O buraco a que Jorge Jesus chama meio-campo
Vi isto n vezes esta época do Benfica e com o Famalicão, na 1ª parte, foi evidente:
enorme espaço entre setores e se o jogador rival passar os nossos médios cria logo um buraco de 30 metros.
A linha defensiva está sempre muito baixa. A controlar a profundidade quando devia ajudar a focar a pressão numa zona. Nenhuma equipa consegue evitar bolas longas nas costas, estamos demasiado concentrados nisso, e assim andamos a fazer pressão à tolo e, com este espaço todo nas costas dos médios, passado 1 segundo a bola já está numa zona completamente diferente, onde, obviamente, não está ninguém do SLB.
Temos a pressão sem bola menos eficaz dos 3 grandes. Só Weigl e JM fazem pressão alta. A equipa não acompanha. Algo tem de mudar: ou os avançados ajudam e deixam de ser vedetazinhas ou nem vale a pena Weigl e João Mário andarem feitos baratas tontas numa maratona.
Weigl e João Mário têm mesmo muita qualidade pois andam a fazer o trabalho de 3 ou 4. Mas é pena. Não é suposto ser assim.
18 comentários:
Concordo.
14 de dezembro de 2021 às 18:14Principalmente o Weigl faz uma extraordinária pressão com os olhos.
Deve ser o melhor do mundo, nisso.
Está à vista até de um cego nas coisas do futebol, mas o homem é o «mestre da tática». O nosso meio campo é um buracão, e dos mais fracotes que já tivemos.
14 de dezembro de 2021 às 18:33Grande Benfiquista Tiago,
14 de dezembro de 2021 às 19:06O Weigl tem de fazer o trabalho de 2 ou 3?
Discordo ou não andamos a ver os mesmos jogos...
E o ALFA SEMEDO foi para Guimarães...
Se na amanhã com o COVILHÃ já vamos ter dificuldades com a BRANCA de NEVE da BAVIERA a jogar...
Há que rezar para que no ANTRO da CORRUPÇÃO...
Não fiquemos pelo caminho...
PELO BENFICA...
PS-JÁ viste o ÁRBITRO para amanhã?
Nunca tinha ouvido falar...
Nem memorizei o nome...
O PROENÇA não quer o Benfica na FINAL FOUR claro...
Quer o SEU SPORTING a GANHAR outra vez...
Já não BASTAM as 3 que lhes OFERECEU...
São PRECISAS ainda MAIS...
O SPORTING do PROENÇA tem que ter mais TAÇAS PROENÇA que o BENFICA ÓBVIO...
O Weigl só tem de fazer o trabalho dele que é saber defender e pressionar, coisa que ele não faz. Ele não é bom a pressionar pois falta-lhe velocidade, físico para os duelos e agressividade. Não é por acaso que sempre tivemos mais sucesso com jogadores do perfil do Fejsa.
14 de dezembro de 2021 às 20:59Se é para ter ali um jogador que apenas não falhe passes não precisamos do Weigl para nada, vamos buscar um jogador mais barato e ainda sobre dinheiro para reforçar outras posições.
No meio campo precisamos de jogadores completos e não de médios que são bons num coisa e péssimos noutra.
a culpa não é do Weigl
14 de dezembro de 2021 às 21:16A culpa não é do Weigl, é de quem o mete a jogar a seis porque não falha um passe e consegue passar para a frente. O nosso meio campo é macio e não tem a ver com a qualidade dos jogadores mas sim com as suas características. O João Mário é um terceiro médio, um jogador de classe na definição, no último passe, a organizar mas não tem intensidade, agressividade e capacidade física para jogar como 8 num sistema a dois médios, ainda para mais quando tem ao seu lado outro jogador que nunca foi e nunca será um 6,mas sim um segundo médio num sistema a 3.O Weigl num meio campo a dois não tem capacidade fisica e atlética para andar em duelos, como também tem um fraca reacção á perda de bola, posicionamento e capacidade para recuperar a posição. Isto tudo fez com que JJ alterasse a sua forna de jogar de décadas, o 442, para um sistema de 3 centrais de forma a tentar amenizar as debilidades do nosso meio campo mas para isso, e aí tens razão, a defesa tem de subir mais mas por acaso com o Bayern a defesa até fez algumas vezes isso. Também não ajuda que muitas vezes dos 3 da frente não haja um com capacidade de decisão, é tudo em correrias loucas. Por exemplo, o Sporting tem Pote que faz muito bem esse papel e Taarabt no último jogo entrou para fazer isso mesmo, ligar o jogo, maior capacidade de último passe, maior apoio aos dois médios no processo defensivo. A culpa é só do JJ que não quis ficar com o Flotentino para irem buscar o Meite... Acharam que o Musrati era caro... Um meio campo com Musrati - Weigl seria muito melhor que este, com J. Mário pela direita, Rafa na esquerda e na frente Darwin/G. Ramos - Roman num 442.Tinhamos segurança no meio campo e criatividade, explosão e jogador de área no ataque.
14 de dezembro de 2021 às 21:33Obrigado Pedro Simões! Está tudo aí no que afirmas.
14 de dezembro de 2021 às 22:04A culpa é da falta de negros no meio campo, o bynia ainda é vivo? Mandem o cangalheiro coluna a casa dele
14 de dezembro de 2021 às 23:18Esqueci-me de um pormenor que pode fazer com que a defesa receie essas bolas nas costas... O Vlacko!!! O Vacklo é uma miséria a controlar as costas da nossa defesa. Há GR nas nossas equipas pequenas que o Vlacko deveria ver vídeos durante dias a fio... O homem não consegue sair da grande área e numa equipa como o Benfica é imprescindível que o GR funcione como um libero...
15 de dezembro de 2021 às 00:00A culpa não é do weigl.
15 de dezembro de 2021 às 00:01Também não é do Grimaldo. É da mãezinha deles, que os fez.
A culpa nao é do weigl , entao leva-o pra casa e nao o deixes sair para jogar!Burro!
15 de dezembro de 2021 às 00:37O weigl é o fura-redes do Benfica!
15 de dezembro de 2021 às 00:44Weigl e João Mário a fazer o trabalho de 3 ou 4? A culpa não é do Weigl Fura-Redes? Podes dizer que não é só dele mas também é dele. E para mim tendo em conta que é o 6 da equipa é principalmente dele.
15 de dezembro de 2021 às 00:52O Famalicão é o 15º classificado e como dizes conseguiu passar o nosso meio-campo com a bola controlada vezes sem conta. E não teve nada a ver com os avançados. A defesa depois faz o que tem de fazer quando um jogador está com a bola controlada de frente para eles. Tem de retirar profundidade.
Fazer pressão não é lá irem os 2. É lá irem para ganhar bolas. Mas principalmente o Weigl não ganha nenhuma. É constantemente ultrapassado ou deixa o homem a quem vai fazer pressão dar tranquilamente num colega. Depois a recuperar para trás é de uma lentidão atroz. Com o Sporting até deu pena de ver.
A verdade é que andamos a 2 anos com a conversa dos problemas no meio-campo mas curiosamente nunca tem a ver com Weigl. Com ele já jogaram Taarabt, Pizzi, Gabriel, Samaris, João Mário e mais 2 ou 3 esporadicamente. Por exemplo com o Arsenal até com 3 médios jogamos e o problema continua a não ser ele.
Quando um médio que custou 20M e que é o mais bem pago de sempre do Benfica não consegue dar conta do meio campo do Famalicão se calhar ele é mesmo um problema.
Se um dia não for tarde demais e ainda tivermos plantel para isso vai ver-se a diferença. Vamos voltar a ver o Benfica que em 6 anos ganhou 5 campeonatos.
O unico problema do Benfica é nao ter um trinco como deve ser.
15 de dezembro de 2021 às 04:02Metam um Central adaptado a trinco mais fixo que saiba sair a jogar.
Experimentam por o Ferro nessa posição por exemplo.
Nem que tenhamos de jogar com apenas dois centrais ou um 3º central mais subido sei la.
Precisamos do chamado pivot defensivo, da ancora que segura a equipa, a balança que equilibra o jogo, etc...
Talvez devessemos voltar ao 442 losango ou 433.
Mas façam alguma coisa ao menos mudem algo.
Já no proximo jogo
Boas fura,
15 de dezembro de 2021 às 07:07Bateste no ponto sensível deles, agora tens aqui a seita quase toda... maior problema do Benfica é a análise técnica-táctica só treinador e não individualmente o jogador A, B ou C...
Mas os acólitos do maior maluco dos blogs, não atingem e vão no mesmo discurso, como forma de branquear o treinador!
Veja-se o caso do "grande benfiquista zé pincel": começou a criticar o Jesus e o maluco já lhe fez o ultimato, ou deixa de o criticar ou vai para o cemitério virtual. E o grande pincel, remeteu-se à sua insignificância e acatou o ultimato, pois é um tipo muito benevolente...
Continuam a atacar a árvore e não a floresta!! Cambada de acéfalos!!
Carlos. Só sei de quem estas a falar porque anda sempre aqui alguém a copiar posts desse blogue. Agora não venhas para aqui chamar acéfalos a quem não pensa como tu.
15 de dezembro de 2021 às 12:50Este é realmente um assunto sensível. Parece que não se pode criticar o jogador. Aparece sempre alguém inteletualmente evoluido futebolisticamente a insultar quem vê no jogador um problema.
Acho que já todos percebemos que temos um problema no meio campo. Mesmo antes deste treinador. E ele faz parte do meio campo. É o jogador que mais jogou nessa posição. De resto temos andado a experimentar tudo para ver se alguma coisa funciona. Já se mudaram companheiros do meio-campo, já se mudou de sistema, já se alteraram dinâmicas defensivas. Só não experimentamos ir buscar um bom trinco e metê-lo a fazer uma série de jogos no lugar do Weigl. É que os anos vão passando e enquanto andamos a ver o que resulta e não resulta com o Weigl, são titulos que temos vindo a perder. Pior até do que os titulos é há 2 anos após a sua chegada e na época passada nem termos dado luta. E nesta já vamos ao Dragão em Dezembro encostados as cordas.
Portanto o meio campo é um buraco mas a culpa não é dos jogadores do meio campo. O meio campo tem sido um buraco com o Pizzi, o Taarabt e agora com o João Mário. Ia jurar que antes também jogávamos só com 2 médios mas o meio campo não era um buraco, se calhar a diferença não é no jogador do meio campo que joga mais à frente. Se um é maluco os outros não me parecem ser menos. Pelo que ganha e pelo que custou weigl é um flop. Quem o põe a jogar e quem o contratou ainda é pior que ele.
15 de dezembro de 2021 às 12:51Ohhh carlitos.... o weigl é que é bom pá. Os outros são todos fracos seu besta palerma corrupto duma figa. Tu és adepto dos porcos, sei bem quem és seu sanguinário. Vai lá pras Antas ou para o lumiar.
17 de dezembro de 2021 às 03:46Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!