Repetir um erro histórico colossal dá...
Porcaria! Tenho um grande respeitinho pela história e por tudo o que podemos aprender dela. Vem da minha formação académica. Se há algo que se aprende rapidamente é que um povo que não aprende com os seus erros e os repete sofre!
Sou um apaixonado pela história do Benfica claro está. Da sua história recente sou um profundo conhecedor. Assim, escrevo com toda a certeza: as duas piores fases do SLB nestes últimos 30 anos começaram em decisões iguais à que Luís Filipe Vieira tomou durante esta semana. O despedimento de Toni e o de José Mourinho. O primeiro começou uma travessia no deserto de 11 anos, o segundo fugiu para o FCP que em duas temporadas ganhou tudo o que havia para vencer.
Vieira vai contra os sócios, vende a ideia que não há dinheiro (mas anda a assinar contratos de patrocínio milionários) e tenta passar sem feridas de uma decisão que já há muito queria. A saída de Jorge Jesus. Nunca planeou ser campeão esta última temporada, queria que ela chegasse ao fim rápido para depois não haver problema em não renovar com Jorge Jesus.
Agora ele que não tenha dúvidas: a sua cadeira está posta em causa com esta decisão. Ou ganha ou perde, não há terceira opção. Se perder terá de dar lugar a outro. Os benfiquistas não são parvos. É urgente começar a construir um alternativa credível. Mais do que pela sua capacidade Vieira tem sido reeleito pela falta de um rival forte.
Muitos vão escrever que o Benfica é maior que qualquer homem. Claro que é! O ADN vencedor encarnado não depende do trabalho de um homem, segue sempre vivo. Mas para quê mudar? Mudar a pessoa (JJ) que melhor percebeu esse ADN nos últimos 30 anos. Por causa de dinheiro? O Benfica não é uma empresa, é um clube! Deixar sair um homem que ganhou 6 troféus nos dois anos do último contrato é um erro. Não recompensar a competência num mundo tão competitivo como o futebol é outro. Já para não falar em entregar esta oportunidade numa bandeja dourada a um eterno rival... Estas vitórias contam no mundo da rivalidade da 2ª circular, mais do que 3 pontos.
Não há aqui qualquer profecia da desgraça há uma constatação de factos. Vieira arrisca tudo e os benfiquistas têm de perceber isso, não há mandatos seguintes se esta aposta falhar.
5 comentários:
Pagas os 6 milhões, caro fura?
4 de junho de 2015 às 11:07Miguel
Eu sou Sportinguista e sinceramente... acho que o Sporting deu um tiro nos pés ao contratar o Jorge Jesus... 1º porque não vamos de certeza apresentar as mesmas infraestruturas que ele tinha no benfica e também porque nunca gostei da maneira dele estar no futebol... Ganhar é optimo mas não a qualquer preço... não de maneiras menos correctas...
4 de junho de 2015 às 12:22Esta decisão foi tomada durante os almoços com o amigo das Antas!!!
4 de junho de 2015 às 12:40Eu ganho o campeonato.
Mando o maluco embora
Tu ganhas o proximo campeonato e...
Dividimos o bolo das receitas de TV!!!
O prato foi cozinhado pelo amigo comum J. Mendes que garante que nos negocios dele ninguem fica a perder!!
Excepto os adeptos...
Marco Silva no Benfica
4 de junho de 2015 às 14:35Por favor assinem
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=marcosilvamisterslb
Paulo Oliveira
ate eu ca do fundo de portugal acho que foi uma decisão histórica ,pois o sr charlatã de verde estava a ficar com muitíssimos corpos estranhos..
25 de agosto de 2015 às 18:47RUA COM ELE FOI BEM FEITO ,O RESTO e circo e novidades das feiras ..
forçaaaaaaaaaaa presidente VIEIRA Forçaaaaaaaaaaaa RUI VITORIA forçaaaaaaa S.L.B.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!