"O Benfica da ilusão"
Grande texto de João Pinheiro, membro da comissão de revisão estatutária do Benfica.
Vale mesmo a pena ler.
Fico preocupado com a parte: «uma revisão de estatutos que quer “parar o vento com as mãos"».
Um dos membros da comissão escrever isto é mau sinal
«O Benfica da superação e o Benfica da ilusão
Dizem que há vários Benficas a partir da grandeza inquestionável do Sport Lisboa e Benfica, o ainda mais popular clube da lusofonia. Identifico, pelo menos dois, o Benfica da superação e o Benfica da ilusão. O Benfica da superação enfrenta, e na maior parte das vezes vence, desafios quase insuperáveis. É o Benfica deste fim de semana que ergue troféus internacionais no andebol, perante oponentes de outra dimensão financeira, ou triunfa contra a máfia instalada no futebol português. É o Benfica de Fernando Pimenta, Pichardo ou Telma Monteiro. O Benfica das equipas que disputam títulos sem que os seus atletas tenham contratos assegurados ou valores condignos. É um “Benfica família”, o verdadeiro e pluribus unum.
Depois há outro Benfica, o das ilusões ou “Benfica indústria do futebol”. É um Benfica de alma descolorida (como o emblema dos equipamentos) e sem mística, um clube de derrotas previsíveis e programadas, com uma comunicação de suporte que se assemelha a um “help desk” quando falha o servico. Este Benfica gosta de faturas de serviços que não consome, paga intermediários sem intermediação de valor acrescentado, contrata profissionais de futebol sem critério e vende porque tem de vender, já que não precisa de ganhar sempre. É um Benfica de duas cabeças e mais apêndices mas com cartões de socio(a) a menos na sua numerosa administração. É um Benfica de conflitos de interesses que prefere obrigacionistas a sócios. Esses são detestáveis, especialmente quando pedem uma auditoria que nunca se realizará (aos contratos de segurança, limpeza, manutenção, por exemplo) e uma revisão de estatutos que quer “parar o vento com as mãos”. É um Benfica que de indústria só tem a ferrugem, que emperrou um movimento de vitória para melhor olear o serviço da dívida ao Novo Banco. E fez a pior gestão financeira da crise sanitária que se observou em Portugal. Tudo isto a propósito das 10 prioridades de Domingos Soares de Oliveira.
Nenhuma tem o Benfica por real fundamento. Não identifica os problemas da arbitragem e da disciplina como fatores de desigualdade competitiva. Não requer mais transparência na prevenção do doping. Não enquadra na agenda mediática a obrigatoriedade de declaração clubística como condição de aferição para exercício de funções de soberania. Não tem uma ideia ou proposta sobre a repressão do crime relacionado com a “indústria”, mesmo sendo alvo de hediondos crimes e ilícitos de concorrência desleal. Alheia-se do fair play financeiro, que é tão ou mais importante que os salários tabelados. Não questiona o modelo de governo dos clubes e o enquadramento dos associados no mesmo. Nem o quadro de responsabilidades de gestão danosa desportiva. Questiona a gestão da retenção de talento, que se faz com melhores condições de desenvolvimento de carreira, mas não se opõe ao desperdício de recursos em comissões que esvaziam as contas bancárias dos clubes. Quer discutir o formato de competições sem uma política definida para contrariar a influência do Porto na Liga e na Federação. Preocupa-se com os ativos digitais mas não se pronuncia sobre branqueamento de capitais no futebol e nos “clubes-nação”, que tomam o controlo dos clubes históricos. Não se debruça sobre a gestão da marca dos clubes por estruturas sobre pseudo-profissionais. E sobre a duplicidade de papéis na gestão de direitos de transmissão televisiva, nem uma palavra. Aguça o apetite sobre o futebol feminino cujo investimento inicial desdenhou. E que continua a desdenhar tendo em conta os valores que são impostos para renovações de contratos ou que se paga à treinadora de futebol sénior.
Este Benfica de ilusões é perigoso. Viciado em poder e contrário a vinculações estatutárias. É um modelo B-Sad não é um Benfica Eterno que temos obrigação de continuar a defender.»
15 comentários:
excelente texto
1 de junho de 2022 às 10:51O Real Madrid, anda a contratar NEGROS...
1 de junho de 2022 às 11:21Rüdiger e Tchouaméni são os dois últimos...
O Real Madrid anda a fazer...
O que eu há anos ando a pedir ao BENFICA para fazer...
Mas lá dentro do BENFICA não me querem ouvir...
Insistem e persistem no erro...
Gostam de meninos das finas Baviera ou Flandres...
E depois os resultados está á vista de todos...
O senhor Schmidt vai também ser boicotado como foi JESUS...
Se não despachar o Weigl vai ser mais um ano em branco...
Já recomendei aqui o ZAIDU, o AL MUSRATI, o ALFA SEMEDO, ou o BETO...
Mas lá dentro do BENFICA vivem num AUTISMO COMPETITIVO atroz...
O RUI COSTA nasceu em março de 1972...
Eu nasci em abril de 1972 sou mais novo uns dias...
Só que o RUI COSTA nasceu na Damaia...
Eu nasci na COSMOLITA LUANDA e tenho MUNDO...
Na páscoa completei 50 anos de vida...
E conheço e sei o que é ALTA COMPETIÇÃO há 40 anos...
Perguntem ao Boto que me quis levar com ele para a UCRÂNIA e agora para a GRÉCIA...
Mas eles dentro da Luz não me querem ouvir...
E não querem aceitar as minhas indicações/recomendações...
Só para dizerem que eu não tenho razão...
Texto notável este do João Pinheiro. Está aqui TUDO. Também estranhei essa referência aos estatutos. Que se passará?
1 de junho de 2022 às 11:47Excelente.
1 de junho de 2022 às 11:55Tudo dito.
Assustador para o futuro do SLB!!!
Assustador? Não se vê porquê. Sendo, ainda, dos sócios, o SLB tem de mobilizar-se sempre que cada direcção não estiver à altura dos pergaminhos.
1 de junho de 2022 às 12:14"Sendo, ainda, dos sócios, o SLB"
1 de junho de 2022 às 12:28Cá está, o Benfica da ilusão... Mas só é enganado quem quer.
Dizes bem, está 'aí'. E por isso as tuas intervenções iludidas.
1 de junho de 2022 às 12:51"Sendo, ainda, dos sócios, o SLB tem de mobilizar-se sempre que cada direcção não estiver à altura dos pergaminhos"
1 de junho de 2022 às 13:02A militância foi assassinada por Vieira e sua trupe (muitos deles ainda por lá continuam). O Benfica já deixou de ser dos sócios há muitos anos.
«A militância foi assassinada por Vieira e sua trupe (muitos deles ainda por lá continuam). O Benfica já deixou de ser dos sócios há muitos anos.» Falso. Consulta a blogosfera e ainda encontras bastantes. Assumir o término de algo é a melhor maneira de nem se dar ao trabalho de fazer qualquer coisa.O SLB ainda é dos sócios. Há que mudar é a mentalidade dos mesmos e aguardar pela revisão dos estatutos, para perceber que direcção é esta que está lá há uns 'meses'.
1 de junho de 2022 às 13:19Eu não sou benfiquista, mas até eu já percebi que o grande, grande problema do Benfica é não dar ouvidos ao dr. Coluna. E pior do que não dar ouvidos ainda fazem coisas de propósito para o contrariar. Enquanto insiste tem. Neste braço de ferro com o dr. Coluna, o benfas não irá ter sucesso 🤦♂️
1 de junho de 2022 às 14:00🥴🍷🥴🍷🥴🍷🥴🍷🥴🍷🥴🍷🥴🍷🥴🍷🥴🍷🍷🍷🍷🍷🍷🥴🍷🐈🍷🐈🍷🍷🐈🍷
Há muitos anos que este blogue é lido lá dentro no BENFICA...
1 de junho de 2022 às 14:25Quem dá 10 MILHÕES por uma FLORIBELA da BAVIERA... QUEM?
Eu acho que nem OFERECIDO alguém o vai querer...
Basta olhar para ele...
Eu conheço-os só pelo OLHAR...
Quando vi o MEITÊ pela primeira vez a chegar a TIRES...
Disse logo este não ENGANA...
O Zé Pincel está aí pode confirmar...
Agora o WEIGL vê-lo a andar/correr...
Quem quer AQUILO na sua PRÓPRIA EQUIPA?
O LAGE quer o PALHINHA...
O JESUS quer o WILLIAM CARVALHO...
O VERÍSSIMO se for para a ARÁBIA como se falou, as NÃO FOR BURRO que nem uma PORTA, vai PEDIR o URIBE ou o UGARTE...
E a JULIANA das meias-altas da BAVIERA...
Foi SEMPRE TITULAR com os 3 na LUZ...
Bem isto é um MISTÉRIO...
MAIOR que o de LOCH NESS...
Ou do JACK the RIPPER...
Independentemente de Clubismo está o SER HUMANO, e o CORRUPTO MÓR manipulou e manipular o nosso futebol: arbitragem, PFP, Liga etc, ainda hoje ouvi Fernando Santos, um benfiquista, mas daqueles que funciona dentro do sistema, óbviamente tirando vantagens disso, questiona pelo jornalista pelo caso do Otávio e Diogo Costa na seleção branqueou a situação, assim como já tinha branqueado a FPF e a LIGA, portanto tudo normal, legal, etc. Frederico Varandas,incomoda, tem a folha limpa, é integro, tem princípios, valores, quer se goste ou não, quer seja do meu CLUBE Benfica ou não, foi dos poucos que chamou e pegou o touro pelos cornos, teve a coragem de assumir que a CORRUPÇÃO à PINTO DA COSTA é nefasta para o futebol, que a personagem tem um legado que não ´tão cor de rosa como o pinta os seus acólicos, muitos deles fanáticos, outros por interesses. Devem ser feitas alterações no nosso futebol nomeadamente na arbitragem, a LIGA ter protocolos com outras ligas para termos árbitros e VAR estrangeiros arbitrando os nossos jogos, para termos menos roubalheira, no nosso GLORIOSO, oiço uns gritinhos, alguma propaganda, alguns projectos, mas pouco barulho à volta desses assuntos mais pertinentes que impliquem alterações profundas, dar uns gritinhos depois dos jogos, uns murrinhos na mesa é POUCO !!!
1 de junho de 2022 às 14:58a maior ilusao de todas é a m** do weigl!!
1 de junho de 2022 às 14:59O fernando Santos era benfiquista, ate ao dia que foi despedido no primeiro dia da época e foram buscar um bêbado a Espanha
1 de junho de 2022 às 17:27Tudo dito, João Pinheiro. Num texto excelente.
4 de junho de 2022 às 20:13Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!