A centralização dos direitos TV
Pedro Proença tem vendido a ideia da centralização dos direito TV mas até agora prometeu 1 bolo que não mostrou como se iria alcançar. Onde estão os estudos que mostram como se aumentam as receitas e onde estão os parceiros que estão interessados em comprar?
Esta ideia de que só por os outros países terem conseguido aumentar as receitas pela centralização não é certa. Até porque os mercados e os canais de desporto já estão saturados, nesta altura.
Basta ver que os horários nobres dos canais desportivos já têm 6 ou 7 canais a darem jogos ao mesmo tempo. O que leva os transmissoras a abandonar o que já transmitem para dar a Liga BWIN?
Vão passar em horários não nobre? Vão pagar muito mais para isso? claro que não.
O único mercado em que se pode crescer é o africano e asiático. O africano não tem muito poder de compra e é instável, o asiático não conheço para ter opinião.
Parece evidente que com o cenário da centralização dos direitos TV, para os 3 grandes, o futuro imediato seria pior do que melhor.
Não é uma conta difícil de fazer: se as TVs não geram mais receita com o produto, se (mantendo a racionalidade da gestão) não vão pagar mais por ele e se a ideia é distribuir o dinheiro de forma mais justa por todos, então os que agora recebem mais deverão passar a receber um pouco menos, de forma a que os que recebem quase nada possam receber um pouco mais.
Teríamos uma Liga mais competitiva? Talvez. Duvido. Muitos dos presidentes atuais dos clubes pequenos nem 10€ lhes confiava, quanto + uns milhões.
No meio de toda esta trapalhada temos todos uma certeza: tudo isto é feito para salvar a Sporttv. Tenho para mim que os interesses de Oliveira e companhia são distintos dos do SL Benfica.
3 comentários:
Para os interessados neste tema leiam o estudo do Servir o Benfica:
8 de março de 2022 às 19:08https://www.servirobenfica.pt/uploads/1/3/3/2/133248124/sob-esincdtp.pdf
e o texto do António Tadeia
https://tadeia.substack.com/p/a-centralizacao-e-a-guerra-que-ai?s=w
"Teríamos uma Liga mais competitiva?"
8 de março de 2022 às 19:52Com o actual panorama diretivo dos clubes, com tantos trafulhas, duvido!
A Centralização dos Direitos Televisivos não é uma opção: é uma EXIGÊNCIA da UEFA.
10 de março de 2022 às 09:22Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!