Balanço da Liga dos Campeões 2011/12: muitos recordes
Com a consagração do Chelsea FC como novo campeão Europeu fechou-se mais uma época da Liga dos Milhões e é altura de fazer contas à temporada da maior competição de clubes do Mundo!
Pois é, Chelsea campeão da Europa... Quem diria? Aposto que nenhum adepto do Chelsea passou esta temporada a achar que iria festejar esta conquista. Das primeiras ideias que me veio à cabeça quando Drogba carimbou a vitória foi que o futebol ainda tem uma grande margem de progressão em termos de estratégia. Como é possível que uma equipa mediana vença uma prova tão importante? Com apenas dois trunfos: frescura física, devido à desistência no campeonato inglês, e coesão defensiva o Chelsea saiu vitorioso. Seria de pensar que depois de jogar as meias e os quartos a defender com 10 o outro finalista já tivesse encontrado um antídoto para bater os homens de Di Matteo não? Ainda vai haver uma grande evolução no futebol, a sorte ainda desempenha um pedaço muito grande na decisão dos vencedores.
Não quero tirar com isto mérito a Di Matteo, que fica para a história como o primeiro treinador interino a sagrar-se campeão da Europa.
Ficou assim encontrado um inédito campeão europeu - o Chelsea junta-se aos clubes com direito a estrela junto ao emblema! Desde 1997 que nenhum clube se juntava à lista de ouro da UEFA - na altura o B. Dortmund.
Foi a 5ª vez que nos últimos 12 anos uma final da Champions teve que ser resolvida no desempate por penalties, sendo que das últimas 3, o desempate foi ganho por clubes ingleses.
Finalmente Londres tem o seu campeão europeu! A capital do país que criou o futebol é só a 21ª cidade da Europa a ser a sede de um clube campeão do velho continente.
Estou curioso para ver quem é que a UEFA vai escolher para melhor jogador da prova: para mim só pode ser Messi, mas outros dirão que falhou o penalty decisivo contra o Chelsea. Para ser da equipa vencedora terá de ser Didier Drogba, mas quem disser que Drogba fez uma prova melhor do que Messi, Cristiano Ronaldo ou Gómez está doido. Um pequeno aparte para Ramires que fez uma grande prova.
Lionel Messi acaba com o recorde absoluto de golos numa edição da Liga dos Campeões e empatado com Altifani no histórico da Taça dos Clubes Campeões Europeus! São uns impensáveis 14 golos em 11 jogos e 36 remates, marca que dificilmente será batida no nosso tempo de vida... Na história da competição ficarão os seus 5 golos num só jogo (contra o Leverkusen nos oitavos), algo que nunca tinha sido feito por ninguém na principal prova da UEFA.
Fica, aos 24 anos, com outra marca fantástica: é o primeiro jogador a ser o melhor marcador desta competição em 4 épocas seguidas!
Messi ajudou o Barcelona a fazer uma impressionante série de 29 jogos sempre a marcar - um recorde que acabou com o empate a 0 em casa do AC Milan.
Nota para Nico Gaitán que ficou como o jogador com mais assistências na prova (5), juntamente com Kaká, Benzema, Messi e Ribery.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!