Quem é Paulo Gonçalves
"Portista ferrenho e fanático"
Trabalhou para o FC Porto e foi um dos responsáveis pela constituição da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) azul e branca, em 1997. Apesar de nunca ter trabalhado com Paulo Gonçalves, José Guilherme Aguiar tinha um conhecido em comum com o atual funcionário benfiquista, alguém que diz ser "fanático" pelo FC Porto. "Eu conhecia o Paulo Gonçalves, apenas e tão só, como amigo de Alexandre Pinto da Costa. A mulher dele foi instrutora de processos da Comissão Disciplinar da Liga. Tive sempre o Paulo Gonçalves - e ele próprio o disse - como um portista ferrenho e fanático", revelou o advogado e antigo dirigente do FC Porto e da Liga ao Bancada.
José Guilherme Aguiar, ainda assim, não quis comentar as capacidades profissionais de Paulo Gonçalves. "É difícil ter opiniões sobre colegas quando não se tem contacto profissional com eles. Nunca tive contacto profissional com Paulo Gonçalves e, por isso, não vou dizer se é um jurista brilhante ou um jurista de 'vão de escada'", considerou. Gonçalves deixou de colaborar com os dragões em 1999, devido a uma alegada incompatibilização com Adelino Caldeira, atual administrador da SAD do clube portista.
Criação da SAD do Boavista e polémica entre Luís Filipe Vieira e Hermínio Loureiro
Seguiu para o Boavista, onde também ajudou a criar a SAD. Nos axadrezados foi contemporâneo de Jaime Pacheco, técnico que levou o Boavista ao título nacional em 2000/01. Ao Bancada, o treinador elogiou Paulo Gonçalves, mas não se quis alongar em comentários sobre o seu percurso. "Sou muito amigo dele, ele é muito competente mas esses assuntos não me interessam e por isso não me quero pronunciar. Isso é para outras pessoas", disse-nos o antigo jogador do FC Porto, que rescindiu recentemente com os chineses Tianjin Teda.
Em 2006, enquanto diretor-geral do Boavista, Paulo Gonçalves foi apontado à Liga. "O director-geral do Boavista, Paulo Gonçalves é, neste momento, a pessoa melhor colocada para substituir Emanuel Medeiros, que integrou a associação das ligas europeias, no cargo de secretário-geral da Liga. O actual dirigente axadrezado reúne amplo consenso entre os clubes e é visto como a “pessoa indicada” para o cargo no organismo presidido por Valentim Loureiro", escrevia o jornal 'Record' em janeiro desse ano. Não se concretizou, mas o seu nome voltou a estar em destaque poucos meses depois.
Paulo Gonçalves era um dos favoritos a integrar a lista da candidatura Hermínio Loureiro à presidência da Liga. No entanto, o candidato que depois venceria as eleições acabou por não o fazer, numa decisão que gerou algum atrito entre Loureiro e Luís Filipe Vieira, líder máximo do Benfica.
"Eu não exigi nenhum Paulo Gonçalves [na Liga]. Não fui eu que estive em Óbidos a falar duas horas com o senhor Paulo Gonçalves, não lhe prometi nada, nem que ele entraria na Liga. Aqui a brincadeira tem a ver com outros clubes e outros presidentes", disse Luís Filipe Vieira numa declaração pública em 2006. O presidente encarnado prometeu ainda: "se o nome do senhor Paulo Gonçalves aparecer ligado ao Benfica outra vez, eu conto a verdade toda, não só dessa como de todas".
Confrontado pelo Bancada, Hermínio Loureiro não quis recordar esse momento, mas não se inibiu de falar de Paulo Gonçalves. "É alguém dotado com uma invulgar capacidade de trabalho. É um trabalhor dedicado e é um bom profissional, isso tenho que reconhecer", admitiu Loureiro ao Bancada.
Ida para o Benfica
Ainda assim, e mesmo depois de rejeitar qualquer tipo de ligação entre Paulo Gonçalves e o Benfica, Luís Filipe Vieira contratou o advogado para o Benfica em 2007 para o lugar anteriormente ocupado por Seara Cardoso enquanto assessor jurídico da SAD. Ao Bancada, José Guilherme Aguiar contou de que forma Paulo Gonçalves chegou ao Benfica.
"Paulo Gonçalves foi para o Benfica graças a José Veiga e Alexandre Pinto da Costa, que era sócio do Veiga e chegou a colaborar com o Benfica em negócios. Paulo Gonçalves, que era jurista, tornou-se, ao longo do tempo, um homem da confiança de Luís Filipe Vieira, sobretudo naquilo que diz respeito à regulamentação do futebol. O Benfica tem advogados próprios para as questões judiciais, mas Paulo Gonçalves é o braço direito de Vieira na parte jurídico-regulamentar. Por isso, o que o Paulo Gonçalves faz, Luís Filipe Vieira tem conhecimento e deu o seu conhecimento", explicou José Guilherme Aguiar ao Bancada, que entrou em contacto com José Veiga mas o empresário recusou-se a prestar declarações sobre Paulo Gonçalves.
Carlos Janela, também contactado pelo Bancada, não poupou os elogios a Paulo Gonçalves. "A única coisa que posso dizer é que o Paulo Gonçalves é um dos melhores especialistas em direito desportivo portugueses. É, provavelmente, quem tem um dos melhores currículos desportivos no âmbito dos gabinetes jurídicos em Portugal e, portanto, é uma pessoa altamente competente", descreveu. Sobre os e-mails que Gonçalves terá trocado com Adão Mendes, o gestor desportivo preferiu não dar a sua opinião: "estou fora de Portugal e não estive muito atento ao que se passou, por isso prefiro não comentar".
Mas, afinal, que poder tem Paulo Gonçalves no Benfica? José Guilherme Aguiar não tem dúvidas que Paulo Gonçalves "faz o que Vieira lhe diz" e que tudo o que faz é comunicado ao presidente do Benfica. "Ele é, indiscutivelmente, o homem de confiança de Luís Filipe Vieira. Ele é o 'homem de mão' de Luís Filipe Vieira, que faz o que LFV lhe diz e nada daquilo que ele faz é do desconhecimento do presidente. Isso, para mim, é indiscutível".»
8 comentários:
Como é que Aguiar, a eminência parda do futebol português e um dos mais corruptos com um passado tenebroso (foi ele que safou os fruteiros de descer de divisão com o AD), sabe o que se passa dentro do Benfica e as relações entre Vieira e Gonçalves? Gosta é de mandar postas de pescada para dividir o seu ódio de estimação, o Benfica. Como se não o conhecêssemos!!
6 de março de 2018 às 15:33O que esse corrupto diz não deve merecer qualquer atenção por parte dos benfiquistas. Pelo contrário, devemos ignorar e pensar sempre o contrário do que ele diz.
Compreendo o que dizes mas limitei-me a postar um artigo que fala da vida profissional de Paulo Gonçalves. Não me ficava bem omitir partes do referido artigo. Acho que, para além da opinião do Aguiar, há muito a reter no restante texto.
6 de março de 2018 às 16:04Claro que há muito mais no texto. Mas se querem a minha opinião, isto não passa de mais uma cabala igual a tantas outras, para desviar atenções. Claques, Lex, Vouchers, Emails, Rio Ave, Centeno e agora esta. Saem todas às 3ª feiras.
6 de março de 2018 às 17:02Paulo Gonçalves é uma pessoa muito competente, por isso o querem anular.
A estratégia é clara, isolar o Vieira, o seu principal inimigo sabendo que a única forma de parar o Benfica é parar o Vieira.
Saíram já várias pessoas de várias instituições, por serem benfiquistas, Piriquito, um advogado que se demitiu, o Janela já saiu da CMTV, tentaram retirar o Pedro Guerra e o DSO, sem sucesso, e agora estão a tentar arrumar com o Paulo Gonçalves. A estratégia é clara. Isolar o Vieira e dividir o Benfica.
Estamos a lidar com criminalidade organizada que já trabalha assim há dezenas de anos. Não podemos é deixarmos enrolar e enganar por máfias organizadas que têm muitos anos de preparação de golpadas, algumas que estamos fartos de conhecer.
Não digo que não hajam pessoas que tenham retirado informação sigilosa para a vender. Basta ver o caso PPC em que ficou provada corrupção activa no aliciamento e pagamento em dinheiro a pessoas para conseguir informação sigilosa sobre 196 árbitros. Mas até agora sem julgamento nem condenação. Um processo que está perdido dentro de alguma gaveta de algum magistrado lagarto.
Eu não acredito que PG tenha cometido os crimes que a quadrilha, por intermédio da PJ, o tenta acusar. Dar camisolas e bilhetes não constitui corrupção. Temos um caso Centeno de novo?
Isto não implica que ele não tenha tentado informar-se sobre casos em investigação na justiça. Todo os advogados o fazem, desde que tenham possibilidade para isso.
Mas daí até ser acusado de corrupção vai um caminho muito longo.
Se PG é portista ou benfiquista (é sócio do Benfica) é para o lado que durmo melhor. Assim como as suas simpatias políticas. Desde que seja sério e competente no seu trabalho, para mim é o mais importante.
É isso que deve preocupar os benfiquistas. Não emprenhar pelos ouvidos e serem espertos não se deixando ir na estratégia inimiga. Fazer isso é ajudá-los nas suas intenções.
Com efeito, o 'simples' facto do Benfica ainda não ter descolado e manter-se bem vivo na discussão do título, está a deixar os dragartos cada vez mais nervosos. Não admira portanto que 'haja sempre uma notícia nova' para divulgar, e as fontes não faltam sejam em que sector for.
6 de março de 2018 às 17:39Está clara a estratégia que tem sido desenvolvida e, na impossibilidade de criar mossa como era expectável, todos os personagens que rodeiam o topo da pirâmide vão sendo atacados à vez, na esperança de atingir o mais alto dirigente encarnado e concomitantemente o Benfica, objectivo último.
Enquanto a Liga do Pedro Rolha não estiver decidida, iremos assistir a esta devassa constante onde o segredo de justiça não é respeitado.
O diz que disse é o pão nosso de cada dia, mas a berraria venha ela de onde vier e a política de lançar bojardas a conta-gotas poderá ainda enganar alguns papalvos, mas creio que não enganará a grande maioria dos benfiquistas.
Aguardemos serenamente o desenrolar dos acontecimentos.
Quem ler os comentários neste blog fica a pensar que o LFV é o Rui Rio do futebol. O passado dele também não deixa desmentir :)
6 de março de 2018 às 18:47A Bomba rebentou agora no blog do Hugo Gil q desmascara toda a trafulhice verde e ler e denunciar esse fato com dados e provas
6 de março de 2018 às 20:19Ó corajoso, conta aí qual é o passado do Vieira que o não deixa desmentir?
6 de março de 2018 às 22:061993 condenação. Google ir.
7 de março de 2018 às 19:24Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!