O critério disciplinar desta Liga é bem azul e branco
Ora passou mais uma jornada e o grande rival do Benfica continua com dados fantásticos que valem a pena serem chamados à atenção. Isto são factos não são cabalas, conspirações, escutas ou teorias:
- Única equipa que não tem assinalado um penalty contra
- Única equipa que não viu um jogador seu ser expulso
- Equipa com menos cartões amarelos, com menos 8 que a 2ª equipa com menos cartolinas
Já falei noutro post da questão dos penalties/expulsões (AQUI), hoje quero abordar a da disciplina:
Foram mostrados 26 cartões amarelos a jogadores do FC Porto em 17 jogos; a média para as 16 equipas da Liga Zon Sagres é de 46, o Benfica por exemplo já tem 34 e 2 vermelhos.
Fui investigar o número de faltas/cartões dos jogos do FCP e fiquei impressionado pois a desculpa que os azuis e brancos fazem menos faltas que os rivais e por isso não são admoestados não é verdadeira. Existe pura e simplesmente um critério diferente para o clube de Pinto da Costa.
- Em 17 jogos o FC Porto fez mais faltas que o adversário em 10 jogos e menos em 6; em 1 deles fez o mesmo número exacto.
- Em apenas 1 jogo desta Liga acabou com mais cartões que o adversário, 4 com a mesma soma e 12 com menos cartolinas amarelas.
- Curiosamente nos jogos do FC Porto os dragões e os adversários fizeram o mesmo nº de faltas (250) mas em cartões amarelos temos 26-51.
- Ou seja, cada jogador do FCP tem de fazer quase 10 faltas para ver amarelo! Já os adversários só podem fazer 5!
- Houve um jogo esta temporada em que o adversário do FCP fez 25 faltas e viu 10 amarelos! O FCP já acabou um jogo com 20 faltas e 1 amarelo.
A que se deve esta diferença? Era bom que houvesse um nota aos árbitros sobre estes números pois o critério disciplinar também ajuda a fazer campeões.
Impressionante como Fernando, Varela, Mangala ou João Moutinho não são mais castigados com amarelos. Lembrem-se de Moutinho na Luz: foram precisas 7 faltas.
Toda a gente sabe como um cartão amarelo condiciona um jogador, como pode ser a diferença entre um contra ataque passar ou não poder haver agressividade para o travar; como ajuda poder quebrar o ritmo do adversário com faltas sucessivas a meio campo sem ver o amarelo por repetição de situação ilegal, etc, etc... Já para não falar dos jogos de castigos por 5 cartões.
Isto é importante!
38 comentários:
Excelente post. Parabéns!
5 de fevereiro de 2013 às 22:07Já sabia dessa cena do Porto ser a única equipa sem penaltys e expulsões contra mas essa estatística que apresentaste é bem interessante e demonstra a diferença de critérios entre o Porto e as restantes equipas. Espanta-me que jogadores como o Mangala (que até nos treinos os seus colegas têm medo da sua agressividade) se farte de dar pau e ter tão poucos amarelos.
5 de fevereiro de 2013 às 22:07E depois ainda vem o outro "estranhar" os critérios disciplinares dos árbitros.
O Bruno Alves em 5 ou 6 anos na agrmiação corrupta foi expulso uma vez para o campeonato. Anos houve em que via apenas 2 cartões amarelos a época toda.
5 de fevereiro de 2013 às 23:09Parece-me que está tudo dito sobre a maneira como é aplicada a disciplina nos jogos do clube assumidamente corrupto.
Mais do mesmo, ano após ano...
5 de fevereiro de 2013 às 23:13O FUTEBOL CLUBE DO PORTO , tira te o sono
5 de fevereiro de 2013 às 23:42..e a caravana passa
Eu só sei que continuo a ver placagens de jogadores como o Maxi e não lhes acontece nada, apesar de travarem ataques perigosos.
6 de fevereiro de 2013 às 00:11E ainda agora o André Gomes merecia ter tido, no mínimo dos mínimos, um cor de laranja e outro amarelo, mas foi bafejado pela sorte.
Estes e muitos outros lances não assinalados certamente que vão ser esquecidos, até porque convém esquecer.
Só ficam para memória futura os lances de azul e branco.
Tudo normal como sempre.
Caro RG e caro David, respondam-me a uma única pergunta.
6 de fevereiro de 2013 às 00:24Os caríssimos consideram Corrupção,um dirigente de um clube receber, em casa, um árbitro que vai apitar um jogo do mesmo clube no dia seguinte? Não quero trazer à baila PdC nem outro elemento azul e branco. Apenas a pergunta que deixo.
Já repararam que os posts sobre o F.C.Porto, são os que mais visitantes benfiquistas trazem a este site! Pois é, o Fura-Redes, sempre que precisa subir o nível de visitantes, lá vem ele com um post sobre o Porto! Até nisto o Porto é bom e os benfiquistas tiram partido. Ai Porto...Porto... é a fatura que tens de pagar por seres tão BOM!...
6 de fevereiro de 2013 às 00:26Felizmente Anónimo tenho muitos benfiquistas a passar aqui em vários posts como pode ver na lista de mais lidas este mês. Sim o FCP está na cabeça dos benfiquistas o que será normal visto que estão empatados no topo da classificação. Se fosse o Braga seria esse na minha cabeça.
6 de fevereiro de 2013 às 00:34Ao menos no nosso estádio não celebramos os golos com uma canção a insultar o adversário
Grande trabalho. Fantástico Post.
6 de fevereiro de 2013 às 01:00E de quem joga mais minutos em superioridade numérica não falas? Ou essa estatística não te dá jeito?
6 de fevereiro de 2013 às 03:08ó hugo o que nao te dá jeito a ti, nem aos da tua raça corrupta, é levar com as verdades na cara.
6 de fevereiro de 2013 às 03:43toda a gente sabe que o teu clube faz batota para tentar impedir o Benfica de ganhar sempre, ate voces o sabem.
voces sao muito fracos e insignificantes, nao valem nada.
o grande amigo do benfas agora e o primo Duarte.
6 de fevereiro de 2013 às 04:24Para os distraidos,
6 de fevereiro de 2013 às 10:12o post não é sobre o FCP, é sobre a questão da disciplina aplicada pelos arbitros em campo, em que os numeros apurados conferem claro beneficio ao clube do Pinto da C em detrimento dos adversarios, nomeadamente do seu mais directo adversario e candidato ao titulo: o Benfica.
Por acaso (lol) os distraidos são adeptos do pintismo. Curioso, ou talvez não.
Magnífico Post. Parabéns!
6 de fevereiro de 2013 às 10:13Quanto ao senhor anónimo o melhor é ignorá-lo. Faz parte daquela seita azul e branca que canta uma canção ofensiva para com o nosso clube quando estão a ganhar, em pleno Dragão.
Saudações benfiquistas!
Malta cuidado com os insultos! Depois tenho que apagar e não gosto nada
6 de fevereiro de 2013 às 11:04Obrigado
Amigo, se quiseres podes acrescentar estes dados:
6 de fevereiro de 2013 às 11:35- Moutinho leva um amarelo a cada 11 faltas;
- Lucho leva um amarelo a cada 12.5 faltas;
- Otamendia leva uma amarelo a cada 16 faltas;
em comparação
- matic leva um amarelo a cada 5.6 faltas;
- enzo leva um amarelo a cada 5.3 faltas;
- maxi leva um amarelo a cada 5.2 faltas.
Tenho estes dados todos monitorizados e acho que complementam a tua análise.
Eu no vosso lugar fechava a matraca, porque em questão de cacetada ninguém vos bate e mesmo assim se, os árbitros, fossem aplicar todas as faltas que mereceis, em quase todos os jogos haveriam vermelhos! Eu já não gosto do futebol de correria, precisamente por facilitar aos caceteiros dar porrada sem que o árbitro se aperceba disso. Mas pior é o cinismo de certos adeptos que vêm para aqui armados em vítimas apontar defeitos aos outros!
6 de fevereiro de 2013 às 11:41A grande verdade é que estais a tremer como varas verdes, porque está a chegar o momento de ver quem tem mais canetas para aguentar até ao fim.
Esta, e só esta, é que é a grande verdade!
Nota: Chamem corruptos ou o que quiserem, porque da minha parte estou-me cagando, para as vossas provocações. Vozes de burros não chegam ao céu
Que moral têm os adeptos da corrupção para vir falar em hipotéticos lances e cartões para quem quer que seja?
6 de fevereiro de 2013 às 12:21Ainda agora contra o Guimarães, estava o jogo 0-0, e na área portista o Otamendi acerta com uma cotovalada no Baldé, abrindo-lhe o lábio.
jakim bolas o senhor sabe ler?
6 de fevereiro de 2013 às 12:26"o post não é sobre o FCP," Jakim Bolas
Leia com atenção e veja quantas vezes o fura-redes referencia o nome do FUTEBOL CLUBE DO PORTO.
maxi leva um amarelo a cada 5.2 faltas.
6 de fevereiro de 2013 às 12:41este é um bom exemplo de como esta análise pode produzir resultados falaciosos
É reparar no jogo do Maxi contra o Porto, porventura terão sido-lhe assinaladas 4/5 faltas mas foram quase todas a configurar cartão amarelo ou vermelho.
Levou ? não.
Matic é outro caso.
Na champions estava no lote dos que menos faltas precisava para levar amarelo.
Também é culpa do Porto?
ainda há dias alguém no Sector respondeu muito bem a um argumento semelhante a este
6 de fevereiro de 2013 às 12:46e pegou numa temporada de 08/09 ou ai perto em que o SLB recebeu bem mais cartões do que o FCP (campeão nessa época)
o total não engana. o SLB recebeu mais amarelos e vermelhos e por uma boa margem.
mas alguém se lembbrou de analisar os números e viu que até o campeonato ficar decidido era o Porto que estava a ser mais castigado com amarelos e vermelhos.
só após a jornada que praticamente ditou o campeão é que o SLB passou para a frente nesse ranking; recebendo nas jornadas em falta para o fim docampeonato muitos mais cartões do que o Porto.
mas este é o tipo de análise que não interesa à propaganda encarnada
Grande análise Fura-Redes!
6 de fevereiro de 2013 às 14:31Este artigo e o anterior são autênticos "abre-olhos" para a generalidade dos adeptos.
Só fico incrédulo como a comunicação social dá mais importância aos pontos de vista do Vítor Pereira e não faz este trabalho que acabaste de fazer... aliás, se calhar até entendo o porquê...
Numero de minutos em superioridade numerica:
6 de fevereiro de 2013 às 14:45Benfica 182
Porto 69
Não sei quem é o Fura redes mas deve ser um cabão de um lampião que como regra só vê vermelho! para essa gente o nosso completo desprezo e vamos continuara ganhar cá e lá fora enquanto esta gente se entretem a encher pneus... com pó de talco!
6 de fevereiro de 2013 às 15:32Caros adeptos de futebol, cuidado com a linguagem porque não fica nada bem à vossa nem à imagem do clube que vêm aqui defender. Isto é válido para todas as cores por isso não se ponham a cantar de galo.
6 de fevereiro de 2013 às 16:27Párem de chamar "porkos" e "corruptos" aos adeptos do FCP porque não tem pés nem cabeça atirar esse rótulos falsos a pessoas que nem sequer conhecem.
E tenham mais calma para com os adeptos benfiquistas por só verem vermelho à frente. Insultar não leva a lado nenhum. Ok?
Ao assunto:
Falam dos cartões de uma tal forma que até parece que são dados injustamente ao Benfica e que o FCP está a jogar com sorte pelo árbitro não ver nada.
Mas eu não vejo aqui nenhum benfiquista falar de faltas para amarelo e vermelho não assinaladas contra os jogadores do Benfica! É sempre contra o Porto! É má memória ou é selectividade?
Não vi o Maxi a impedir o Defour de entrar isolado e com perigo na grande área e nada a lhe ser assinalado?
Não vi o André Gomes a ter duas entradas perigosas e não ter sido expulso por vermelho directo no primeiro ou por acumulação de amarelos?
É que se é para estar aqui a apontar o dedo uns aos outros, então se calhar era melhor eu passar a anotar todos os lances em que os jogadores do Benfica são beneficiados pela ceguês do árbitro...por cada Mangalá que vocês falam, eu posso dar-vos um Maxi.
Por cada Fernando eu dou-vos um André Gomes, por cada Moutinho, eu dou-vos um Matic e por aí fora.
Já repararam que até para se fazer falta é preciso ser-se esperto? É preciso saber onde e quando as fazer e de forma pouco evidente e se possível pouco violenta para não "enervar" o árbitro?
Já vão com muita sorte pela maioria dos jogos do Benfica terminarem com 11 jogadores.
Estou certo de que estive a pregar para a parede, mas sejam mais sérios.
Por outro lado, concordo com o que se disse anteriormente. Quando se quer elevar as "audiências", nada como descascar no Porto. Com tanta frustração é normal virem para aqui desopilar.
Quase que apetece dizer: Sem o FCP, o Benfica era uma seca até para os benfiquistas ;)
Contra factos não ha argumentos. Os andrades corruptos podem falar à vontade mas isto sao factos. Os resultados depois já nos sabemos. Quando tem mais dificuldades lá vem um proença como no ano passado ou um xistra como este ano em Coimbra para vos ajudar
6 de fevereiro de 2013 às 18:03Os mouros corruptos também podem falar à vontade que os factos só mostram o quão violentos são os jogadores do benfica nas poucas faltas que lhes são assinaladas.
6 de fevereiro de 2013 às 18:46Fossem todas assinaladas, em todos os clubes, e o benfica continuaria a ter mais faltas...porque é a forma de jogar deles...muita placagem, muito encosto forçado e cada vez mais sarrafadas às pernas do adversário.
O que lhes vale são os árbitros à JJ: fecha os olhos e siga pra frente que assim é que é bonito jogar.
Bom Bom é o conceito de "mouros corruptos"... Esta escumalha corrupta a querer pendurar nos outros aquilo que nao tem caracter para encarar, quanto mais admitir.
6 de fevereiro de 2013 às 22:19Que nojo de pais e que fossa de clube. Se o "porto" e uma nacao, entao que passe a nacao independente e que va roubar a p a q pariu, que o resto ja anda tudo farto de ser gamado. Tanta merda de tanta taça que nem para penico serve tal é o lodo que as enche ate cima.
Monteiro curioso que essa das placagens e encostos e entradas maldosas do Maxi nunca tinha ouvido falar antes... Recordo-me que o Maxi passou um campeonato do Mundo sem ninguém falar dele. Recordo-me que recebeu a medalha de bronze e ninguém falava da forma de jogar e cada vez mais sarrafada às pernas do adversário.
6 de fevereiro de 2013 às 22:57Mas pronto o guru do futebol mundial Vitor Pereira é que já o marcou e os árbitros já sabem que o Matic depois de ter jogador contra o Braga (Se fosse nos anos dourados do Apito dourado nunca teria jogado aquele jogo) agora vão lixá-lo porque a Rainha não perdoará outra distração! ehehe
sr. RG e sr. Anónimo têm toda a razão ofuraredes e os outros comentadores falam sempre sobre o que se passa no FC Porto, faz-me lembrar dos portuguesas a falar sempre dos políticos e da crise em Portugal. E têm que concordar...o povo tem sempre razão e para se falar sempre de algo é por uma boa razão ;)
Anónimo 6 de Fevereiro de 2013 à0 22:19, fica todo ofendido se falam de mouros corruptos, mas fica todo excitado quando é para falar em andrades corruptos.
6 de fevereiro de 2013 às 23:25Conhece-me de algum lado? Sabe se sou corrupto? Tanto quanto sei, sou tanto como qualquer um daqui.
Olhe-se ao espelho. Se não gosta, não chame o mesmo aos outros.
Bruno Paiva é fácil ver as placagens. O que as melhor executa é mesmo o Maxi. Viu o último jogo do Benfica vs Porto? Tem aí pelo menos duas feitas por ele. Se depois do campeonato do mundo ele ganhou o gosto com o JJ a ensiná-lo a fazê-las ou se foi por iniciativa própria, desconheço. Mas que as tem feito, tem.
Esperemos que os árbitros abram os olhos.
Já agora, essa do povo :P O povo tem sempre razão, ponto e vírgula! O povo vermelho! ;)
Contra factos não ha argumentos. Os encarnados corruptos podem falar à vontade mas isto
7 de fevereiro de 2013 às 23:366 de Fevereiro de 2013 à0 12:26 sao factos.
Anónimo das 7 de Fevereiro de 2013 à0 23:36 mais outro facto que o fura esqueceu-se de referir:
8 de fevereiro de 2013 às 11:29Amarelos Adversários: Benfica 30 Porto 44 é sempre a condicionar allezzzzzz
Bruno Paiva, não é o JJ que gosta de árbitros que deixem os cartões no bolso? Então 30 aos seus adversários é bem bom!
8 de fevereiro de 2013 às 12:2144 aos do Porto a mim diz-me que é mais difícil travar os jogadores do Porto do que os do Benfica ;)
exacto !
10 de fevereiro de 2013 às 16:37"É reparar no jogo do Maxi contra o Porto, porventura terão sido-lhe assinaladas 4/5 faltas mas foram quase todas a configurar cartão amarelo ou vermelho.
Levou ? não."
bom trabalho !!!!!
10 de fevereiro de 2013 às 16:39"
mas alguém se lembbrou de analisar os números e viu que até o campeonato ficar decidido era o Porto que estava a ser mais castigado com amarelos e vermelhos.
só após a jornada que praticamente ditou o campeão é que o SLB passou para a frente nesse ranking; recebendo nas jornadas em falta para o fim docampeonato muitos mais cartões do que o Porto.
mas este é o tipo de análise que não interesa à propaganda encarnada"
Por falar no fcp, já está esclarecido o caso do director do fcp que foi encontrado em 21 de novembro pp mrto com dois tiros na cabeça e nao encontraram a arma? Foi assacinado ou suicidou-se? Ja foi feito o funeral? ou ainda se encontra no IML para estudo e averiguações? è de estranhar o silencio do club acerca deste caso. O director chmava-se Mesquita Alves se não erro.
4 de março de 2013 às 13:37Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!