Mundial 2022 pode ter sistema de foras de jogo
Arsène Wenger, antigo treinador francês que desempenha funções de consultor da FIFA e tem projetado e sugerido várias mudanças no futebol, revelou que o Mundial'2022, no Qatar, poderá contar com um sistema automático de deteção de foras de jogo.
"Penso que o detetor automatizado dos foras de jogo estará pronto para 2022. Por automatizado, entenda-se, que será enviado um sinal imediato ao árbitro auxiliar, que terá um relógio com uma luz vermelha que lhe transmite se existe ou não fora de jogo nesse lance", explicou o antigo técnico do Arsenal, no programa 'Living Football', do canal oficial da FIFA.
Wenger explicou que o sistema permitirá reduzir o tempo de decisão dos lances por parte dos árbitros. "Atualmente existem linhas colocadas sobre os jogadores que permitem ver se estão ou não fora de jogo. Temos de esperar, em média, um minuto, mas por vezes ultrapassa o minuto e meio ou mais se o lance foi de difícil avaliação", explicou o gaulês, de 71 anos.
"Até hoje já vimos, muitas vezes, festejos de golos serem cancelados. E por isso pensamos que este sistema pode ser um passo muito importante. No sistema semiautomático a informação é transmitida ao VAR, mas este esforço vai no sentido de colocarmos à disposição os fora de jogo automáticos com a informação a chegar diretamente ao árbitro auxiliar", acrescentou Arsène Wenger.
2 comentários:
É o caminho certo para a intrujísse actual, em que o VAR manipula a frame conforme os seus interesses (em Portugal, já que em Inglaterra é diferente: para alám de terem mais fotogramas por segundo de imagem, fazem o zoom ao momento preciso do passe e só após este a frame detectada com rigor, fazem zoom out e traçam as linhas - correctamente calibradas para o ponto certo).
9 de abril de 2021 às 10:51Um colete/banda/sutiã GPS em cada jogador com um sensor no mesmo local - sensivelmente, já que a morfologia é didferente de jogador para jogador - por exemplo no centro do peito, e depois é deixar os sensoras actuarem.
Deixa de haver a situação da unha grande estar para lá do oponente, já que não há evidente benefício de infracção!!!
Foi o que aconteceu no lance do Gonçalo Ramos. Após a colocação das linhas, o jogador do Boavista ficou com a ponta do pé em fora de jogo e o Gonçalo Ramos passou a calçar o 52.
20 de fevereiro de 2022 às 09:55Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!