Antevisão e curiosidades da Final da Champions 2012
Chegou, finalmente, a minha altura preferida do ano: a Final da Liga dos Campeões! O dia de nascerem novas lendas do futebol!
Este ano os derradeiros lutadores são o Bayern Munique e o Chelsea. Não serão, com certeza, as duas melhores equipas do mundo mas têm os seus méritos para terem sucesso onde tantos outros falharam. Curioso que nenhum dos clubes é campeão do seu país ou vai ser campeão no final desta época, dado que dá que pensar no nome desta competição.
Quem irá então suceder a FC Barcelona? Será o Bayern Munique, conquistando a sua 5ª Taça dos Campeões, igualando o terceiro melhor registo continental? Ou será o Chelsea, a sua 1ª Liga dos Campeões, e tornando-se no 5º clube inglês a levantar a Taça dos Campeões?
Estes dois poderosos emblemas só se encontraram uma vez nas suas histórias: foi em 2004/05, quando se defrontaram nos quartos da Champions. Os blues venceram 4-2 em Londres, e passaram a eliminatória depois de perderem na Baviera por 3-2.
Final que se joga em pleno estádio do B. Munique, que tem, assim, possibilidade de ser o primeiro clube, na história da Champions, portanto desde 1992-93, a levantar o caneco no seu próprio recinto. No novo formato é, também, a 1ª vez que esta possibilidade existe. Antes, na velha Taça dos Clubes Campeões, 3 finais em estádios de equipas que a jogavam - com duas vitórias e uma derrota em penalties.
Infelizmente, os dois clubes estão bastante desfalcados com jogadores castigados: o Bayern tem Badstuber, David Alaba e Luiz Gustavo fora de combate, sendo que as suas vagas deverão ser colmatadas com as inclusões Tymoshchuk,
Diego Contento e Müller.
Por sua vez, o Chelsea não vai poder contar
com Terry, Meireles, Ramires e Ivanovic, mas David Luiz e Gary Cahill
recuperaram de lesão e deverão estar no onze inicial.
Pena que a UEFA não tenha acabado de vez com esta parvoíce das suspensões nas finais; para mim, o Chelsea é o que sofre mais com estas ausências - Ramires, por exemplo, é um jogador insubstituível.
Assim, é mais fácil adivinhar os titulares, e com menos opções os treinadores devem escolher os seguintes onze:
Destaque para a eventual chamada de Bosingwa, o único português que deve jogar este grande jogo. Claro que temos Pedro Proença como juiz da partida, num grande momento para um árbitro mediano.
E, já pensou, que André Villas Boas pode-se sagrar campeão europeu hoje à noite?
E, já pensou, que André Villas Boas pode-se sagrar campeão europeu hoje à noite?
Jupp Heynckes, ex-treinador do Benfica, destacou a oportunidade histórica que este jogo em Munique é para o Bayern, mas mostrou-se cauteloso quanto à euforia dos adeptos, elogiando o Chelsea e Di Mateo. Heynckes, chega à sua terceira final europeia, passados 32 anos da sua primeira: perdeu a Taça UEFA de 1980 com o Borussia Mönchengladbach. No entanto, já foi campeão europeu, pelo Real Madrid em 1998.
Roberto Di Matteo falou de um jogo que pode decidir toda a história de um clube de futebol e da motivação que os seus jogadores mais velhos têm, pois deverá ser a sua última oportunidade ao título máximo de clubes. Esta equipa de Di Matteo pode tornar-se apenas na 2ª a vencer na mesma época a Taça de Inglaterra e a Liga dos Milhões.
Grande favoritismo para o Bayern Munique; para mim, se o Chelsea vencer, será o vencedor mais surpreendente desde o FC Porto em 2004. Acho que serão os germânicos com a posse de bola e a iniciativa de jogo, e os ingleses a defenderem cá atrás esperando um milagre como o da meia final. Sem dúvida que o Chelsea defende bem mas o Munchen já provou, esta época que, a nível atacante, não perde para nenhuma equipa no mundo. Penso que ainda não será desta que Abramovich vê o seu sonho principal se realizar...
Ficam alguns dados, curiosidades e estatísticas para você mesmo fazer as suas antevisões:
- Di Mateo pode ser o primeiro treinador interino a vencer a maior prova de clubes do Mundo;
- Dois clubes que não se têm dado bem nas suas últimas finais, apesar de o Bayern até ter vencido a sua última, nos penalties; o Chelsea perdeu a sua única, em 2008, nos penalties;
- O Munchen perdeu 4 das suas últimas 5 finais da principal competição da UEFA;
- Por outro lado, os clubes ingleses só venceram 1 das suas 8 finais europeias, e uma em que se encontraram dois emblemas ingleses;
- O Chelsea defrontou por 15 vezes clubes alemães nas provas UEFA - 8V 3E 4D;
- O Bayern Munique já jogou 38 jogos contra ingleses na UEFA - 14V 13E 11D;
- Mario Gómez marcou 20 golos nos seus últimos 17 jogos de Liga dos Campeões. Se marcar dois tentos na final, iguala a marca do líder e recordista da competição, o genial Lionel Messi (14 golos);
- Aos 34 anos, Drogba tem, provavelmente, a última chance de ganhar um título internacional;
- Franck Ribery é o jogador nesta época de Champions que mais faltas sofreu (42), mais 14 que o segundo;
- O Bayern é a equipa europeia a quem Lampard marcou mais golos na sua carreira;
- Heynckes pode se juntar a Ernst Happel, José Mourinho e Ottmar Hitzfeld como os únicos treinadores a vencerem, por dois clubes diferentes, a Liga dos Campeões;
- Em caso de derrota o Bayern Munique passa a ser, em igualdade com a Juventus e Benfica, a equipa com mais finais perdidas nesta prova (5). Por seu lado, o Chelsea, não vencendo, junta-se a Valência e Reims como únicos clubes com duas presenças na final mas nenhuma vitória.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!