Bolha?
Os clubes europeus com maior dívida (Deloitte):Barcelona - 1.35B
Juventus - 900M
Tottenham - 826M
Inter - 702M
AC Milan - 666M
Real Madrid - 662M
Arsenal - 625M
Atletico - 523M
FC Porto - 514M
Os clubes estão a comportar-se como países. Mas eu acho que um dia alguém vai ter de pagar a conta.
E, sim, neste momento, podemos pensar que basta vender ativos/jogadores e salvamos estes clubes mas a trajetória de subida destes valores tem sido impressionante. E daqui a 10 anos? Não há um FMI ou uma UE como para os países ou um xeique em todas as esquinas
12 comentários:
Quando o Glorioso tinha a maior dívida tuga era sempre notícia, fosse pra desviar as atenções dos dragartos ou apenas por pura provocação e achincalhamento. Agora como são os Fruteiros, já não interessa a está CS amestrada. Mto medo do velho corrupto Impune e da sua guarda pretoriana armada de facas cobardes e assassinas. O pior é q nunca ser obrigados a reduzir a dívida e mto menos liquida-la. Ainda mais estranho….são os Credores q não se manifestam, bancos sogaditos e máfia burguesa do oporto scampia city.
31 de maio de 2022 às 21:12Nunca irão ser obrigados……Biba a batota, a fraude, a putaria e a amarelinha, somos Porco, somos Porco.
31 de maio de 2022 às 21:14Isto hoje em dia é assim...
31 de maio de 2022 às 22:38Quem quer ENTRAR na televisão portuguesa e GANHAR dinheiro na mesma tem que INSULTAR o BENFICA!
É um FRANCHISING que o RUI SANTOS abriu/iniciou há 20 ANOS...
De NAZISMO...
ANTISSEMITISMO...
Ao BENFIQUISMO...
SANEARAM o lagarto LUÍS VILAR porque disse umas VERDADES sobre os CORRUPTOS CEDOFEITAIS foi?
Duvido que vá para a CMTV...
O VÍTOR PINTO vai BLOQUEAR a entrada dele lá...
Avaliar passivos sem avaliar ativos não é, normalmente, bom exercício.
31 de maio de 2022 às 23:30Uma empresa ou clube pode ter um passivo elevado, em valores absolutos, se tiver ativos que o cubram.
Mas, no caso particular do fcPorto, o que o R&C afirma é… que o ativo é 200M de euros inferior ao passivo.
E isso é absolutamente alarmante. Porque seriam precisos 200M de mais-valias (não é de receita, é de mais-valias) para sanar este buraco enorme.
E… nunca, de modo algum, o fcP conseguirá fazer 200M de mais-valias sem destruir o que existe.
Hipoteticamente… se vendesse, a preços de transfermarkt, os 9 jogadores mais valiosos do plantel - Otávio, Vitinha, Fábio Vieira, Diogo Costa, Evanilson, Taremi, Pepê, Uribe, João Mário - atingiria… 200 Milhões de receita. Repito, receita. A essa, teria que descontar comissões, mais a diferença do valor do passe (em ativo) e taxas de formação. Mais, o fcP não detém a totalidade do passe de muitos destes jogadores, pelo que nem este valor cairia nos cofres do clube. Acresce ainda que vários destes jogadores estão a entrar na fase final de contrato, pelo que o poder negociar do fcP é, nesses casos, baixo.
Com proveitos operacionais insuficientes para cobrir as despesas, absolutamente dependente das receitas champions para break even anual… tudo é um cenário calamitoso.
Mas a comunicação social insiste em ignorar a profunda crise financeira dos azuis e brancos…
Completamente falidos amigo, empurram com a barriga e vão deixar mts calotes depois daquilo rebentar. É para breve, e quase q vamos ter pena deles…
31 de maio de 2022 às 23:38O FCP está sempre falido e decadente, mas depois aos 94 minutos sai tudo pela porta do cavalo, estadio a fora.
31 de maio de 2022 às 23:52Vejo aqui os magrebinos todos excitados com a divida do F.C.Porto mas esquecem que o SLB no mercado deJaneiro comprou zero jogadores e recentemente fez um emprestimo obrigacionista, significando isso que devem estar numa excelente saúde financeira de fazer inveja. Continuem a comer gelados com a testa que a gente agradece.
1 de junho de 2022 às 08:56Que nao se classifiquem para a Liga dos campeoes que vão ver o abismo onde vão cair.
1 de junho de 2022 às 09:33Fura-redes
Não são dívidas, são passivos.
Há uma diferença.
Os clubes estão todos falidos mas ainda mexem e alguns já só estrebucham.
Estávamos a discutir as contas do fcP, mas também poderíamos discutir a saúde financeira do Benfica.
1 de junho de 2022 às 09:40Sem gelados na testa, porque não é preciso. Há relatórios e contas publicados e auditados - basta saber ler e ser versado em finanças.
Que já entendi que o anónimo não é, por criticar o facto de o Benfica ter feito um EO… como se isso fosse um problema.
Pois então… o Benfica tem aproximadamente 150M de CP positivo. Significa isto que o Ativo do Benfica suplanta o Passivo neste valor. Por oposição com o do fcP, em que o Ativo é cerca de 200M mais baixo que o Passivo.
Tanto Benfica como fcP como Sporting financiam-se, hoje em dia, com empréstimos obrigacionistas. Um EO é um instrumento financeiro, como outro qualquer. Mais em voga, porque os bancos deixaram de emprestar dinheiro aos clubes.
Um EO é só isso e nada mais. Alavancagem. Acesso a cash.
Preocupante é, novamente… o caso do fcP. Pq os juros pagos pelo EO azul e branco é muito superior ao pago por Benfica. Pq o fcP já falhou no prazo de reembolso de um EO anterior, adiando-o 1 ano. Pq o fcP acaba de fazer novo EO, onde pediu aos subscritores do anterior EO para converter os seus títulos neste novo - uma admissão camuflada que iria ter dificuldade em pagar o anterior.
Nesta comparação, importa tb dizer que a leitura do R&C do último semestre do Benfica não tem correções, nem alertas para o mercado.
Já o mesmo não acontece com o do fcP, que informa ter feito correções de dezenas de milhões de euros, por contabilização indevida dos direitos dos atletas trocados com Guimarães e Sporting. Ao que se soma, ainda, o expediente usado para contabilizar o passe de Otávio na renovação do atleta, que está sob análise do fisco - e tudo aponta ser ilegal.
Pode também ver qual o volume de ativo e passivo corrente. E assim perceber que o fcP precisa de cash sofregamente, para cumprir as suas obrigações - e mesmo assim tem sido sistematicamente avisado pela UEFA, por incumprimentos vários com outros clubes.
O bizarro é tudo isto ser público, mas não ser comentado pela CS.
E depois… damos com pessoas desinformadas ou com pouca educação financeira a comentar contas e a comparar o incomparável.
Porque será que a CS não fala disto. Porque será que não perguntam se o fcP saiu mesmo da alçada do fair play UEFA? Já notou que não houve comunicação oficial do organismo? E que, mediante as correções apresentadas no último R&C… o fcP automaticamente estaria de novo em incumprimento… e teria prestado informações falsas?!
Não é tema para os jornais investigarem?!?
Brilhante texto (09.40m), mas vivemos num país do faz de conta onde todas as instituições (+ poder político e Jurídico) têm medo dessa agremiação do crime organizado, que dá pelo nome de fóculporto.
1 de junho de 2022 às 14:53Só não entendo como a as finanças do Benfica são tão superiores às do F.C.Porto e o Benfica nem dinheiro teve para comprar um jogador no mercado de Janeiro e recentemente fez mais um emprestimo obrigacionista.
1 de junho de 2022 às 15:50Quanto à leitura do R&C feita pelo anonimo das 9.40, é natural que ele como simpatizante do SLB pinte de cor negra os resultados do F.C.Porto e de cor colorida os resultado do SLB. É a mesma coisa que esperar que um comunista fale bem do sistema capitalista.
Acredito que não entenda as finanças do Benfica como superiores às do Porto.
3 de junho de 2022 às 23:54Mas tem forma de o fazer. Basta ler o R&C de um e outro clube. E colocá-las lado a lado. Depois, use o diapasão que quiser. Avalie o balanço, o valor do Ativo e Passivo. Avalie o Ativo e Passivo Corrente. Avalie o serviço da dívida. Avalie os proveitos operacionais, custos operacionais e as suas componentes.
Está lá tudo.
Não sei porquê constata que o Benfica “não teve dinheiro para comprar um jogador no mercado de inverno”. Como se fosse obrigado a comprar para provar o que diz. Como se o Benfica não tivesse, isso sim, um problema de dimensão do balneário. Como se o mercado europeu tivesse estado fértil.
Também não entende o porquê de um Empréstimo Obrigacionista. Aqui, lamento, mas não vou explicar - não tenho que dar aulas a quem não entende o que são finanças. A afirmação é apenas parva, de quem não sabe o que é o conceito de tesouraria. Um EO representa acesso a cash. E basta saber um pouco de como o negócio futebol funciona (ou… ler um pouco, para aprender) e entenderia que todos os clubes, no mundo, se defrontam com pouco cash - dado que ainda se sentem os efeitos da pandemia e da redução da receita do Match Day, aliado ao facto de toda a banca portuguesa ter fechado as portas ao financiamento de clubes desportivos.
Finalmente, acusa-me de leitura enviesada dos R&C de um clube e outro. Seguramente haverá alguma - não nego a minha preferência.
Mas, felizmente, a matemática é uma língua universal - e as contas dos clubes são públicas e auditadas.
Não preciso de pintar nenhum número de uma cor.
O CP do Benfica é mesmo +150 Milhões de euros.
O CP do fcP é mesmo - 200 Milhões de euros.
A cor é a mesma. Os valores até são semelhantes.
O sinal é que é diferente.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!