sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Portugal é o país que pior distribui as receitas televisivas

Um estudo da UEFA revela que Portugal é o país que representa o maior desequilíbrio na distribuição das receitas televisivas.

Para se ter uma ideia, o campeonato português tem praticamente quatro vezes mais discrepância na distribuição de receitas televisivas do que o segundo país com maior disparidade.

"Portugal é agora a única maior liga europeia em que os clubes vendem os seus direitos televisivos individualmente, o que se reflete na enorme diferença entre os três principais clubes e os restantes. O racio de um clube grande para clube médio é superior a 1.500 por cento em Portugal, comparado com uma média de 240 por cento nas 24 ligas com venda centralizada", pode ler-se na décima edição do "The European Club Footballing Landscape".

De acordo com o números apresentados pela UEFA, e que dizem respeito ao ano de 2017, o campeonato português tem o sétimo maior mercado de direitos televisivos com um total de 126 milhões de euros. A liga inglesa foi a que gerou mais receitas (2,9 mil milhões), seguida da espanhola (1,2 mil milhões), italiana (mil milhões), alemã (820 milhões), francesa (617 milhões) e turca (295 milhões de euros).


Em média, cada clube da I Liga recebe 7 milhões de euros de receitas televisivas domésticas, muito atrás de um clube inglês (145 milhões), de um clube espanhol (62 milhões de euros) e até de um clube turco (16 milhões de euros).

Clubes portugueses são os que mais dependem de prémios da UEFA

O já referido estudo da UEFA revela que Portugal tem a Liga, entre os 20 principais campeonatos europeus, em que os clubes mais dependem dos prémios da UEFA: 23 por cento das receitas totais.

Por outro lado, a I Liga é das que menos vive das receitas de patrocínio, contrariamente à generalidade dos clubes das grandes ligas em que os patrocínios são a maior fonte de rendimento. Em contrapartida, tem uma grande dependência dos prémios da UEFA, o que não acontece nos outros campeonatos.

Tal como acontece em Inglaterra, Espanha, Itália, França e Turquia, a maior fonte de receitas do campeonato português são os direitos televisivos domésticos: 29 por cento.

Seguem-se os prémios da UEFA (23 por cento), os patrocínios (22 por cento) e a bilheteira (13 por cento).

FONTE

4 comentários:

Anónimo disse...

O que prova que a estratégia que o Benfica tem seguido nos últimos anos, sempre a melhorar as suas contas, sempre a tentar adquirir uma maior percentagem de receitas de patrocinadores de fora, assim como a contínua aposta na formação, é a mais correcta. Com resultados concludentes.

Pelo contrário, os nossos directos rivais estão cada vez mais dependentes das receitas de TV e, o que é pior, das receitas da Europa, o que os coloca numa situação de fragilidade já que se a centralização das receitas de TV for para a frente, irá haver uma maior distribuição de receitas pelos mais pequenos e serão eles que irão perder mais.

25 de janeiro de 2019 às 16:17
Anónimo disse...

Errado! Os clubes grandes são 97% da população é isso reflecte-se nas audiências. Mas acaso o Benfica tem de ter o que é seu de direito, por ter mais adeptos, par andar a sustentar clubes alinhados com o sistema corrupto? Já basta o que mamam à nossa custa, quando cobram balúrdios para entramos nos estádios deles e ainda sermos enxovalhados e impedidos de estar com as nossas cores!
Acaso os jogadores recebem o mesmo?Não, cada qual recebe o que produz, acaso clubes como o Feirense, sem menosprezo têm de receber milhões, e nós, que somos 60% temos de perder o que é nosso para alimentar clubes, que são, ainda por cima, satélites da corrupção?
Os clubes pequenos que cresçam e assim ganharão mais. Vejam o exemplo do Vitória de Guimarães, que já tem uma grande moldura humana na cidade e ambiciona ir à Europa. Se assim for, crescerá a nível de força, por si, não tirando aos outros.
Não confundir igualdade de oportunidades com a hipocrisia de nivelação de receitas, o Benfica, é, por seu mérito, o clube com mais adeptos, logo tem de receber mais. Senão, qual a vantagem de se ter mais adeptos?
Que veremos a seguir? Os pequenos quererão as cotas de sócios dos grandes? As receitas de bilheteira?
Esse discurso é o politicamente correcto dos coitadinhos, que na verdade obstaculiza Às reformas em Portugal e não ajuda esses clubes.
Eles crescerão se começarem a apostar numa formação de qualidade, potenciando talentos que vendam por bom dinheiro; voltarem a dar grandes espectáculos enchendo os estádios e ganhando sócios; indo à Europa e ganhando com isso mais dinheiro, lucros e prestígio. Não virem pedir aquilo que não produzem.
É o discurso pós-moderno do coitadinho, que se está a tornar na diabolização dos grandes...

25 de janeiro de 2019 às 17:32
Anónimo disse...

«A Taça da Liga nasceu com o pecado original do penalty fantasma assinalado por Lucílio Baptista e que deu o troféu a Quique Flores e ao Benfica. E se este ano tivemos um clássico para a história ao nível da qualidade de jogo e um equilibrado embate entre Braga e Sporting, certo é que o futebol em si ficou quase para segundo plano, pois assistimos a uma sinfonia de erros grosseiros de árbitros e VAR com o subsequente recital de presidentes a malharem nos homens do apito, voltando assim esta Taça a ser assombrada como no início do seu historial.

No vertiginoso e espectacular clássico, em que o Porto mostrou ser a equipa portuguesa com mais classe e solidez, o Benfica teve razões de queixa em alguns julgamentos. Porém, órfãos de Paulo Gonçalves, é óbvio que os encarnados estão a provar o sabor do próprio veneno. E quando Luis Filipe Vieira vem endurecer a voz, metendo chumbo grosso no discurso, alguém na comunicação do clube lhe devia lembrar que o próprio afirmou com soberba, noutros tempos, que «só os burros falam de arbitragem». Contudo, convém agudizar que as palavras violentas contra Fábio Veríssimo já levaram a que este pedisse licença por tempo indeterminado da sua actividade. Uma coacção óbvia do presidente do Benfica, um precedente grave, que põe em cheque futuras actuações de outros árbitros e que abre a porta para que qualquer dirigente exija a jarra para um juiz que não agrade ao seu clube. Algo que Frederico Varandas, bem e de uma forma eficaz, denunciou e condenou logo a seguir à vitória que possibilitou ao Sporting mais uma final.

Sem esquecer que Luis Filipe Vieira ainda foi taxativo dizendo que há «árbitros condicionados» e «ameaçados com as suas famílias». Ora, em vez de obscurecer as nuvens com esta nebulosa de insinuações, pois que indique os nomes e faça uma participação às autoridades competentes, senão, caímos apenas no domínio da verborreia para enganar papalvos e tudo continua como dantes no quartel de Abrantes. E era interessante também de saber quais as multas que Vieira e António Salvador – curiosamente que só explode e se revolta contra os do apito nos jogos com os leões porque noutros campos tem o comportamento de um qualquer Tutankamon - terão de pagar por linguagem indecorosa e ofensas, depois das tumultuosas e pouco serenas alegações. É que se pagassem multas à séria como na Premier League, o clima não estava tão crispado e ruidoso. E vejam bem, adorava escrever sobre dois interessantes combates em campo, já não tenho mais espaço. A péssima qualidade dos agentes desportivos em Portugal, árbitros incluidíssimos, impõe-se na agenda mediática e permite que a lama invada e suje o que o futebol tem de mais bonito: o jogo.

PS: uma palavra final para algo inadmissível. É escandaloso saber que os crimes pelos quais estava acusado João Vale e Azevedo, relativos ao desvio de verbas do Benfica de direitos televisivos prescreveram. Isto data de 1998 e 1999, 20 anos e não conseguiram levá-lo a julgamento. Diz muito sobre tudo o que se passa no nosso País à volta do futebol.»

Pois ficamos todos à espera de José Manuel Meirim, não é?!... É que se nos atrevermos a estabelecer uma relação entre os castigos aplicados a um presidente de um clube dos maiores da nossa praça, por umas rebuscadas e infelizes "graçolas" de mau gosto, e aquilo que ouvimos aos presidentes do Benfica e do Braga depois de afastados da Final da Taça da Liga, vão chover castigos para além de um ano!...

25 de janeiro de 2019 às 17:45
Anónimo disse...

Mas há quem tenha outras opiniões com as quais concordo. Desmistificar toda esta cartilha.


"Proença foi eleito à conta da promessa, aliciando os clubes pequenos com uma fatia maior do bolo à conta dos três grandes (e principalmente do SLB), uma medida que agradaria ao oligopólio Sport tv + Oliveiras, não só porque passava a ter de negociar apenas com um interlocutor (com todos os riscos inerentes ao escancarar uma janela para a corrupção e falta de transparência) como de uma assentada anularia a afronta do SLB ao romper com o status quo não renovando nem negociando novo contrato com os ditos, mas correu-lhes mal porque a iniciativa do SLB rompeu com o marasmo e abriu o mercado a outros operadores que se chegaram à frente e com isso beneficiaram também Porto e Sporting que à conta do precedente do SLB negociaram acordos muito mais vantajosos num mercado que valia cerca de 8M€/ano passou a valer 40M€.
Os clubes pequenos, testas-de-ferro de ocasião dessa vontade em aniquilar as pretensões do SLB tb acabam por não se sair muito mal pq tb puderam fazer novos contratos tendo como base a nova evolução do mercado.

A partir daí enfiaram todos a viola no saco e não mais se ouviu falar em centralização de direitos, porque por vias e travessas lá conseguiram almejar as suas pretensões e afinal a visão do SLB até permitiu normalizar a distorção de mercado vigente ao tempo, o que desde logo desmonta toda a argumentação e retórica apresentada pelos seus defensores e revela o verdadeiro propósito escondido que consistia apenas na perseguição aos interesses legítimos do SLB e da sua vantagem económica natural enquanto maior clube português, líder de audiências e de mercado.

Grande Vieira digo eu!!!!

26 de janeiro de 2019 às 12:35

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger