sábado, 12 de novembro de 2022

Um novo modelo competitivo

A Cimeira de Presidentes da Liga, que decorreu no edifício da Alfândega, no Porto, terminou com algumas notas a destacar.

Sabendo-se que o futebol profissional em Portugal vai mudar a partir de 2024/2025, em linha com as alterações que a UEFA introduzirá nos calendários das competições europeias, especialmente na Liga dos Campeões, que passará a contar mais jogos, foi descartada, todavia, pelos clubes uma eventual redução das equipas nos campeonatos profissionais, que continuarão, desse modo, a contar com 18 participantes. E com um campeonato semelhante, a duas voltas.


Os calendários, recorde-se, serão substancialmente mais apertados, pois os jogos europeus passarão a estender-se por mais quatro semanas.

Desse modo, a Taça da Liga vai mudar radicalmente. Passará a haver apenas a final four, com quatro clubes, ou seja, os quatro primeiros classificados da época anterior. A ideia da Liga é disputar essa competição, reduzida a quatro clubes, fora do país. A Taça de Portugal também deverá sofrer alterações, mas cabe à FPF comunicá-las. Eliminar as duas mãos nas meias-finais é uma das possibilidades propostas pela Liga para encurtar o número de jogos.

Já sobre a centralização dos direitos TV, Pedro Proença propõe que: "O modelo a seguir pode ser o da La Liga, em que 50% das receitas é distribuída equitativamente, 25% pela performance desportiva da época anterior e os restantes 25% através da implementação das marcas dos clubes no país"
No que toca aos seguros, uma das novidades saída desta Cimeira de Presidentes é que o valor a pagar pelos clubes será cerca de 40% inferior.

A Liga vai entretanto criar um mecanismo de controlo aos gastos dos clubes, impedindo-os de gastar acima das possibilidades. O cumprimento dessas regras será determinante para que os clubes possam receber as verbas

9 comentários:

Anónimo disse...


"A Liga vai entretanto criar um mecanismo de controlo aos gastos dos clubes, impedindo-os de gastar acima das possibilidades."

Já sabemos onde isto irá parar.

A contabilidade irá ser falsificada para que se possa gastar mais em contratações.

Obviamente, a Liga com os seus mecanismos de controlo não irá mexer uma palha perante as falsificações e, mais cedo ou mais tarde, irá tudo parar aos tribunais que irão demorar anos a decidir casos simples de falsificação de contas.

Entretanto, dirigentes irão ser substituídos e os novos dirão que não têm nada a ver com isto e que havia mecanismos de controlo da Liga que não actuaram.

Depois irão legislar em causa própria para não haver penalizações e assim irão ganhar novamente fôlego para novas falcatruas.

PALHAÇOS
FDPs
SUÍNOS

12 de novembro de 2022 às 11:51
MP disse...

Centralização de direitos nunca. Que o Benfica se insurja contra isso. Já bem basta termos Campos sempre inclinados a favor do fcp

12 de novembro de 2022 às 12:44
JotaPê disse...

Na questão da centralização dos direitos, já sabemos quem vai ser mamado.

De resto, o pulha que está a presidente do clube que devia ditar as leis, será comido em todas as decisões que se tomarem. E mais: com o beneplácito do dr. domingos.

12 de novembro de 2022 às 13:03
Anónimo disse...

1-O (Pedro) Pinho da mala e o fugitivo de Vigo!
Primeiro soubemos, sem capas de jornais, que o empresário Pedro Pinho foi condenado a dois anos de prisão, com pena suspensa, pela agressão a um jornalista da TVI, no estádio do Moreirense. Dias depois ficamos a saber, sem capas de jornais nem aberturas de telejornais, que o Ministério Publico realizou novas buscas no âmbito da Operação Prolongamento em que Pinto da fruta foi o alvo principal. Em causa, segundo as envergonhadas notícias, estarão negócios imobiliários entre o presidente do foculporto e um sócio do grupo DESFO, detentor da cadeia de lojas Hôma. Ora como a MDCSDQT entende que os assuntos da justiça referentes ao clube da fruta, ao contrario das tosses do piriquito de Luis Filipe Vieira, não têm qualquer interesse jornalístico, fica este texto que dediquei ao Pinho da mala e ao seu compadre da fruta no livro A LIGA DA FARSA E (TODAS AS) OUTRAS HISTÓRIAS DO FUTEBOL PORTUGUÊS»...
«...Depois da tourada (mais uma) no relvado, no final do foculporto 1-1 Moreirense, com a trupe do clube da fruta a destratar Hugo Miguel por este só aos 86 minutos assinalar o penálti desbloqueador de resultados, os ânimos voltaram a exaltar-se fora do Parque Desportivo Comendador Joaquim de Almeida Freitas, onde um repórter de imagem da TVI foi agredido por Pedro Pinho nas imediações do autocarro do foculporto. Tudo aconteceu perto do parque de estacionamento do recinto, quando o repórter filmava Pinto da fruta, que o abordou com cara de poucos amiguinhos. Pedro Pinho que acompanhava o Turista de Vigo, agrediu o profissional da TVI, que acabou por deixar cair a câmara. Toda a gente viu a investida na televisão e o ar de Pinto da fruta prenhe de satisfação. As imagens mostraram a GNR a identificar o agressor caçando-o a entregar algo a um segurança que acompanhava a comitiva do foculporto. Os maldizentes são o que já se sabe: uns disseram que era droga, alguns que era uma soqueira para arrear nos descrentes e outros, ainda, dizem que viram uma naifa nas manitas do Pinho! Valha-me Deus! Até houve quem jurasse que o “embrulho” só podia ser a mala que por força do empate registado não chegara a ser utilizada!
Especulações parvas que as imagens televisivas não conseguiram aclarar, até que o próprio Pinho entendeu esclarecer o quiproquó: «O presidente do Moreirense entregou-me umas caixas de framboesas para eu dar ao presidente Pinto da Costa. Guardei-as na mala do meu carro. Quando passei pelo Sandro dei-lhe as chaves para ele ir ao meu carro buscar as caixas para as entregar a Pinto da Costa». Tanta coisa por causa de umas chaves e de umas caixas de framboesas! Há gente que só procura confusões. Razão tem a justiça da bola que já ilibou Pinho de toda esta cegada. A Comissão de Instrutores da Liga propôs, por duas vezes, o arquivamento do processo e o TAD anulou uma suspensão de 120 dias e uma multa pesadíssima de 3.600 euros. A federação recorreu, mas o Tribunal Central Administrativo (TCA) confirmou a anulação do castigo. E ninguém espera outra coisa da justiça cível que não inocentar o prestável intermediário de polidrupas. MY NAME IS Pinho... Pedro Pinho. Licença para desFRUTAr.

12 de novembro de 2022 às 13:03
Anónimo disse...

2-Toda a gente gosta de ter um amigo que lhe tire as castanhas do lume. Quem é que não se recorda de um antigo primeiro-ministro que tinha um rico amigo que lhe financiava as saladas de fruta e os caprichos? Pinto da fruta, diz o Sol, também tem o seu Carlos Santos Silva de algibeira. Segundo o semanário (que na MDCSDQT ninguém fica esclarecido, tal é o horror em beliscar o papa pitas), o presidente do foculporto «será o principal beneficiário de uma conta no Banco Carregosa para onde terão sido desviados parte dos 40 milhões de euros pertencentes a receitas da SAD do FC do Porto.
Esta é a suspeita que está no centro da investigação da equipa liderada pelo procurador Rosário Teixeira e Paulo Silva, chefe de Divisão da Autoridade Tributária (...) A conta está em nome de uma figura hoje muito próxima de Pinto da Costa, o empresário nortenho José Pedro Pinho, que em abril agrediu um repórter de imagem da TVI e que tem agenciado a venda de jogadores do FC Porto, surgindo neste contexto como um testa-de-ferro do presidente do clube. Com efeito, o dinheiro retirado dessa conta tem servido basicamente para suprir necessidades de Pinto da Costa, desde a oferta de carros a mulheres das suas relações até ao pagamento a uma bruxa de Matosinhos por vários tipos de feitiçarias e previsões, inclusive quanto a futuros resultados da equipa de futebol do FC Porto». Rói-te de inveja, Nhaga (outra das trafulhices arruaceiras do Francisco J. Marques). E que encanto tem Matosinhos, com a sua Marisqueira, onde tantos adoradores de fruta, desde Pinto da fruta a Pinto de Sousa e do António Garrido a Bjorn Kuipers, se saciaram até fartar!
Filho de José Maria Pinho, antigo presidente do Rio Ave, Pedro Pinho começou como agente de jogadores e foi sócio de Alexandre Pinto da Costa na Energy Soccer. Separaram-se (oficialmente) no final de 2016, com Pinho a ficar com a percentagem do compadre Alex. Não é nada fácil, para quem não tem meios, seguir a rápida pedalada destes verdadeiros “Alarcóns”. E nem as suas zangas (a mais famosa é a que levou o Naundinho das deusas do foculporto à presidência da liga de onde se saltou para a FPF) ou separações amigáveis, são simples de acompanhar e analisar. Antero Henrique tinha deixado Contumil «por motivos pessoais», segundo o comunicado emitido pela fruta SAD, mas nos mentideiros tem-se como certo que a dor do Antero tinha tudo a ver com a crescente importância de Alexandre Pinto da Costa, o pilim que deixava de ganhar e a ligação de Pedro Pinho a Nélio Lucas da Doyen Sports, a quem o Brunalgas tentou (com relativo sucesso) passar a perna.
No espalhar dos ovos é que está o ganho! Alex, que também andou de candeias às avessas com o pai, tem subido na vida que dá gosto ver. Antero é o caso de sucesso que se sabe. Passados meses de sair do foculporto (substituído no cargo por Luís Grrrrrrronçalves) não houve motivos pessoais que o impedissem de chegar a diretor desportivo do PSG onde (já lá está, no seu lugar, outro reconhecido lambareiro) entre outros negócios da China, esteve no epicentro dos “quadrilhões” da contratação de Neymar. E antes de chegar a diretor desportivo da Liga de futebol do Qatar, a sua empresa DHZ Consulting, passou uma fatura de 500 mil euros mais IVA, pela «prestação de serviços de consultoria e assessoria, tendo em vista a transferência do treinador de futebol Ruben Amorim, do Sporting Clube de Braga para o Sporting Clube de Portugal». Uma sorte ter assim tão bons amigos, dirá Rúben Amorim, que desde que o cunhado Antero se interessou pela sua carreira até o Sporting do Lumiar ultrapassou pela direita o foculporto, após 19 anos e muita choradeira depois!

12 de novembro de 2022 às 13:03
Anónimo disse...

3-A solo, Pedro Pinho, desde 2017, em nome próprio ou através das suas empresas – PP Sports e N1 – Gestão de Carreiras Desportivas, negociou com o clube da fruta 17 jogadores. Foi intermediário da cedência por empréstimo de Juan Quintero aos argentinos do River Plate, por quem acabaria por assinar a título definitivo antes de sair para a China (Shenzhen); foi intermediário da venda de Ricardo Pereira ao Leicester por 20 milhões de euros; foi intermediário da venda de Suk ao Troyes por dois milhões de euros após um ano de empréstimo ao clube francês, tendo sido vendido nesse mesmo ano ao Reims antes de voltar dois anos depois ao Troyes; esteve na contratação do lateral brasileiro João Pedro ao Palmeiras por quatro milhões de euros; foi intermediário da cedência por empréstimo de Saidy Janko ao suíço do Young Boys (valor não revelado), vendido um ano depois aos espanhóis do Valladolid; esteve na saída por empréstimo com opção de compra (só esta merece uma estátua) de Yordan Osorio para os russos do Zenit de São Petersburgo; esteve na venda do avançado
Tiquinho (vai tomar no seu cu) Soares para os chineses do Tianjin Teda por 5,4 milhões de euros; foi intermediário na chegada por empréstimo dos jovens defesas colombianos Yoni Mosquera e Gérman Meneses para equipa B e Sub-19 do foculporto, vindos do Leones FC. E a sua transação mais “quida” de todas, imagino eu, foi a de Galeno (que também embarcou no vai e vem entre Contumil e Portimão) vendido pelo clube da fruta (que ficou com 50% sobre mais valias em caso de venda) ao S. Braga por 3,5M€, negócio intermediado pela N1 – Gestão de Carreiras Desportivas, Lda «que gerou uma mais-valia de 1.282.470 Euros». Duas épocas depois, Galeno regressou ao foculporto após o clube da fruta acionar a cláusula de recompra que detinha sobre o jogador, fixada em 9 milhões de euros – «encargos em serviços de intermediação no valor correspondente a 7,7% do valor da transferência». Ai e tal o Darwin, o empresário, o Almeria e as mais valias...
Citando um conhecido Turista de Vigo: «É um empresário de futebol que trabalha com muitos clubes, não só com o FC Porto. Disseram que tinha faturado 16 milhões em cinco anos. É mentira! Posso dizer que em cinco anos o senhor Pedro Pinho recebeu 3,3 milhões de euros e meteu nos cofres do FC Porto 7,5 milhões de euros pelo empréstimo do Casemiro ao Real Madrid. O Real Madrid emprestou-nos o Casemiro e para o devolvermos pagou 7,5 milhões. Mas isso são negócios». Negócios de muitos milhões - segundo o MP, que também suspeita de negócios imobiliários entre Pinho e Pinto da fruta, a que talvez não sejam alheias transações de alguns trocados – como os gerados pela mulher de Pinho (e a empresa Pesarp) que, segundo a revista Sábado, facturou 1,375 milhões de euros na venda de uma casa de luxo, em fevereiro de 2020.

12 de novembro de 2022 às 13:04
Anónimo disse...

4-Multifacetado (não, não me esqueci do Yordan Osorio) Pedro Pinho, não descura o ramo imobiliário onde, com Sérgio Oliveira – jogador do foculporto empresariado por Amadeu Paixão, com passado ligado à Doyen – criou uma das suas agências, a Prosperavenida, Lda, dissolvida pouco depois, «sem que algum negócio tenha sido realizado». No jornal i pode ler-se que o «dinheiro desviado da SAD do Porto e que alimentava o “saco azul” criado por Pinto da Costa e pelo seu testa-de-ferro Pedro Pinho serviu para vários negócios imobiliários na zona do Grande Porto» e que o «Ministério Público reuniu indícios de que um dos negócios planeados - os de Jorge Mendes e Deco também contribuíram para o “saco azul” - era a compra de apartamentos de luxo no empreendimento construído nos célebres terrenos da escarpa da Arrábida que estão no centro do caso Selminho, imobiliária do clã de Rui Moreira, que o presidente da Câmara do Porto foi acusado de favorecer». Cum Catano! A voracidade desta gente quase nem dá tempo a respirar! Os farejadores da PJ, quase tão rápidos como William Carvalho, quando chegam aos locais de busca já nem o cheiro do rasto lhes encontram. E o Dr. Milagres precisava de duas vidas para meter o supersónico Pepê e o arruaceiro Pepe a correrem tanto, como estes bacanos que se desunham a fazer circular o pilim em tão curto hiato de tempo!
Rascord, novembro de 2021 – «As buscas ao FC Porto, ocorridas na última segunda-feira, não foram uma novidade para os alvos. Fernando Madureira, conhecido por ‘Macaco’ e chefe dos Super Dragões, avisou mesmo as claques, no jogo do último fim-de-semana, para a operação iminente que seria levada a cabo pela equipa do procurador Rosário Teixeira». Não há claque mais prestimosa! Tanto aparece no centro de estágio dos árbitros para lhes proporcionar um afago e conforto, no talho do Mota e na taberna do pai de Jorge Ferreira para os descansar e dar conselhos, como assegura a segurança do fugitivo de Vigo e da casa de Pedro Pinho, arreando nos jornalistas mais curiosos, forçados a dar sebo às botas sem demora por a polícia «não ter meios de assegurar a sua segurança».
Mais rápido que a própria sombra, e sem confiar muito no trânsito para Vigo, Pedro Pinho viajou para fora de Portugal no fim-de-semana das buscas. Segundo o Rascord, foi visto em parte incerta, algures entre a Transilvânia e a Valáquia, na Roménia. A revista Sábado descreveu assim os bastidores das operações Prolongamento e Fora de Jogo: «Buscas sobrepostas, mandados sem menção ao processo ou não entregues ao juiz, operações feitas com visados fora do País ou com familiares com Covid e muita, muita acrimónia (esta obrigou-me a consultar o dicionário) entre investigadores. Foi assim que tudo aconteceu». Será que aconteceu mesmo, ou tudo não passou de um filme de vampiros que, como como o Apito Dourado e o Cashball, só existiram na cabeça do povo!

12 de novembro de 2022 às 13:04
Anónimo disse...

5-Com opção de compra obrigatória de um milhão de dióspiros nos jornais – 1,96M€ no relatório & contas da fruta SAD de 2019 – quase ao mesmo tempo que Ewerton e Paulinho (ver na letra «P»), chegava ao mercado da fruta uma nova perola: «Osorio confirmado no FC Porto por empréstimo do Tondela», no mercado de inverno! Quando eu pensava que, na sequência da fantástica exibição contra o foculporto, seria Sulley a seguir para Contumil, acabamos surpreendidos com esse negócio do Tondela da China! 72 minutos de utilização depois e de um empréstimo ao V. Guimarães, o pasquim da fruta, em Outubro de 2019, deu a conhecer que o bom do «Osorio foi emprestado pelo FC Porto por uma época ao Zenit, num negócio pelo qual o campeão russo, além de ter pago um milhão de euros, tem opção de compra que passa a obrigatória, no valor de sete milhões, se o defesa fizer cinco jogos pelo clube».
Rascord, março de 2020: «FC Porto comprou totalidade do passe de Osorio antes de o emprestar ao Zenit. Dragões tinham 50% do passe do central e compraram a metade que restava ao Tondela por 1,5 milhões de euros». O nojo, agosto 2020: «Zenit não faz as mesmas contas do FC Porto». Do mesmo pasquim, setembro 2020: «Osorio voltou esta terça-feira a treinar com o plantel do FC Porto. O central venezuelano regressou a Portugal depois do empréstimo do Zenit». Ainda mediado por Pedro Pinho, foi confirmado pela MDCSDQT, que o foculporto despachou o prestimoso jogador venuzuelano para o Parma por 4M€ (não confirmados pela equipa italiana) em outubro de 2010. Novembro 2021: «Investigação do Fisco ao Tondela relacionada com transferência de Osório para o FC Porto». Até cansa, só de ler! E por isso, e só por isso, é que não mergulho mais na imundice. Para outros quinhentinhos ficam os «2,5 milhões de euros que Pedro Pinho pagou ao filho de Pinto da Costa» e os negócios com a Altice».
By Guachos vermelhos


12 de novembro de 2022 às 13:04
JotaPê disse...

"Que o Benfica se insurja contra isso."

O Benfica não se insurgirá contra nada. O pulha que está a presidente tem um histórico brutal de anuência das vigarices. Basta lembrar todas as que viabilizou quando lá estava o dono do palheiro.

Mas os Benfiquistas, bêbados com as vitórias, acharão tudo muito bem e daqui a 15 anos estaremos a expulsar o actual pulha, que na altura não passará de mais um vilão.

Repetimos a história. Somos os donos da moral mas não aprendemos nada: fazemos tudo igual aos outros.

12 de novembro de 2022 às 13:07

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger