Azia!
Ok ok. Agora 2 semanas com esta azia...Um Benfiquista não pode ter 1 semana de glória.
E como é que o nosso estádio virou salão de festas para todos e mais alguns?
Nos últimos 3 títulos perdidos o Benfica esbanjou 33 pontos na sua casa.
Média de 11!
No total, nesses 3 anos, ficou a 21 pontos dos 3 campeões.
Por outro lado, nos 5 títulos mais recentes, perdeu, em média, 6 pontos no Estádio da Luz.
Infelizmente, este já começou a enguiçar...
9 comentários:
É o que temos: o Benfica de JJ & Rui «Preguiçoso» Costa...
4 de outubro de 2021 às 11:13Tiago, eu pedi o regresso do JJ...
4 de outubro de 2021 às 11:22Para ele fazer ao Weigl...
O que fez ao Nuno Gomes...
Em 2009/2010...
Nao o fez lixou-se...
E enquanto não o fizer...
Vai ter mais Portimonenses...
Vai-se continuar a lixar...
Eu sei o que digo...
Eu sei o que é a ALTA-COMPETIÇÃO
Há mais de 40 anos...
Conheço os jogadores, logo pelo olhar...
Falhámos muitos golos hoje?
Pois...
Tem tudo a ver...
Faltou personalidade para ganhar...
É o que dá jogar com meninos...
A meninice pega-se...
Aconteceu o mesmo que o Boavista na época passada lá...
Os algarvios levaram o jogo para o físico...
O árbitro deixou ajudou claro...
Vieram os nervos...
A ansiedade...
O medo...
Fomos à vida claro...
Isto é para se jogar com HOMENS!
Este era um jogo para os ELISEUS e FEJSAS...
Por causa da FORMA como os ALGARVIOS jogaram...
O Grimaldo até jogou bem a atacar...
Mas foi SOFT...
Era preciso AGRESSIVIDADE...
MALDADE até...
Não há...
O POSSIGNOLO sabia que era o Weigl que estava ali...
Por isso cabeceou à VONTADE/VONTADINHA...
Com CONVICÇÃO!
Tivesse lá o PALHINHA ou o AL MUSRATI...
E o possignolo tinha RECEIO...
Não abordava o lance...
Como se estivesse num TREINO...
O João Mário saltou o que pode no canto...
E Weigl fez tudo o pode no lance?
Claro que não...
Não fez oposição...
E foi a MEDO lá como SEMPRE!
E isso teve UM EFEITO POSITIVO no jogador do PIRTIMONENSE...
E um EFEITO NEGATIVO...
No VLACHODIMOS no lance...
É na EQUIPA TODA o RESTO do JOGO!
Eu ando há QUASE 2 ANOS a AVISAR...
NÃO ACREDITAM na LUZ...
O CAMPEONATO irá para o GALHETO de NOVO...
Isto que se passou hoje...
Já se tinha passado com o Barcelona e em Guimarães...
Mesmo com as vitórias...
Os SINAIS andavam TODOS LÁ...
E temos de entender algumas idiossincrasias...
Estatística interessante essa, e que reduz em boa parte todo o meu pessimismo após o resultado de ontem. Assim sendo, vemos que com 6 pontos perdidos em casa ainda podemos ser campeões, e que com 11 pontos corridos em casa já não somos campeões. Podemos "extrapolar" (atenção às aspas) e concluir que com 7 pontos perdidos em casa é possível sermos campeões, e que com 10 pontos perdidos quase de certeza não o seremos. Restam as opções de 8 e 9 pontos perdidos em jogos em casa que serão no primeiro caso uma probabilidade baixa de sermos campeões, e no segundo uma quase impossibilidade.
4 de outubro de 2021 às 12:07Pegando nos cenários mais optimistas podemos: não perder mais nenhum ponto em casa, e ficamos pelos 3 pontos perdidos; empatar um jogo ainda, e ficamos pelos 5 pontos perdidos; perder mais um jogo (de preferência não contra um adversário directo), e ficamos com a média de 6 pontos perdidos; e por fim o cenário mais arriscado, mas quanto a mim melhor do que mais uma derrota em casa, até podemos empatar dois jogos em casa e aí até poderá não ser negativo se for(em) contra adversário(s) directo(s).
Moral da história, temos que arrancar para outra série de 12 vitórias em 14 jogos nas diversas competições, aí penso que mantemos a liderança no campeonato. Mas se as duas não vitórias forem contra o Bayern, então de certeza que mantemos a liderança no campeonato, como também acredito que alargamos a vantagem.
Continuação:
4 de outubro de 2021 às 12:11Ou temos que ter uma nova série de 8 vitórias seguidas no campeonato. Nesse caso não perderíamos mais nenhum ponto até ao final da primeira volta, e até começariamos a segunda volta a ganhar. Um pouco à semelhança da primeira parte da segunda época do Bruno Lage.
Eu em termos estatísticos, não dou relevância aos pontos perdidos, em casa, ou fora de casa, porque valem três pontos na mesma, seja em casa, ou fora.
4 de outubro de 2021 às 12:44Mas já dou relevância aos pontos perdidos em 34 jornadas, porque esses pontos perdidos, é que irá sempre determinar o campeão.
A partir da temporada 2014/15, os campeonatos voltaram a ser disputados em 34 jornadas, e os últimos 7 campeões, perderam em média 17 pontos em 34 jornadas.
últimos 7 campeões, em campeonatos com 34 jornadas:
2014/15 Benfica 85 pontos, 17 pontos perdidos.
2015/16 Benfica 88 pontos, 14 pontos perdidos.
2016/17 Benfica 82 pontos, 20 pontos perdidos.
2017/18 FC Porto 88 pontos, 14 pontos perdidos.
2018/19 Benfica 87 pontos, 15 pontos perdidos.
2019/20 FC Porto 82 pontos, 20 pontos perdidos.
2010/21 Sporting 85 pontos, 17 pontos perdidos.
Em tese, o Benfica até final da 1ª volta, perde no total 8 pontos, equivale por dizer que o Benfica na 2ª volta, tem uma margem de 8 a 9 pontos para perder pontos, e ser campeão.
A estatística dos últimos 7 campeonatos, com 34 jornadas, demonstra que o campeão, perde em média 17 pontos, mas Benfica e FC Porto somaram 88 pontos (pontuação máxima), e apenas perderam 14 pontos (Benfica em 2015/16 e, Porto em 2017/18), já em 2016/17 e 2019/20, Benfica e FC Porto, somaram 82 pontos (pontuação mínima), e perderam 20 pontos.
Resumindo, e concluindo, nos últimos 7 campeonatos, disputados com 34 jornadas, os campeões perderam em termos médios 17 pontos.
Obrigado pelo update de informação, caro Anónimo das 12:44.
4 de outubro de 2021 às 13:45E sim, em princípio 17 pontos perdidos chegam para se ser campeão, mas já tivemos o Sporting em 2016 e o Porto em 2018 com respectivamente 16 e 17 pontos perdidos e não foram campeões. Portanto já aconteceu os 17 pontos perdidos e até menos não chegarem para se ser campeão.
4 de outubro de 2021 às 14:02Poderíamos de um forma algo grosseira fazer as contas destas 8 jornadas para 34, (a propósito há pouco dei uma jornada a mais no campeonato, mas foi um "honest mistake", como já vamos no 15º jogo oficial da época confundi-me), e nesse caso a actual média de 3 pontos perdidos a cada 24 permitiria ao Benfica ter (quase) 13 pontos perdidos no fim do campeonato, mas também fazendo essas contas para Porto e Sporting daria apenas 17 pontos perdidos para os dois.
Confesso que esse cenário, Benfica campeão e campeonato em aberto até à antepenúltima ou mesmo penúltima jornada do fim, é algo que assino já por baixo. Tirando o campeão ser o Benfica, penso que também seja um cenário que agrada aos responsáveis do futebol português.
Mark Trencher, até ao final desta 1ª volta, quando habitualmente se faz um mini-balanço do campeonato, mas recordo que até lá, restam 9 jornadas, com Braga e Sporting na Luz, e uma visita ao Dragão, podendo ainda surgir até dezembro, outro "portimonense" no caminho do Benfica.
4 de outubro de 2021 às 14:11Por exemplo, dia 3 de dezembro, teremos Benfica/Sporting na Luz, se nessa jornada tivessemos 4 pontos de vantagem sobre o Sporting (como já tivemos na semana passada), seria um derbi dramático para o Sporting, e de enorme pressão, porque perdendo, ficariam a sete pontos do Benfica, mas infelizmente, essa vantagem e almofada pontual foi ontem perdida.
Boas caro Anónimo, esse raciocínio de que a diferença de um ponto para Porto e Sporting é em nosso desfavor está correcto quanto a mim, e também concordo com a ideia de que receber o Sporting a quatro ou mais pontos é meio caminho andado para um vitória contra eles. E há de facto a situação de termos as visitas a Braga e Porto, onde normalmente deixamos pontos mais na segunda cidade que na primeira, mas pensar que o Benfica não irá perder mais pontos até ao fim da primeira volta talvez seja estar a ser demasiado optimista.
4 de outubro de 2021 às 21:08Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!