Frederico Varandas, o médico militar apaixonado em resgate do Sporting
O perfil do novo Presidente do Sporting feito pelo DN:
«Médico militar, capitão do Exército, Frederico Varandas, 38 anos, levou o Sporting consigo para a guerra quando, em 2008, esteve destacado no Afeganistão, não abdicando de ouvir o relato da final da Taça de Portugal frente ao FC Porto mesmo sob alerta de ataque inimigo em Kandahar. Dez anos depois, o médico voltou à primeira linha da frente de batalha, com a missão de resgatar o próprio Sporting. Venceu as eleições e foi eleito o 43.º presidente da história do clube leonino.
Diretor clínico dos leões desde a presidência de Godinho Lopes, em meados de 2011, Frederico Varandas viveu por dentro a agitada era de Bruno de Carvalho no clube e foi dele que se ouviu o grito de revolta interno que ajudou a desmoronar o exercício "autocrático e sectário", como ele definiu o anterior presidente no momento em que apresentou a sua demissão, nos dias seguintes à "pior semana" da vida do Sporting - a da sucessão de acontecimentos que incluiu a agressão aos jogadores na Academia de Alcochete e a final da Taça perdida no Jamor frente ao Desportivo das Aves.
"No final da época, foram 15 dias surreais e resolvi assumir responsabilidades pelas pessoas que amam o Sporting como eu. O meu avô, se fosse vivo, estaria numa depressão terrível ao ver o que se passou naqueles dias...", recordou o médico em entrevista recente ao DN. Mesmo contra a vontade dos mais próximos (pais, amigos...), Frederico Varandas assumiu-se aí, desde logo, como uma solução alternativa para liderar o Sporting. E assim que abriu o período de apresentação de listas foi o primeiro candidato a fazê-lo. Aos 38 anos, garante estar pronto para liderar. E para unir o Sporting (o seu lema de candidatura, de resto), clube de que é o sócio desde que o avô, precisamente, o inscreveu, em 1980, tinha Frederico apenas 1 ano - é atualmente o sócio 8808.
Com o avô começou a percorrer o universo de Alvalade e a ir ver os treinos das mais diversas modalidades. Entrou para a ginástica do clube aos 3 anos, na adolescência fez parte da Juventude Leonina e sempre viveu intensamente a sua relação com o Sporting. " Eu não consigo separar o Sporting da minha vida. Desde pequenino que sofro de uma forma estúpida", disse na mesma entrevista ao DN, durante o período de campanha.
A profunda cultura do clube fez que ficasse como mestre dos quizzes internos que o plantel e a equipa técnica organizavam nos estágios, só com um rival à altura: o roupeiro Paulinho. De resto, assume uma paixão viciante por tudo o que é desporto, que já o levou a ficar em casa dias inteiros a ver tudo o que mexe, do futebol à NBA, do râguebi à Fórmula 1 ou ao surf, que pratica.
A formação em Medicina começou pela via militar, ingressando em 1998 no 1.º curso de Medicina da Academia Militar. Em 2005 concluiu a licenciatura em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa e a formação complementar em Saúde Militar pela Academia Militar. Em 2007 termina a pós-graduação em Medicina Desportiva.
Foi nesse ano que entrou profissionalmente no mundo do futebol, para o departamento clínico do Vitória de Setúbal, assumindo o cargo de diretor clínico em 2009. Em 2011, com o irmão Pedro Varandas como vogal da direção de Godinho Lopes no Sporting, mudou-se para o clube da sua vida. Entrou em Alvalade em julho de 2011, para ser o médico da equipa dos juniores leoninos, mas logo um mês depois rende Gomes Pereira à frente do departamento médico do Sporting.
Em 2015, Leonardo Jardim quis levá-lo para o Mónaco, mas o amor ao Sporting falou mais alto. Tal como voltou a falar mais alto quando decidiu ser a hora de romper com Bruno de Carvalho e sair em resgate da honra que sempre valorizou no clube.
Condecorado com a Medalha D. Afonso Henriques pela missão como médico oficial da Força Nacional Destacada no Afeganistão, e capitão do Exército português desde 2009, Frederico Varandas valoriza os ensinamentos da carreira militar. Como os conceitos de organização e cadeia de comando, que quer aplicar a partir de agora na presidência do Sporting.
Como contou num post colocado no Instagram, faltou pela primeira vez a uma final da Taça de Portugal jogada pelo Sporting em 2008, diante do FC Porto (ganha pelos leões) porque se encontrava numa missão em Kandahar, no Afeganistão.
"Estávamos em Kandahar, no meio do deserto, só com os talibãs e perguntei se conseguíamos apanhar o relato. Nesse dia estávamos em alerta máximo porque os serviços secretos afegãos avisaram-nos de um possível ataque que poderíamos sofrer. Evacuámos toda a gente e só ficaram os necessários para combate, nos quais se incluíam o médico e o enfermeiro. Saímos das tendas porque poderiam ser atacadas e ficámos num sítio, refugiados, quietos e em silêncio obrigatório. Sem luzes, sem nada. Fui à mochila, com o jogo quase a começar, agarrei no rádio e passados uns minutos estávamos a ouvir a Antena 1. Dos 130 homens, metade estava ali junto a mim a ouvir o relato. Costumo dizer que, pela primeira vez, afegãos e talibãs ouviram o rugido do leão. Nunca esquecerei esse dia".»
FONTE
FONTE
15 comentários:
Decia ter o titulo "O médico doente" que em perigo de ser atacado poe-se a ouvir o relato para ser localizado e em som alto...
9 de setembro de 2018 às 12:11Paranoid Android
Paranoid, ando a dizer essa merda há meses! Sinal de sportinguismo? É sinal de uma de duas coisas. Ou é aldrabao ou é um idiota. E tanto uma como a outra me satisfaz enquanto Benfiquista
9 de setembro de 2018 às 12:50Varandas ao espelho: "Je suis Bruno de Carvalho".
9 de setembro de 2018 às 13:26"refugiados, quietos e em silêncio obrigatório".
9 de setembro de 2018 às 14:20"agarrei no rádio e passados uns minutos estávamos a ouvir a Antena 1!".
Sapismo no seu esplendor.
Talvez fosse num hotel. formado em estupidez se isso fosse verdade e eu lá estive-se ponha lhe o radio vocês sabem do que eu estou a falar.
9 de setembro de 2018 às 15:10.........aldrabão sou eu e não minto tanto.........
9 de setembro de 2018 às 16:54.........aldrabão sou eu e não minto tanto.........
9 de setembro de 2018 às 16:55E o vosso condenado dos pneus é isto:
10 de setembro de 2018 às 16:52O VERDADEIRO CRIMINOSO E CONDENADO NA 1ª PESSOA
""Eu nunca "sube" o que é viver de favores do banco... E sempre limpei as minhas vitórias!
- Eu apenas sei de pneus;
- Eu apenas roubei um camião;
- Eu apenas tive um motorista que foi preso por tráfico de droga usando instalações e carros do clube;
- Eu apenas passava o meu tempo no escritório do administrador do BES, Amílcar Morais Pires, a aumentar a dívida do clube;
- Eu apenas devo mais de mil milhões de euros;
- Eu apenas sou arguido num caso muito grave em termos criminais;
- Eu apenas tenho o meu braço direito acusado, e já tendo estado detido por crimes graves;
- Eu apenas estou envolvido nos processos vouchers, emails, e-toupeira, que estão a ser investigados por poderem assumir a forma de corrupção e tráfico de influéncias, envolvendo pessoas da FPF, Liga, arbitragem, delegados, observadores, políticos, funcionários judiciais, juizes, jornalistas...Tudo aquilo a que chamam de "estado lampionico" ;
- Eu apenas recebi 50M do BES quando já tinha rebentado o escândalo do mesmo;
- Eu apenas tenho dívidas do clube pelo Novo Banco e banco mau "escondidos" em seguros de vida e produtos similares;
- Eu apenas tenho visto o meu clube a ser investigado num caso que apelidam de "jogos para perder";
- Eu apenas ando a mendigar que não me executem as dívidas, faz anos, usando a minha posição profissional;
- Eu apenas sou o pai de uma cartilha e de um controlo da comunicação social a que chamam de "lápis vermelho";
- Eu apenas apoio claques ilegais que, para mim, são um conjunto de pessoas que se juntam de forma organizada, e que por vezes até matam adeptos de outros clubes que não deviam ter estado naquele sitio específico do Estádio do Jamor nem na rua ao pé de um outro Estádio;
- Eu tenho sempre toalhetes e por isso garanto que limpei sempre as vitórias!
Em suma, nunca "sube" de nada! Não "sube", não vejo, não ouço e não falo!!!
Vou "mazé" depois do treta lutar com todas as minhas "forças" pelo peta!
Parvalhãp Francisco das 15.10, vai para a Escola aprender a escrever
10 de setembro de 2018 às 16:56Não é "eu lá estive-se.". "é eu lá estivésse"
Por aqui se vê o elevado grau de idiotice, incultura e de falta de cultura dos galináceos lampiões
Anónimo das 16:56:
10 de setembro de 2018 às 19:51Chico-esperto lagarto és bom a criticar os outros, no caso, um erro que pode ter derivado da pressa de escrever. Mas erraste na tua tentativa de corrigir, minha mula: não se escreve «estivésse», mas «estivesse», seu refinado idiota. Tiraste o quarto ano a cabular, ó quadrúpede a armar ao fino?
Por aqui se vê o elevado grau de bestialidade e falta de cultura dos adeptos sapos que não ganham um campeonato há 16 (dezasseis!) anos.
Ó Fura-redes, apague o nojo que os dois dragartos aqui deixaram, homem!
Anonimo das 16,56 deixa os fumos, mula são tua mulher e filha grande anormal corrupto DOS ASSASSINOS DE CARNIDE.
10 de setembro de 2018 às 22:10Varandas não passa de um Bruno de Carvalho II!
11 de setembro de 2018 às 00:111 - Depois de ouvida a gravação da conversa de um tipo da claque, demonstra bem a promiscuidade que existe já entre ele e a claque!
2 - Vir à Luz misturado com a claque demonstrou que afinal aprendeu bem com o seu mentor!
Varandas não passa de um bronco. Até o analfabeto do Cintra fala melhor e é mais convincente que o doutorzinho!
Desejo-lhe tanto bem, quanto o bardamerda deu ao seu clube!
Frederico Varandas?
11 de setembro de 2018 às 00:34Um presidente que ataca o Glorioso com a frase "vergonhoso"sem ter provas?
Já estalou o verniz do betinho
Anónimo das 22:10
11 de setembro de 2018 às 10:03Acusaste o toque, ó mula analfabeta! E como cresceste entre mulas, e és mula, escouceias como uma mula.
Passa bem, ó mula! E espera pela resolução do cashball, isso sim, CORRUPÇÃO que dá descida. Chô!
Franz betinho é a vaca que te pôs, grande anormal , corrupto, batoteiro e cambada de galinhas assassinas.
12 de setembro de 2018 às 02:48Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!