O Conselho de Justiça decidiu. Justiça?
Era uma quarta feira muito esperada quer por Benfica quer por FC Porto, marcada pela reunião do Conselho de Disclipina da FPF para analisar diferentes casos que estavam ligados ao eternos rivais.
Decidiu por não fazer nada. Acho que esta frase resume bem as deliberações do CD da FPF. E também quem estava à espera de outra coisa de um Conselho que já mostrou ser tão fraco e tão sujeito a interesses quando devia apenas tentar fazer justiça e fazer cumprir os regulamentos? Sempre que esta gente é chamada a decidir fico com esta impressão...
Então, e falando das consequências desta reunião, manteve o FC Porto na Taça da Liga e aplicou apenas 1 jogo de castigo a Cardozo. Ou seja, tentou não chatear ninguém e aplicar uma sinistra justiça salomónica.
Acho rídicula a decisão sobre Cardozo e muito discutível a manutenção do FCP na Taça da Liga.
Desportivamente, e relativamente ao FCP, digo apenas que esta era a decisão que eu queria. Não gosto nada de ficar com troféus marcados por qualquer tipo de jogada de secretaria ou poder. Gosto de ganhar em campo e contra os melhores. Além disso por 15 minutos... No entanto, ficamos sempre com aquela ideia que os regulamentos são mais maleáveis quando tocam na torre das Antas... Basicamente o CD disse que o artigo infringido pelo FCP só se aplicava à I e II Liga mas não é normal quando assim é as leis serem mais específicas?
Quanto a Cardozo pensei logo no castigo aplicado a Aimar no ano passado em Olhão. Para este CD é pior uma entrada dura do que agarrar o árbitro. Pelos vistos Pedro Proença não fez referência ao sucedido e acho que seria interessante ter acesso ao relatório do árbitro internacional.
Enfim, este CD tem, espero eu, os dias contados.
20 comentários:
Como benfiquista, estou triste pela decisão do CD sobre o Cardozo.. esperava uns meses valentes.. Nem aqui nos ajudam!
13 de fevereiro de 2013 às 15:43Misturar alhos com bugalhos é favorecer corruptos, ou seja CD da FPF e fcporko.
13 de fevereiro de 2013 às 16:06Cada caso é um caso e nada têm a ver castigos de expulsão com a não expulsão do fcporko da taça da liga.
Basta referir que o castigo dos expulsos são aplicados segundo o relatorio do arbitro. Só aimar levou 2 jogos. Portanto a normalidade voltou.
Já manter o fccorrupto se deve à "boa-vontade" do CD da FPF que ignorou tudo o que anteriormente decidiu e pimba...quem manda é o piopiu. V Setubal e Braga que se lixem e gemam. Até mais ver...
Essa tentativa de fazer passar a ideia que a taça da liga é mais importante para o Porto, do que o Cardozo é para o plantel do Benfica, é divertida, mas não passa disso: uma tentativa. Só por má-fé é que alguém pode insinuar que o Cardozo levou uma palmada na mão, apenas para para compensar facto de o Porto não ter sido excluído da taça da liga. A verdade é exactamente o contrário: para dissimular o facto de o Cardozo, um jogador com um longo historial de agressões, apenas ser punido com um jogo após ter sido expulso por pontapear um colega de profissão, o CD tirou da cartola a permanência do Porto na taça (mas sujeita da recurso!). Resumindo, o grande escândalo será a continuação do Porto na taça da liga, e sem que ninguém se dê conta, o sr. Cardozo, vai continuar alegre e contente a dar traulitadas em tudo o que mexe. O Porto passa bem sem a taça; o Benfica pode dizer o mesmo do Cardozo?
13 de fevereiro de 2013 às 16:11o Cardozo levou e muito bem um jogo pelo vermelho, mais do que isso seria um escandalo.
13 de fevereiro de 2013 às 17:07agarrou a camisola ao arbitro? sim, deu.lhe um puxaozito e o que tem? é agressão à camisola do arbitro é? ridiculo.
levou uma advertencia e já foi muito, nao ha qualquer castigo para o engelhamento da camisola do arbitro, nao abram os olhos que nao vale a pena.
quanto à vergonhosa e escandalosa "decisão" sobre o clube assumidamente corrupto permanecer na taça da liga, o assunto ainda nao acabou, vai haver recurso para o conselho de justiça e esses terão que fazer o seu trabalho e excluir esse "clube" da competição.
as leis são pra cumprir e essa lei refere-se a todas as competições, ou é em todas excepto na taça da liga? mas andamos a brincar? o clube da fruta para arbitros dormir vai ser excluído da taça da liga.
"Não gosto nada de ficar com troféus marcados por qualquer tipo de jogada de secretaria ou poder."
13 de fevereiro de 2013 às 17:12Fura Redes estas a dizer que vais já ganhaste a taça este ano certo?
Anónimo das 16:11.
13 de fevereiro de 2013 às 17:45A expulsão do Cardozo depende daquilo que o arbitro escreveu no relatório. A decisão da taça da liga é algo completamente diferente. Foi no segundo caso que se contornou a lei. No primeiro temos de esperar para ver o que diz o relatório do árbitro. Eu acho que o arbitro não escreveu tudo que se passou no relatório, porque ele próprio reagiu a quente quando o Cardozo o puxou. A forma como investiu contra o Cardozo a falar como falou, diz tudo. Desta forma, com um castigo pequeno a Cardozo, o Proença safa a pele porque sabe que com 1 castigo de um jogo o Benfica fica quieto. Mas isso é especulação minha. Tal como isso é especulação tua.
Li alguns comentários revoltadissimos sobre o puxão do Cardozo à camisola do Pedro Dragonença. Pessoalmente acho inaceitável que um jogador experiente e, sobretudo, sendo um internacional, caia na patetice de fazer o que Cardozo fez, ainda para mais tendo obrigação de saber que o denominado "melhor do mundo" é ainda melhor a apitar os jogos com o SLB como se tem visto nos últimos anos.
13 de fevereiro de 2013 às 17:46Por outro lado, para o povo de memória curta, nunca é demais recordar os "gloriosos" anos 90 com as perseguições e coacções de vários jogadores de um determinado clube, condenado por corrupção, ao árbitro José Pratas e aos respectivos auxiliares (que na altura se chamavam fiscais de linha). Que se saiba, nunca nenhum desses "perseguidores" de árbitros, foi alguma vez suspenso ou mesmo expulso por tais actos.
Quanto à expulsão do Matic que nem eu, nem ninguém, percebe a razão, aí creio que o SLB devia falar mais grosso e fazer uma exposição à UEFA ou mesmo à FIFA sobre o clamoroso erro do denominado "melhor do mundo" do qual o SLB tem sempre razões de queixa. Para cabrão, cabrão e meio.
Ridícula e vergonhosa, a guerrinha entre os dois emblemas mais narcisistas da nossa praça!
13 de fevereiro de 2013 às 18:06Já que se está numa de estudos e estatísticas, faça-se algo para percebermos a gritante dualidade de critérios no que toca aos castigos aplicados ( que resultam de vermelho direto) a uns (2) e a outros (30). Just that!
Não fossem os milhões que vos caem do céu, onde andaria essa grandeza...
Este Cardoso é jogador de futebol ? Se é não devia ser sabem porquê ? Porque parece não conhecer as leis de futebol !... Devia era de ser multado pelo Benfica , e ser obrigado a aprender as leis de futebol , e enquanto não as soubesse não jogava á bola , e também não recebia ordenado , assim é que ele e muitos aprendiam depressa , e não faziam as asneiras que fazem .
13 de fevereiro de 2013 às 18:33Quanto a especulação, os benfas arranjam conversa que nunca mais acaba, tipo pescadinha de rabo na boca!
13 de fevereiro de 2013 às 18:40A finalidade, custe o que custar, é esta e sempre esta: Pôr o Porto em xeque!!!
Ficar fora da taça da liga, na minha opinião, era mais vantajoso para o Porto. Acho que vai desperdiçar energias que lhe irão fazer falta para as competições com mais interesse. Mas enfim, um clube deve honrar todas as competições e participar de igual modo em todas elas.
13 de fevereiro de 2013 às 18:56J.J. está a deixar-me surpreendido com a sua evolução no que diz respeito a não se pronunciar sobre os árbitros. Finalmente aparece alguém, no meio do vermelhão, que descobriu, que não é culpando os árbitros que se chega a campeão, mas sim, trabalhando e corrigindo os erros tendo em atenção, sobre tudo, o saber gerir as capacidades físicas e mentais dos seus pupilos! Pela 1ª vez eu dou os meus parabéns a J.J!
13 de fevereiro de 2013 às 19:20Como desportista só posso lamentar esta decisão e protestar perante esta injustiça.
13 de fevereiro de 2013 às 19:24Como benfiquista ainda bem que foi assim decidido, porque é mais um jogo para se cansarem e espero defrontá-los na final porque teremos maior brio derrotá-los em campo!
Como de facto esta competição só deve servir para elevar ao auto-estima dos que vencerem derrotando o Porto, porque estou convicto, que o Porto não vai se esforçar muito por este troféu!
13 de fevereiro de 2013 às 20:40Sinceramente acho que esta taça se devia chamar a taça sem lei em homenagem a esta ridicula situação. Se fosse presidente do benfica sai já desta taça. Nos anos da ditadura os grandes membros do salazarismo e que foram presidentes do porto alteraram a sregras para a o porto não descer de divisão e agora temos mais esta palhaçada. Como se o apito dourado não chegasse é só corrupção este porto.
13 de fevereiro de 2013 às 20:49Esta taça não interessa ao porto??? Se assim é, ainda não percebi o porquê de o FCP ter direito a ter direito de resposta no processo e o Braga não! Diferenças de critérios, só pode... ou então, é porque a taça sempre tem valor para o FCP.
13 de fevereiro de 2013 às 21:55Mas se não tem valor, então porque é que andaram tantas semanas a lutar por esta manutenção, lançando para a praça argumentos como: 71:45 são 72 horas, que o espírito da lei é promover os jogadores da equipa B, que 15 minutos não são nada... tudo isto foi dito por portistas para argumentarem a manutenção do FCP na taça da liga! Para quem a taça da liga vale lixo, estiveram impecáveis nos argumentos mais anedóticos que há memória em Portugal para ficar numa taça que é lixo... quando tiver valor, argumentam o quê?
Quanto à questão do Cardozo, se é pela agressão ao jogador o jogo de castigo, então eu lembro só um lance em que uma agressão coincidiu com um jogo de castigo: a agressão de James ao jogador do Leiria com um murro! Ahhhh... esqueço-me que para os antis aquele esgar de dor do jogador do Leiria foi teatro, apesar das imagens serem claras, de tal forma que o portista Queiroz engasgou-se a tentar justificar a (não) agressão! Mas que interessa isso para vocês? Apenas interessa para argumentarem que a permanência do FCP foi para justificar um jogo de castigo ao Cardozo.... esta é demais, realmente há pessoas intelectualmente desonestas, que deixam perceber que sabem que permanecem violando a lei, mas para fazer um favor ao Benfica! Acreditam mesmo no que escrevem?????
Se o jogo do castigo do cardozo já envolve o agarrão ao Proença, algo que não acredito, tal é leve... mas as virgens ofendidas aqui, que quando se tratam de jogadores do Benfica pedem a imediata irradiação. Ai se eles valessem alguma coisa!!!!!!!
Já para as traulitadas diárias de Mangalas, Fernandos e afins, para estes é que não há cartões, porque o critério azul e branco não deixa, mas estamos habituados a que equipa azul e branca jogue com 2 guarda redes e com 14 elementos em campo, nada de novo!
Para quem não saiba o F.C.Porto tem milhões de adeptos e nem todos têm a mesma opinião, logo não se pode generalizar, dizendo que uns pretendem ou falam, seja a vontade de todos!
13 de fevereiro de 2013 às 22:17Corrijo: não se pode generalizar, dizendo, o que uns pretendem ou falam, seja a vontade de todos!
13 de fevereiro de 2013 às 22:32Hugo, "Nos anos da ditadura os grandes membros do salazarismo e que foram presidentes do porto alteraram a sregras para a o porto não descer de divisão e agora temos mais esta palhaçada. Como se o apito dourado não chegasse é só corrupção este porto."
14 de fevereiro de 2013 às 01:46Faz-me lembrar o caso do benfica que há uns anos atrás não desceu de divisão por dívidas ao fisco, através do perdão fiscal.
Anónimo 13 de Fevereiro de 2013 à0 21:55,
14 de fevereiro de 2013 às 02:04"...ainda não percebi o porquê de o FCP ter direito a ter direito de resposta no processo e o Braga não! Diferenças de critérios, só pode... ou então, é porque a taça sempre tem valor para o FCP."
O caso do Braga é diferente do caso do Porto.
O Braga usou um jogador pela equipa B na II Liga e pela equipa A, na I Liga, isto em menos de 72 horas de intervalo.
Os regulamentos impedem que isto aconteça nos jogos da 1ª e 2ª liga. Isto, para impedir que as equipas A tenham os melhores jogadores a jogar na 2ª liga, para evitar situações de eventual alteração da tabela classificativa na 2ª liga...ou seja, para não prejudicarem os clubes que querem subir de divisão.
Já o FCP, usou os jogadores com menos de 72 horas de descanço, na Taça da Liga com a 1ª Liga. Isto não prejudica nenhum clube a querer subir de divisão.
É o mesmo que sucede nos jogos da 1º liga: qualquer clube pode jogar com os mesmos jogadores em dias seguidos, se for necessário.
Leis à parte, mesmo assim, acho que o FCP não devia apostar minimamente na Taça da Liga. Especialmente nesta altura, em que o importante é estar ao máximo para a Liga dos Campeões e para o Campeonato.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!