Zenit 3-2 Benfica: Tudo em aberto para o jogo da Luz
Voltava hoje a Liga dos Campeões para o Benfica mas quem não soubesse para que prova este jogo se realizava podia pensar que era um jogo das distritais que se tratava tal foram as condições do relvado. Teste muito difícil para os encarnados, quer pela qualidade do Zenit, campeão russo em título, quer pelas condições atmosféricas, com temperaturas abaixo dos 10 graus negativos.
Benfica entrou sem Javi Garcia - lesionado - e com Aimar e Nolito no banco, Jesus admitiu no final do jogo que não colocou o argentino de início para não ver um amarelo e ficar impedido de jogar a 2ª mão, situação que infelizmente veio a acontecer, num erro do árbitro do jogo. A aposta em Bruno César, foi claramente pela maior qualidade táctica e defensiva do brasileiro, que teve sempre enormes cautelas a avançar no campo.
Do lado do Zenit, houveram algumas lesões antes deste jogo em jogadores importantes - Danny, Malafeev e Criscito não estiveram disponíveis para esta 1ª Mão dos Oitavos de Final.
Jogo a começar gélido, sem fio de jogo nas duas equipas e isto só se pode atribuir ao frio glaciar que se faz sentir em Moscovo. Imagem impressionante dos jogadores do Benfica literalmente a tremer de frio nos momentos antes do apito inicial.
Apesar disto o SLB iniciou o jogo com mais bola e mais dominador, sempre pelo lado direito, onde Maxi Pereira a fazer uma grande 1ª parte.
Um dos momentos do jogo aconteceu quando os jogadores ainda estavam a aquecer e a habituar-se às condições climáticas desta partida. Uma entrada muito feia de Bruno Alves sobre Rodrigo, aos 17 minutos, que acabou por obrigar o espanhol a sair lesionado e espero eu que não o tire das próximas partidas. Conhecendo a carreira de Bruno Alves como conheço digo, sem qualquer problema, que o português escolheu o jogador que estava em melhor forma no Benfica para gastar o cartão amarelo que pode ver no jogo e ajudar quer o Zenit quer o FCP. Uma entrada daquelas num campo daqueles só pode ser para magoar, foi das únicas entradas de carrinho que o jogo teve mas claro os outros jogadores são profissionais e não estão em campo para magoar os outros. Um sacana!
Ora a melhor maneira de pagar a atitudes e mentalidades destas, e com golos e é isso que faz o Benfica maior que qualquer outro clube que entre nestas jogadas sujas. Nem dois minutos depois da entrada assassina do Bruto Alves, livre à entrada da área dos russos com Cardozo a rematar uma bomba que o GR do Zenit largou para Maxi Pereira fazer o 1-0 para o SLB.
Ao contrário do que é costume o Benfica reagiu muito mal à vantagem conquistada e permitiu que o Zenit tomasse conta do jogo. Foram então 10 minutos de grande aperto na área encarnada, levando a equipa russa a empatar o jogo à passagem dos 27 minutos. Boa jogada na esquerda do ataque do Zenit, com Gaitán a olhar para a sua marcação, este a cruzar atrasado e a encontrar Shirokov sozinho para fazer o 1-1. É Luisão que costuma cortar estas bolas e hoje o capitão foi dos jogadores que sentiu mais o frio, estando um pouco abaixo do que é costume.
Com a entrada de Pablo Aimar, para o lugar do lesionado Rodrigo, o Benfica conseguiu reconquistar o controlo do jogo e o jogo arrastou-se para o final dos 45 minutos. Resultado justo ao intervalo e parabéns às duas equipas pelo esforço e garra que mostraram nestas condições.
Foto de Gualter Fatia
Ao intervalo Lucioano Spaletti tirou Zyryanov e colocou Semak, substituição que se iria mostrar feliz para os russos. O Benfica até entrou dominador no jogo mas pareceu-me sempre que era um controlo dado pela equipa russa pois queria deixar o SLB subir para aproveitar o espaço que existiu entre Matic e Witsel.
A 2ª parte foi tendo oportunidades de golo, uma das quais por intermédio de Cardozo à passagem dos 69 minutos, onde o paraguaio não conseguiu emendar, já em óptima posição, um bom cruzamento. Assinalo esta ocasião porque na resposta o Zenit chega ao 2-1 - lá está quem não marca sofre. Boa jogada do ataque do Zenit com bons toques de calcanhar e Maxi Pereira a olhar para o toque de Semak, que ainda bate no poste. Azar para o Benfica pois o Zenit não fez nada para merecer esta vantagem.
Os encarnados nunca conseguiram encaixar bem este golo e nem a entrada de Nolito ajudou a agitar o nosso ataque. Já estava sem esperança quando, aos 88 minutos, apareceu Witsel a desmarcar Emerson e este a cruzar para Nolito ganhar a bola na luta, Gaitán falhar um primeiro remate, de forma escandalosa, mas o matador Cardozo a empatar o jogo na recarga.
Golo fantástico para demonstrar todas as qualidades de Cardozo - que são muitas! Por muita técnica que Gaitán e muitos outros génios da bola tenham quando a bola está ali à frente da baliza queima e falham-se golos que não parecem possíveis. Ora há um punhado de jogadores que ali à frente do golo só vêm a baliza e só descansam quando a bola entrar. Têm o faro do golo - Cardozo é, indiscutivelmente, um deles.
Voltando ao jogo, infelizmente o Zenit ainda aproveitou um grande erro de Maxi Pereira e fez o 3-2, por Shirokov. Não mereceram os russos esta vantagem na eliminatória, por exemplo fizeram 5 remates à baliza de Artur e marcaram 3 golos. Um grande balde de água fria...
Mas tudo em aberto para a recepção na Luz, a 6 de Março e pelo que vi desta defesa do Zenit se vierem cá defender o resultado vão ter grandes dificuldades no Estádio da Luz.
Fica a nota para a estatística das eliminatórias em que o Benfica perdeu por 3-2, jogando a 1ª Mão fora. Foram 4 as vezes que tal resultado se verificou nos jogos a eliminar do Benfica na UEFA. Destas 4, duas o SLB deu a volta à eliminatória na Luz e nas outras duas foi eliminado quando perdeu a 1ª Mão por 3-2 fora de casa.
Figura do Jogo - Shirokov, pelos golos que marcou. Estava a ser Maxi até ao minuto 88 quando ofereceu o 3-2 ao Zenit.
6 comentários:
Jogar neste batatal não dignifica em nada o futebol e é completamente inadmissível para uma prova que se diz ser a melhor do mundo ao nível de clubes.
15 de fevereiro de 2012 às 22:32Ainda estou na espectativa pelo rodrigo. Espero que tenha sido só traumatismo... e que recupere numa questão de 2 ou 3 dias.
15 de fevereiro de 2012 às 22:47Azar do penico.
Prefiro perder a primeira mão fora por 3-2 naquelas condições, do que a ganhar em casa pelos memso 3-2 e depois ter de me deslocar a Leningrado.
Abraço
Se o guarda-redes principal do Zenit recuperar para a 2ª mão o Benfica vai ter muita dificuldade em virar o resultado. Aí o sonho benfiquista esfumar-se-à!
16 de fevereiro de 2012 às 00:09esse malafeev vai ser um problema vai. é um grande GR
16 de fevereiro de 2012 às 10:18na luz, o SLB ja mostrou aos seus adversarios o que é colher derrotas. Basta 1-0
17 de fevereiro de 2012 às 00:47Não sei não, lembrem-se que o Zenit parece sentir-se muito bem no nosso clima e aparece sempre muito forte.
19 de fevereiro de 2012 às 01:12Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!