Tudo isto tem raiz no Apito Dourado e no FC Porto de Pinto da Costa
Tenho lutado neste espaço contra um dos maiores vícios do nosso futebol: a falta de memória! Uma actividade que se recusa a olhar para a sua história e para as suas lições está condenada a repetir até à sua auto-destruição os mesmos erros!
Para mim, o que se passa hoje em dia é o culminar do processo de destruição do futebol nacional que começou com as práticas do FC Porto e dos responsáveis da FPF da altura nos velhos tempos do Apito Dourado!
A falta de castigos severos, a manutenção da corja que colocou aquele polvo de corrupção a funcionar na esfera da bola e a relativização feita por muitos órgãos de comunicação social são a grande causa para o clima irrespirável que se vive neste momento! Para mim isto é claro como água!
O que se fez na altura foi a legitimação de certos comportamentos e de maneiras de actuar gravíssimas que foram castigadas com um simples raspanete. O que ficou dito nas entre linhas foi que aquela forma de ganhar era possível e não tinha penalização real. Era a forma de ganhar no futebol português! Mas pior, pois uma actividade em que o dinheiro é fácil, o mediatismo enorme e se vive quase num regime à parte das leis atrai o pior e os piores de uma sociedade.
A compra de árbitros, a procura de ganhar influência nos clubes secundários da 1ª liga, as guardas pretorianas nas claques do clube ao serviço do presidente, o discurso inflamado contra um alvo (normalmente o Benfica ou o poder de Lisboa), o ataque chave ao poder na Liga e na Federação com a procura de lugares nos postos de decisão, o posicionamento de jornalistas afectos e pagos pelo clube em posições de destaque na nossa sociedade, a relação pornográfica com autarquias para benefícios a nível de terrenos e impostos, os espiões na polícia e no ministério público, etc... é a definição do FC Porto de Pinto da Costa! Custe a quem custar! Está provado e escrito nos livros de história que assim o foi!
Nunca poderia ter sido possível, a quem participou no polvo, continuar no futebol! Nunca! Os títulos deveriam ter sido tirados. A mensagem que se passou foi que aquele era o caminho para vencer e infelizmente, parece, que os outros clubes foram pelo caminho mais fácil! Isto não desculpabiliza ninguém atenção! Todos os culpados devem ser erradicados do futebol, sem excepções! Mas não façam de nós tolinhos, sabemos bem quem nunca lutou pela verdade desportiva! Disso temos a certeza!
5 comentários:
Subscrevo, fiz o mesmo comentario com alguns amigos esta manahã. A culpa disto tudo é da FPF que permitiu que o Porto nao descesse de divisão e assim disciplinar as hostes futebol português. Porra!, a Juventus, o maior clube de italia foi para a segunda divisão sem apelo nem agravo. Mais refiro que com a historia do deposito do Cardinal, em minha opinião a caixa de pandora se abriu novamente.
16 de maio de 2018 às 18:03sim esse exemplo da Juventus é óbvio e devia ter sido seguido. mas temos outros... Marselha, dinamo berlim, etc
16 de maio de 2018 às 18:47Como é bom saber que não sou o único que também pensa que a culpa disto tudo é do apito dourado.
17 de maio de 2018 às 00:33Completamente de acordo e a não penalização foi o que permitiu que continuassem a seu bel-prazer a afinar a máquina.
20 de maio de 2018 às 11:29Este artigo também explica muito:
http://travessadoalqueidao.blogspot.com.es/2018/05/a-enorme-distancia-entre-maia-e.html
Concordo com todas as opiniões, ou parte delas, mas há algo de que ainda nunca vi ou ouvi falar. Sabem, por acaso, quem foi o indivíduo que teve (e deve ter!) tudo relacionado com a corrupção do Apito Dourado? Não sabem? Então aí vai! O presidente do Benfica LFV. Foi ele quem informou os média que lhe tinham entregue um envelope onde consta tudo sobre a corrupção, assim como a forma como o esquema foi montado. Além de se tentar armar em púdico, qual a razão porque não pegou em tudo aquilo e mandou traduzir para espanhol, inglês e francês? Não tinha dinheiro? Quem paga 60 milhões em comissões a empresários, para contratar jogadores de qualidade vergonhosa, não tinha 5 ou 6 milhões (se calhar muito menos) para fazer esse serviço. Depois era colocar essas traduções em jornais e tvs desses países. Sabem o que acontecia? O parlamento português mais a máfia que domina a sociedade nunca teriam coragem de desconsiderar os juízes que ordenaram as escutas e que foram obrigados a se calarem para manterem os empregos. Alguém pensa que foram os jardineiros, os carpinteiros ou os empregados de escritório das polícias que ordenaram as escutas do processo? Já repararam que Pinto da Costa cada vez fala mais e em tom mais alto nos meios de comunicação, ataca o SLB e o presidente deste clube cala-se como um rato? Tem demasiados rabos de palha? Vá embora de imediato que o Benfica era muito grande antes dele, o trabalho dos benfiquistas dentro do clube era reconhecido e agora só lá trabalham, em lugares de destaque, indivíduos ligados aos maiores rivais. Será que dos 7 milhões de adeptos, sócios e simpatizantes ninguém se aproveita?
20 de maio de 2018 às 12:37Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!