Benfica 2-0 U. Madeira: Jonas imparável!
O Benfica venceu ontem o União da Madeira por 2-0 e, com o empate do Sporting, está a apenas 1 ponto do 1º lugar da Liga Nos 2016. Num jogo em que os insulares estacionaram o autocarro e em que contaram com a inspiração do seu GR valeu Jonas, o melhor artilheiro da Europa (pelo menos actualmente), que com 2 golos entregou a vitória à equipa de Rui Vitória.
É fácil fazer a crónica deste jogo: União com os 11 jogadores encostados à sua área, Benfica sempre com posse de bola, jogo sempre à entrada da área dos visitantes, GR adversário inspirado a manter os insulares na partida e uma ou outra saída rápida dos madeirenses. Foi aliás dos jogos desta Liga Nos com maior superioridade de uma das equipas. Vejam bem o que o GoalPoint, site especializado em estatísticas, escreve:
«Os números não deixam grandes dúvidas. Praticamente só houve uma equipa a tentar ganhar este jogo. A atitude defensiva do União apenas conseguiu complicar a tarefa benfiquista de marcar golos. De resto, o domínio da “águia” foi avassalador. Foram 24 remates contra dois, 11 enquadrados para nenhum contrário, 89% de passes certos, 76% de posse de bola, 18 passes para ocasião. Pelo caminho caíram registos máximos desta Liga NOS: o Benfica passou hoje a ter o recorde de passes num só jogo, 772 (o anterior era de 693 alcançado pelo FC Porto frente ao V. Guimarães); Samaris é agora o jogador com mais passes numa partida, 137 (Filipe Augusto, do Sp. Braga, tinha 129, ante o Belenenses); o Benfica igualou o número de remates enquadrados num jogo, 11 (os mesmos do Braga contra o Marítimo); o guardião do União, Raúl Gudiño, igualou o número máximo e defesas num só encontro, 9 (José Sá, na altura no Marítimo, era o recordista a solo). Só Jonas, aos cinco e 76 minutos, conseguiu derrubar o “autocarro” madeirense – o brasileiro já soma 26 golos na Liga.»
Só uma preocupação me ficou desta partida mas que nem se coloca para os próximos jogos do Benfica (visitas a Alvalade e à Rússia). O jogo não estava fácil mas o Benfica procurou e povoou em demasia e quase em exclusivo o centro do campo. Não faz sentido, contra estas equipas é mais inteligente acelerar a partida nas alas e, uma ou outra vez, dar a bola ao adversário para sair do seu meio campo.
Homem do Jogo: Jonas, pois claro! É neste momento o melhor marcador da Europa com 26 golos em 24 desafios! Não há ninguém com mais golos num campeonato europeu. Para além disto, soma 9 assistências para golo em jogos do campeonato, ou seja, participou directamente em 35 dos 65 golos que o SLB apontou na Liga NOS.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!