Madrid e de Rui Patrício que salvou, com um punhado de boas defesas, o assédio final, à sua baliza, da equipa nacional da Polónia.
Neste momento, penso que Paulo Bento tem 9 posições definidas e salvo lesões graves no jogo inaugural contra a Alemanha deverão alinhar Rui Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Raul Meireles, João Moutinho, Nani e Cristiano Ronaldo. Assim, fica o lugar de médio defensivo e de ponta de lança: Miguel Veloso, Manuel Fernandes ou Hugo Viana - Hugo Almeida, Hélder Postiga ou Nélson Oliveira serão os nomes na cabeça do seleccionador. Destes jogadores só João Pereira não me dá totais garantias mas não existem alternativas, visto que Bosingwa não vai contar para Paulo Bento.
Será também importante perceber quem serão as alternativas a Nani e ao lugar de defesa central pois Quaresma e Rolando estão muito abaixo dos habituais titulares. Para a baliza Eduardo e Beto deverão ser as opções que Paulo Bento leva à Ucrânia.
Por fim, lançando um pouco o que vai ser o Euro 2012, digo que Portugal teve o azar de calhar no grupo da morte deste ano. Mais ainda com o defrontar no primeiro jogo da equipa da Alemanha que é uma das 4 melhores selecções do mundo, será muito difícil arrancar um ponto à Mannschaft.
De seguida, temos hipótese de nos vingar de uma Dinamarca que tem feito a nossa vida negra nas últimas classificações. Temos mais que equipa para somar os 3 pontos nesta partida.
Se tudo correr assim o último jogo com a Holanda será já de mata-mata e ai tudo pode acontecer; das últimas duas vezes que enfrentamos a Laranja Mecânica neste enquadramento foram eles que foram para casa mais cedo. Relembro que Portugal nunca foi eliminado numa fase de grupos de um Europeu de futebol.
Este sorteio só teve de positivo o grupo com quem nos cruzamos se passarmos a fase de grupo. Assim, nos quartos de final: Polónia, Rep. Checa, Grécia ou Rússia serão os adversários possíveis.
Confiança alta nesta geração comandada pela super estrela CR7! Já tenho bilhetes para os dois primeiros jogos e Força Portugal!
1 comentários:
Portugal não jogou, essa selecção não é nacional... naturalizaram brasileiros, pretos etc.. ou seja aquilo deixou de ser Portugal e deixou de haver identificação. Se jogássemos somente com portugueses nativos (!) aí teríamos o orgulho restituído, e seria um orgulho apoiar os nossos atletas, até lá obviamente que não apoio zucas e pretos numa selecção que devia de ser nacional.
29 de fevereiro de 2012 às 23:26http://ultimobastiao.wordpress.com/
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!