domingo, 1 de abril de 2012

Benfica 2-1 SC Braga: Bruno César Olé!!!

O Benfica recebeu e venceu o SC Braga por 2-1 no jogo grande da jornada 25 da Liga Zon Sagres 2011/12. Vitória encarnada justa mas arrancada a ferros com um golo de Bruno César já nos descontos, nascido de uma grande jogada de Gaitán. Como o futebol tem destas coisas inexplicáveis: Nico Gaitán estava a ser, para alguns adeptos do SLB, o substituto de Emerson, que esteve castigado, na direcção dos assobios; pois foi ele que ofereceu o golo a Bruno César e permitiu aos encarnados continuar a sonhar com o título nacional. Com este resultado, e a 5 jogos do fim, estas duas equipas estão dependentes de terceiros para serem campeãs de Portugal.

Foto de Isabel Cutileiro

Jogo de grande importância para os dois clubes que estão na luta pelo título nacional: Benfica vindo de dois resultados negativos e o Braga de 13 vitórias seguidas para o campeonato, que lhe valiam a liderança isolada na tabela. Para além disso, o Benfica vinha de um jogo na 3ª feira para a Liga dos Campeões e tem tido menos tempo de descanso nas suas peças chave. Apesar destes aspectos negativos para o SLB, este é, historicamente, o jogo mais complicado do campeonato do Braga - apenas 1 vitória em 55 visitas à casa do clube da águia ao peito.

Treinadores com algumas ausências, típicas de final de época, Jorge Jesus sem Garay e Jardel escolheu, e bem, Miguel Victor para a parceria com Luisão, sem Aimar, castigado, escolheu Rodrigo para o ataque e sem Emerson, castigado, escolheu Capdevilla para o lado esquerdo da defesa. Com esta táctica tudo dependia de como Rodrigo e Witsel iam dividir e fazer o trabalho que, por natureza, é de Aimar.
Do lado dos minhotos onze esperado com o regresso de Alan e com a defesa algo remendada pelas ausências de Baiano e Ewerton; também lesionado está Rúben Amorim.

Ao contrário dos últimos jogos difíceis do SLB os encarnados entraram em campo à Benfica, pressão alta, velocidade e raça - como benfiquista esta foi uma das melhores notícias deste jogo. Depois das entradas com FCP, Olhanense e Chelsea pensei que esta equipa já não tinha energia para mandar no jogo inicialmente.
Apesar disto, na 1ª parte nunca conseguiu causar perigo dentro da área do Braga e houve períodos do 1ª tempo em que foram os minhotos que mandaram no jogo, sempre com saídas rápidas e com ordens para atirar sempre que viam a baliza de Artur.
Esta dificuldade em causar perigo na defensiva do Braga deveu-se a 3 factores:
1) a má exibição de Cardozo, já há muito tempo que não se via em campo esta versão soneca do Tacuara;
2) Witsel andou perdido em campo nos primeiros 45 minutos, apesar da entrega que tem ao jogo, não se colocou bem quer a defender quer a atacar, não chegou à área e não cobriu as costas do meio campo nas saídas rápidas do Braga - e ainda Leonardo Jardim dizia que Aimar não iam fazer falta;
3) afunilamento de Gaitán e Rodrigo pelo lado esquerdo que parou muito o jogo do Benfica e fez com que muito do tempo útil da 1ª parte tivesse sido jogado junto à bandeirola de campo - sem Aimar Rodrigo tem de jogar no centro do campo e não encostado à linha.

Bem depois destas considerações mais tácticas dizer que a grande oportunidade do 1º tempo foi dos visitantes com Mossoró a rematar para defesa de Artur depois da única boa jogada de Alan no jogo do Estádio da Luz.


2ª parte totalmente diferente e com os 50mil presentes a desfrutarem de uma grande partida de futebol, com alterações no domínio de jogo, oportunidades de golos, casos de arbitragem e golos!

Da arbitragem falo já, pois devem haver alguns leitores à espera do meu comentário: no caso mais relevante, o penalty sobre Bruno César, aos 75 minutos, nem se quer vale a pena perder muito tempo pois é clarinho, só não entendo a não amostragem do cartão amarelo a Elderson, bem o que seria dito se fosse Luisão a dar uma cabeçada noutro jogador.
Das queixas de penalty de Javi Garcia sobre Lima ficam-me muitas dúvidas pois penso que ficou um penalty por marcar. É certo que o avançado brasileiro se atira para o chão depois do contacto mas aquele último afastar com o braço do médio espanhol é faltoso. Errou aqui João Ferreira, aos 72 minutos com o marcador em 0-0.
O outro erro grave foi o assinalar do livre que deu o golo do Braga, aos 81 minutos, pois existe uma simulação e uma perda de força nas pernas inexplicável do Paulo César - não existe falta absolutamente nenhuma.
Mal, também, esteve no campo disciplinar e dando só alguns exemplos: Maxi devia ter visto um amarelo logo no princípio do jogo quando tirou a bola das mãos de Quim; e ficaram muitos amarelos por mostrar aos jogadores do Braga por protestos sempre muito exuberantes; vi, por exemplo, um jogador do Braga, penso que Mossoró, fazer o mesmo gesto que levou à expulsão de Cardozo no jogo Benfica-Sporting deste ano.

Mas voltando ao futebol o Benfica voltou a entrar melhor no 2º tempo, com três grandes oportunidades de golo: 1ª de Witsel, na cara de Quim, logo a começar; 2ª de Bruno César, aos 50 minutos, depois de grande cruzamento de Gaitán, com uma cabeçada mal direccionada; e 3ª, aos 53 minutos, com um remate de Witsel de fora da área, depois de arrancada de Nico Gaitán. Aparecia em jogo Witsel e o génio de Gaitán.

No entanto, depois destes 10 minutos iniciais, o Arsenal do Minho tomou conta do jogo e durante 10 minutos só houve Braga em campo, fazendo muitos remates de fora da área mas tentativas perigosas. Para mim não há dúvidas, este Braga de Leonardo Jardim jogo muito mais futebol que o de Domingos, que marcava um golinho e depois jogava num constante anti-jogo.
Nesta fase Mossoró e Lima foram os homens em destaque, por exemplo: Lima, aos 60 minutos, levou a bola a tocar na barra de raspão, e Mossoró, aos 65 minutos, depois de cruzamento de Lima, de cabeça a não encontrar a baliza.

A entrada de Nélson Oliveira e de Matic, para o lugar do lesionado Miguel Victor, trouxeram o Benfica de novo ao jogo e estava a partida a poder cair para qualquer lado quando surgem os lances dos penalties que já referi acima. Deste fase do jogo saiu o Benfica na frente do marcador, depois de Witsel, aos 77 minutos, ter convertido o penalty com muita calma - a marcação demorou ai uns 3 minutos e eu ia morrendo de ataque de coração durante a espera.

A partir daqui o jogo foi uma autêntica loucura: Braga empata de um livre mal assinalado mas com um grande remate de Hugo Viana e Elderson a aproveitar a recarga da defesa incompleta de Artur e Benfica ainda arranja forças para desenhar uma jogada fantástica no lado direito, ao 1º toque, com Gaitán a abrir o livro (partimento a Nuno André Coelho) e a servir Bruno César que com toda a calma do Mundo colocou a bola nas redes de Quim. Grande golo que mantém vivo o Benfica neste campeonato.

Curiosidade para dois dados que não são mesmo mais que isso: Benfica 2011/12 ganhou sempre que Aimar não jogou e, esta época, com Capdevilla em campo o SLB venceu sempre.

Figura do Jogo: Bruno César pois sofreu o penalty e marcou o golo da vitória com uma calma de craque.

3 comentários:

Anónimo disse...

acho lindo quando começo a ler o teu texto começo a ficar surpreendido por dizeres que ficou um penalty por marcar sobre o Lima,(INEDITO DIZERES ISSO) mas claro depois começo a ler o resto do texto e claro la vens tu "um erro grave foi o assinalar do livre que deu o golo do Braga," por momentos pensei que estavas a ser isento mas claro que não, acho muito engraçado de nao ter comentado o penalty do teu clube ,porque será? apenas dizes "Deste fase do jogo saiu o Benfica na frente do marcador, depois de Witsel, aos 77 minutos, ter convertido o penalty com muita calma ";mas que penalty?

1 de abril de 2012 às 14:20
José Santos disse...

Não sabes ler? "...bem o que seria dito se fosse Luisão a dar uma cabeçada noutro jogador." O que será para os antis penalty a favor do Benfica? Um tiro de shotgun à queima-roupa? Dardos envenenados disparados ao pescoço do jogador? Atropelamento e fuga em cima da passadeira?...

5 de abril de 2012 às 20:33
Fura-Redes disse...

João Santos estou a chorar a rir!!!!! acho que nem com caçadeira dava penalty!

5 de abril de 2012 às 20:39

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Fluminense Football Leaks FPF França França 2016 Francisco Trincão Frederico Varandas Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giggs Gil Vicente Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Félix Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Xavi Xistra Zenit S. Petersburgo Zidane