A anatomia de uma catástrofe
Tenho sido crítico de Fernando Santos já desde o Euro 2020 e tem a maior % de responsabilidade mas os jogadores estão a passar de fininho nesta catástrofe.
Jota tocou na bola 41 vezes, perdeu-a 19. Muitas delas ridículas e no seguimento do que apresentou no Euro. Nuno Mendes acusou muito a inexperiência e parecia um júnior. E ainda há o lance do Patrício. Sim, há um desvio, mas o GR não tem de tentar agarrar essa bola. Tem de socar/desviar do golo.
Do capitão também ainda não ouvi um piu...
Isto não é crítica nenhuma a Cristiano Ronaldo mas não vejo ninguém refletir sobre isto e acho importante.
Isto não é crítica nenhuma a Cristiano Ronaldo mas não vejo ninguém refletir sobre isto e acho importante.
A Seleção andou mais de 1 ano a jogar para Ronaldo bater o recorde do iraniano. A verdade é esta.
Agora está tudo espantado que não haja fio de jogo?
Finalmente, a verdade é que Portugal está numa fase que nunca esteve. Muito talento e muitos jogadores com enorme currículo. Dava para fazer dois 11.
Há que repensar o trabalho que está a ser feito na FPF e apostar muito mais em jogadores que fazem os escalões jovens juntos. E ter um estilo de jogo uniforme nos vários escalões. E ser muito mais exigente com as más exibições. Há sempre gente, com qualidade, para substituir. É preciso é ter coragem. Olhem o trabalho de Luis Enrique na Espanha!
12 comentários:
Não vai existir nenhuma substituição do selecionador porque o futebol em Portugal transformou-se naquilo que a sociedade portuguesa sempre foi: um espaço de negociatas e de fazer dinheiro para meia dúzia de mafiosos bem relacionados...vais levar com o Fernando Santos até ao playoff e se passarmos até ao mundial e se nesse passarmos a primeira fase até ao europeu. Geração de muito talento? Qualidade de jogo? O que isso interessa comparado com todo o dinheiro que a Federação e o Fernando Gomes encaixaram desde que o FS é selecionador? Isso deixa uma enorme dívida de gratidão que nunca fica paga...
15 de novembro de 2021 às 09:20Será só isso? E a opus não sei quantos não tem dedo no assunto? Deixem de ser ingénuos, já cá ando há muiiitos anos...
15 de novembro de 2021 às 09:481. Ouvi algumas declarações do Fernando Santos (F.S.) e espantou-me o número de vezes que falou no "eles", jogadores, e no "eu", treinador. Eles isto, eles aquilo. Raramente usa verbos na 4ª pessoa. Raramente se refere a nós.
15 de novembro de 2021 às 12:382. Por vezes ter objectivos indefinidos não é bom. A Sérvia sabia o que tinha de fazer para passar - tinha de ganhar. Para nós, ganhar era bom, mas o empate também servia (música para os ouvidos de Fernando Santos).
Ganhou a equipa que tinha um plano.
3. Como diz o FuraRedes, esta equipa anda há anos a submeter-se aos records do Ronaldo (e aos humores do Ronaldo). No pós Euro 2016, houve fases de bom futebol, as melhores e mais consistentes, sempre com o Ronaldo de fora. Começaram e emergir jogadores importantes como o Bernardo, o Félix e o André Silva. Todos os que podem fazer frente à "vedeta" são encostados. A cena que Ronaldo fez em Guimarães quando foi anunciado que o melhor jogador da fase final da Liga das Nações era o Bernardo Silva e não ele, é uma amostra do que deve ser o balneário da seleção. Ronaldo não é o colega de equipa - é o deus endinheirado, a quem toda a Federação se verga e que todos os colegas de equipa têm de venerar.
A sabujice de F.S. ao "filho da melhor Dolores do mundo" é ridícula e não tem paralelo com outro jogador, outro país ou outra época. Tudo faz para não melindrar o "menino" rabino.
O Fura fala do Luis Enrique na Espanha. Luis Enrique teve tomates para encostar a principal "vaca sagrada" da equipa - nem sequer o levou ao Europeu.
5. Se construirmos uma equipa e lhe somarmos o Ronaldo, ele pode acrescentar alguma coisa. Ir somando jogadores à volta de Ronaldo tentando fazer uma equipa, não dá. Ronaldo não deve jogar 90 minutos.
4. Fernando Santos é uma boa pessoa. Conquistou coisas importantes com a seleção e tem o respeito da maior parte dos portugueses (dos que ligam a estas coisas da bola).
Mas devia perceber que está esgotado. A fórmula não funciona, como ele próprio diz, "a mensagem não passa" (eu acho que passa e esse é o problema).
Agora que há 4 meses para preparar os play-off, devia abandonar.
Devia preservar o resto da estima que temos por ele.
Porque se está a esgotar.
É o que andar ajoelhado, perguntem aos sérvios se eles se ajoelham.
15 de novembro de 2021 às 13:26como diz o anonimo Fernando Santos é boa pessoa mas não chega é preciso tomates e encostar o filho da melhor Dolores do mundo ,só se fala em recordes para aqui recordes para ali e jogar futebol ? Bom futebol só na liga das nações quando pediu para não vir jogar e o Bernardo foi considerado o melhor jogador e ele veio jogar creio que só a final ,se tivesse caracter e bom senso por onde tinha andado lá continuava mas não,como só pensa nele apresentou-se e jogou com outro treinador dizia por onde andaste continua.
15 de novembro de 2021 às 13:30Não deveríamos estar desiludidos.
15 de novembro de 2021 às 16:02Esta campanha não era para ir ao mundial.
Era para o ronalde bater recordes.
Ora, o objetivo foi alcançado.
Qual é a angústia???
Tá-se bem.
A Sérvia vai pró Mundial
e o Ronald vai tirar fotos pró ginásio (com os recordes)
PS-viva o Ricardinho
ovjetivo alcançado: ricord do ali dai vatido
15 de novembro de 2021 às 16:09Nem que tivessem levado 10. A minha seleção é o Sport Lisboa e Benfica. Ter mágoas de patriotismo pelos fracassos da seleção do Mendes, do Gomes, do Cachecol, do Proença, do Ronaldo, do Pepe e de toda a dragartata inimiga no Benfica? Ná! Não me convidem.
15 de novembro de 2021 às 16:27Selecção do Ronaldete... ele põe e dispõe como quer...dono e senhor... VERGONHA!
15 de novembro de 2021 às 16:51Aos anos que "peço" Mitrovic para o nosso Glorioso, mas ninguém abre a pestana!! Um PANZER que no jogo aéreo é dos melhores pontas de lança que por aí andam... mas ninguém vê isso... em Portugal marcaria facilmente 40 golos por época!!
Com o futebol da treta do engenheiro do penta do pinto das putas como chefe de orquestra, o melhor futebol da seleção foi na liga das nações quando não estava o Ronalde ,jogavam como uma equipa a partir dai tem sido um futebol miserável ,ontem jogaram com menos um jogador e meio que a sérvia , Ronalde e Nuno Mendes , quem é Nuno Mendes como jogador ? Não lhe vi absolutamente nada em campo a defender ou a atacar mas,tem de jogar para o PSG acionar a cláusula
15 de novembro de 2021 às 17:22de compra é um jogador sofrivél que não faz a diferença ,omtem o defesa esquerdo devia ter sido o Cancelo e á direita o Nelson Semedo jogadores qua sabem o que fazer com a bola ,enfim a equipa da federação teve o que merecia !
o Estádio da Luz VINGOU-SE...
ontem de uma forma...
cirúrgica/saborosa...
no ato FINAL..
de todo o MAL que foi feito...
ao Sport Lisboa e BENFICA...
nos últimos anos em PORTUGAL ...
(simplesmente ADOREI o momento, estava à espera/torcer para que fosse o NOSSO RADONJIC a desferir o golpe final mas foi o Mitrovic jogador indicado por mim ao Benfica!
sabem porque ADOREI? porque não sou português, SOU BENFIQUISTA! e Portugal FORA do Mundial causará DANOS FINANCEIROS aos Grupos de Imprensa COFINA, GLOBAL MEDIA e IMPRESA
que tanto MAL tem feito ao BENFICA nos últimos anos para além desta Direcção da Federação com a nomeação do Fontelas Gomes por exemplo e que terá que CAIR ser DESTITUÍDA pois está a levar o futebol português para o ABISMO com a ARBITRAGEM no ESTADO CALAMITOSO em que está para além dos resultados MISERÁVEIS nos últimos Europeu e Mundial e agora nesta qualificação tendo em conta os jogadores que têm!)
por isso/isto OBRIGADO CATEDRAL!
e claro um agradecimento...
também à SÉRVIA...
O Renato Sanches tem os mesmos problemas do Taremi e do Evanilson, não conseguem um bom equilíbrio.
15 de novembro de 2021 às 18:50Há aqui gajos a comentar que são mesmo dementes mentais, e são uma vergonha como portugueses e como benfiquistas, Secalhar eu como portista também podia reclamar do porquê do André Silva só ter entrado para aquecer, porque é que o nelson Oliveira nunca joga... Mas não o vou fazer por duas razões, a primeira é que não sou demente mental, a segunda, é que por mim até pudia jogar a equipa titular do Benfica ou do Porto, nas mãos desta equipa técnica era igual ao litro ninguém rende nada ali, nada.
15 de novembro de 2021 às 20:58Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!