segunda-feira, 27 de maio de 2013

Reflexão sobre o futuro do Benfica

Estava aqui sentado a tentar escrever um post racional sobre o futuro do Benfica e da sua estrutura... Mas ainda não consigo, continuemos no lado emocional por uns tempos...
O que sei é que desde 6 de Maio, um dia especial cá em casa, vi o meu Benfica ter o seu maior naufrágio da história e um dos maiores da história do futebol. Uma equipa que tinha como pior registo da temporada 2 empates seguidos e 3 derrotas em toda a época, perdeu 3 em 5 jogos e só venceu um desses - o que não importava para nada. Os mais importantes perdeu-os mesmo nos descontos, já quando sonhávamos! Sem explicação possível! Não é só falta de sorte, não é só falta de competência, não é só arbitragem, foi tudo isto junto numa mesma omelete venenosa. Acreditem que se agora me viessem com histórias que tinham encontrado uma bruxa numa gruta numa montanha qualquer deste nosso Portugal a fazer voodoo com os jogadores do Benfica eu acreditava!

Estive no Estádio nestes 5 jogos, fui à Luz, ao Dragão, a Amesterdão e ao Jamor. Percorri milhares de km, gastei centenas de euros e chorei lágrimas até não ter mais... Não há muitas palavras para a minha tristeza. Apenas me sinto feliz por ter partilhado tudo isto com benfiquistas anónimos e que me fizeram ver, uma vez mais, que o Benfica é mesmo o maior clube do Mundo! Pelo menos maior não há! Os adeptos que pensam que um clube é só uma sala de troféus mais cedo ou mais tarde vêm essa sala cheia de teias de aranha.

Reconheço que a maior parte dos meus amigos e conhecidos benfiquistas pedem a cabeça de Jorge Jesus e eu já não vejo outra solução: divórcio com muitas lágrimas. Tenho pena claro e acima de tudo pelo Benfica e por todos nós, mas também pelo que aconteceu a Jorge Jesus. Não é tão bom como no princípio de Maio mas, de certeza absoluta, que não é tão mau como no final deste mês. Mas não ganha nada e isso é insustentável nos grandes no futebol português.

No entanto, volto a escrever algo que escrevi quando da tragédia de Amesterdão: não sei de culpados mas o grande derrotado desta treta toda é Luís Filipe Vieira, o Presidente do SLB. Acho clara a falta de uma figura presidencial no futebol do Benfica, entregou as chaves a uma pessoa que confia e não se mete no balneário nem dá ferramentas de contra-argumentação ao seu treinador. Pelos vistos fez falta... Ontem quando o jogo acabou, JJ parecia o homem mais abandonado do planeta. Isto é impossível num clube com a dimensão do glorioso.
Mais do que o treinador falta um intermediário com o Presidente, um homem do futebol, um vencedor e um sacana! Isso mesmo, um homem que não deixe dúvidas quem manda, que discuta opções repetidamente erradas do técnico e que ande atrás dos jogadores a chatear-lhes a cabeça quando falham.

19 comentários:

RG disse...

Fura grande post, Parabéns .

27 de maio de 2013 às 21:17
hertz disse...

"Ontem quando o jogo acabou, JJ parecia o homem mais abandonado do planeta. Isto é impossível num clube com a dimensão do glorioso." Ora nem mais. E nem sequer foi a 1ª vez que isso aconteceu. É por isso que, independentemente do JJ já não ter condições para continuar, o problema do Benfica não é o treinador. Podem continuar a trocar de treinadores que vamos continuar na mesma.

27 de maio de 2013 às 21:33
Fura-Redes disse...

Os meus leitores mais assíduos! Obrigado por cá passarem!

27 de maio de 2013 às 21:49
pt_ra3 disse...

Mais do que romper com JJ - que efectivamente não tem mais condições para continuar - é preciso renovar a estrutura do futebol. Vieira tem que largar o futebol e dedicar-se a construir museus ou lá o que ele gosta de fazer...Precisamos de um director desportivo a sério, poderia ser Rui Costa, ou outro, tem é que ser alguém que conheça o Benfica e saiba em que é que se baseia este Clube - chega de Carraças.

Digo isto com a perfeita noção de que se trata de uma utopia, Vieira gosta de protagonismo, não o larga, e a entrevista dada após o jogo com o Marítimo é sintomática em relação a este aspecto - não foi a primeira vez nem será a última. Ao menos se o Rui acordasse...

27 de maio de 2013 às 21:53
KrlCardoso disse...

Primeira vez que aqui comento apesar de costumar ler os teus posts , acho que acertas-te em tudo o que disses-te, por um lado quero que jesus parta por outro que ele fique. Ele esta a construir algo muito bom e a fazer o benfica jogar , mas o importante nao é isso. Jesus tem defeitos, para mim sao a sua má gestao e a sua pouca aproveitaçao da formaçao, jogadores como andre gomes, ivan , cancelo, mika, miguel vitor (mais velho agora), MIGUEL ROSA e mais tarde romario devem ser aproveitados, por isso acho que quando o jesus partir gostava do rui vitoria no benfica

27 de maio de 2013 às 22:15
dzgfsdgsd disse...

Muito bom artigo. Tudo isto tem demostrado que falta uma linha de pensamento e uma estrutura forte que faça apenas uma coisa defender o Sport Lisboa e Benfica.

27 de maio de 2013 às 22:16
POC disse...

Parabéns e um abraço.

27 de maio de 2013 às 22:19
Unknown disse...

Eu não consigo pensar no futuro do Benfica. Sei que não tanto em linha recta como gostaria, estamos no rumo certo, só não sei se precisamos de trocar o piloto como fazem no "Le Mans".

Seja quem for o treinador, vou apoiar. Se o LFV achar que é o JJ o homem que quer ao volante, se é essa a crença dele, então força, que renove. Agora, se por acaso, LFV acha que JJ é o seu treinador, apenas porque não o quer ver no Dragão, então não. Isso nunca. Não podemos gerir o Benfica de fora para dentro, e gerir com medo é isso mesmo, de fora para dentro, deixando os outros ter influencia indirecta no nosso rumo. Chega de ter medo do Porto. Fdx, são só um clube chefiado por um aldrabão. Se o JJ for para lá, e conseguir ser Bi-Tri, então parabéns, mas ao menos não agiremos com medo.

Abraço

27 de maio de 2013 às 22:26
David Gonçalves disse...

Precisamos de gente BENFICA, de mística, de Comunicação BENFICA, que o JJ aceite que entre ele e o Presidente haja Estrutura e que o Presidente aceite que entre ele e o JJ haja Estrutura, tanto por fazer ao fim de tanto tempo, incrível !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

27 de maio de 2013 às 22:27
Manuel Oliveira (Blog do Manuel) disse...

Parabéns pelo post e por teres ido ver esses jogos todos. É de benfiquista!
Infelizmente não pude fazer o mesmo por questões geográficas. Esta época só vi o Benfica-Rio Ave e Benfica-Newcastle.

Abraço Glorioso.

27 de maio de 2013 às 22:31
Bruno Paiva disse...

Realmente temos muito que reflectir depois da época brilhante, o que acabou por nos lixar foi a própria estrutura, os arbitros, as bruxas, etc enfim tudo e mais alguma coisa. Os jogadores e os adeptos é que não mereciam porque foram incansáveis e fizeram de tudo.

O Guttman é que tinha razão o homem não tinha cú para três cadeiras fica apenas com a melhor e pronto.

Obrigado nós Fura e daqui a uns meses cá estaremos de novo para o ínicio da época, senão formos falando de uma ou outra contratação/venda :)

ps: Até gostaria de ver um post teu sobre o escândalo (outro) sobre os jogadores dopados da Juventus na final de 96 da LC contra o Ajax.
Basicamente na Holanda fizeram um documentário sobre umas análises que fizeram de acordo com os valores apresentados no sangue dos jogadores da Juve e verificaram que tinham EPO. entrevistaram o Frank de Boer, entre outros que se mostraram revoltados por saberem que os outros fizeram batota.
Depois do Casagrande e da final de 87, agora mais outro escândalo. O palhaço do Platini é que não faz nada. Parece que não pode retirar títulos a corruptos porque já se passou há mais de X anos. Qualquer tipo de batotice para mim deveria ser severamente punida !

http://calcio.fanpage.it/in-olanda-un-documentario-sul-doping-cita-la-juve-video/

O futebol está um nojo, um negócio de milhares de milhões

27 de maio de 2013 às 22:34
Carlos Alberto disse...

Brilhante Tiago, brilhante!

27 de maio de 2013 às 22:40
Fura-Redes disse...

Isto assim vale a pena! :-) Obrigado a todos!

27 de maio de 2013 às 22:41
miguel disse...

Boa reflexão.

O perfil identificado para Homem do presidente no futebol é correcto, mas no futebol moderno com jogadores milionários e treinadores cheios de ego (ex. Mourinho e JJ), a importância destes elementos é duvidosa. Basta ver a forma como Ibrahimovic tratou Leonardo, ou como Mourinho despachou o Valdano ou como JJ irá despachar o Carraça.

Nomes como Mozer (experiência de balneário, experiência como treinador, postura agradável e social mas forte e agressivo quando atacam o Benfica) podia ser uma excelente solução.

Conduto, a postura desportiva teria de mudar. Se esta figura chamasse à atenção jogadores, estes ligavam logo aos empresários para mudar de clube. Basta ver o que o Costinha tentou fazer com o Izmailov e os problemas gerados no clube.

Esta solução seria ideal com um plantel de 20-40% de jogadores nacionais ou formados no clube.

27 de maio de 2013 às 23:11
Fura-Redes disse...

Boas ideias Miguel. Aparece mais vezes. A do Mozer não me tinha lembrado mas podia resultar

27 de maio de 2013 às 23:15
Anónimo disse...

Ao ler este post e os comentários fico cheio de energia positiva! O SLB vai passar esta fase! Viva o Benfica!

27 de maio de 2013 às 23:35
Anónimo disse...

O Rui Costa não seria, supostamente, o tal sacana, que discutiria com o treinador a respeito das opcções repetidamente erradas?

28 de maio de 2013 às 08:06
Vagner disse...

sublinho e ponho flores. o benfica precisa de estrutura estrutura estrutura. n sei quem, mas precisa, como foi dito, de um bom malandro, um gajo que percebe, que chato, que massacre a comunicação social, os adversarios. o rui costa axo q é demasiado "o tipo porreiro" para essa cargo. o carraça n sei o q faz. precisamos construir uma estrutura q seja ql for o treinador vença td. treinador é só 1 elemento q mais tarde ou mais cedo, por qualquer razao vai sair, estrutura são alguns qu têm que querer sempre ficar.

abraço

28 de maio de 2013 às 12:03
Alexandre disse...

Na mouche.Tantas verdades em meia dúzia de linhas.Embora ache que o tempo de Jorge Jesus no Benfica já devia ter acabado,se ficar não pode ser o saco de porrada e o homem que protege o presidente,quando devia ser precisamente o contrário.Com uma estrutura como aquela que Veiga proporcionou a Trappatoni, nunca Jesus teria perdido tantos títulos á frente do Benfica.Eu sei que o nome de Veiga cria muita urticária a muitos benfiquistas,mas se defendem um director para o futebol que seja mandão,que proteja o treinador,que faça cumprir regulamentos internos,que defenda intransigentemente o grupo de trabalho e que seja manhoso nas questões extra futebol que em Portugal dão títulos penso que é o único que reúne estes requisitos.Sem tirar as culpas a Jesus, o principal responsável por isto chama-se Luis Filipe Vieira.

28 de maio de 2013 às 21:16

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger