Benfica 2-3 FC Porto: Pedro Proença encomenda faixas para o FCP
Deu FC Porto o jogo do título da Liga Zon Sagres deste ano mas deu com uma ajuda do árbitro lisboeta Pedro Proença: falta escandalosa de Maicon sobre Witsel antes do contra-ataque que dá o 2-2 e golo da vitória em fora de jogo claro - de ser tão claro os defesas do Benfica não se fazem ao lance. Como é que dá aquele 1º amarelo a Emerson por tocar a bola com o jogo parado? É de encomenda pois o juíz alfacinha sabe muito que Hulk ia arrancar um 2º amarelo ao lateral brasileiro. Para quem foi tão rigoroso com o Benfica tinha que dar amarelo a muita gente do FCP aquando do primeiro golo de Cardozo pois fartaram-se de refilar, especialmente Hélton. Custa-me que seja só o Benfica que tenha que levar com tanto rigor dos árbitros - olhem a expulsão de Cardozo contra o SCP no jogo do Estádio da Luz deste ano para o campeonato. Como é que Janko não viu nenhum amarelo? O avançado do Porto só deu pau e lesionou jogadores do Benfica. Uma vergonha!
O FCP queixa-se de um penalty não assinalado de Cardozo, aos 80 minutos, por mão na bola e de que Djalma não faz falta aquando do livre que dá o 2-1 para o Benfica. Na minha opinião, queixas sem razão de ser pois Cardozo nunca olha para a bola e a bola claramente ressalta-lhe da cabeça para as mãos. Só se quiserem que jogue sem braços. Quanto a Djalma, das repetições que vi, parece-me evidente que antes de tocar na bola toca na perna direita de Gaitán.
O FCP queixa-se de um penalty não assinalado de Cardozo, aos 80 minutos, por mão na bola e de que Djalma não faz falta aquando do livre que dá o 2-1 para o Benfica. Na minha opinião, queixas sem razão de ser pois Cardozo nunca olha para a bola e a bola claramente ressalta-lhe da cabeça para as mãos. Só se quiserem que jogue sem braços. Quanto a Djalma, das repetições que vi, parece-me evidente que antes de tocar na bola toca na perna direita de Gaitán.
O FCP foi prejudicado no jogo em Barcelos há poucas jornadas, não me custa reconhecer, mas já tinha sido beneficiado no jogo contra o Gil Vicente da 1ª volta (Otamendi não é expulso aos 2 minutos de jogo) e nestas duas últimas jornadas já somou tal beneficio que a Liga Zon Sagres 2011/12 está adulterada. Os foras de jogo ao Feirense cortando duas jogadas em que os seus jogadores ficavam na cara de Hélton e os penalties não assinalados ao Benfica em Coimbra só não vê quem não quer.
Dito isto o Benfica e, especialmente, Jorge Jesus também tem muitas culpas no cartório nesta situação de naufrágio encarnado da Liga. O título não está entregue mas conhecendo a instituição do Porto será impossível que o SLB os apanhe. E, mais do que as arbitragens, esta situação de perca do título fica muito ligada à entrada do Benfica no jogo de ontem com MEDO. Custa-me dizer isto mas é o que senti na catedral da Luz. Uma vergonha para os 108 anos de história do glorioso Sport Lisboa e Benfica. Ai as culpas terão que ser entregues a Jorge Jesus e um treinador que já levou 5-0 do maior rival e permitiu que nas últimas 3 vezes que esse rival jogou na Luz o SLB perdesse os jogos não tem, na minha opinião, condições para ser o treinador do Benfica na próxima temporada.
E onde anda Saviola Jorge Jesus?
E onde anda Saviola Jorge Jesus?
Do jogo vou falar pouco porque o vi no Estádio e ainda não vi a repetição portanto não quero estar a cometer muitos erros. Como já disse o Benfica entrou na 1ª parte com medo de ter a bola, com medo do rival e com medo de perder. Não costumo ser tão duro nas críticas aos jogadores do meu clube mas o que se passou naqueles primeiros 20 minutos não pode acontecer num clube com a história do Glorioso! O FC Porto aproveitou e fruto de uma pressão excelente a meio campo marcou logo aos 7 minutos numa bomba de Hulk mas em que Artur dá um frango monumental.
Como tinha escrito na antevisão ao jogo já há 26 anos que em jogos entre SLB e FCP no Estádio da Luz a equipa que marca primeiro não sai derrotada e são já 35 jogos sem remontadas no clássico.
Como tinha escrito na antevisão ao jogo já há 26 anos que em jogos entre SLB e FCP no Estádio da Luz a equipa que marca primeiro não sai derrotada e são já 35 jogos sem remontadas no clássico.
Foi o descalabro e o Benfica só voltou ao jogo por volta dos 25 minutos de jogo com uma grande oportunidade de Cardozo que galvanizou a equipa. Ele que iria marcar o 1-1 já perto do intervalo numa jogada de insistência do ataque encarnado.
Entrou a todo o gás o SLB na 2ª parte e marcou logo aos 47 minutos depois de um livre de Aimar, excelente bloqueio de Luisão aos defesas do Porto e cabeçada letal de Óscar "Tacuara" Cardozo!
Desta vez foi o Porto que sentiu o golo e o Benfica esteve perto do 3-1 pois respondeu muito bem ao balanceamento ofensivo do FCP deferindo rápidos contra ataques. Foi numa destas situações que Witsel à entrada da área portista sofre a tal falta de Maicon não assinalada, o Benfica ainda recupera a bola mas perde-a infantilmente por Gaitán (inqualificável a atitude do argentino) e James desfere um contra ataque muito bom, sem que ninguém do Benfica lhe toque, para marcar o 2-2.
O jogo parecia caminhar para o mesmo resultado da 1ª volta quando acontece a expulsão de Emerson e tudo se volta a desequilibrar. Já falei do 1º amarelo injusto para o brasileiro mas agora tenho que questionar a decisão de Jorge Jesus colocar Gaitán como defesa esquerdo. Não encontro palavras que exprimam a minha surpresa com esta escolha e claro o FCP até ao final do jogo só atacou por ali chegando ao irregular 3-2 num livre por falta do argentino, em que Artur podia ter saído melhor.
Tacitamente este jogo foi ganho pelo meio campo do Porto que meteu Witsel no bolso. Muito tenrinho o médio do Benfica para fazer frente aos grandes jogos de Lucho e João Moutinho.
O Benfica, também, teve o azar do jogo pois 2 jogadores tiveram que ser substituídos por lesão.
O Benfica, também, teve o azar do jogo pois 2 jogadores tiveram que ser substituídos por lesão.
Figura do Jogo: James Rodríguez. Acho que o Porto devia-o mandar mais vezes para Miami no dia anterior aos jogos. Impressionante como o colombiano ultrapassou essa dificuldade para saltar do banco e desequilibrar o jogo do título.
DHOZE: Teste Aqui os Seus Conhecimentos de Futebol e Aposte com um Bónus de 50% até 50€
DHOZE: Teste Aqui os Seus Conhecimentos de Futebol e Aposte com um Bónus de 50% até 50€
30 comentários:
Concordo com a sua analise.....sou portista.....mas sei reconhecer que esta não é a melhor forma de ganhar.O terceiro golo é sem margem pra duvidas irregular, mas vendo na televisão tb não considero falta que deu origem ao 2º golo do Porto, e ha tb uma mão do Cardoso na grande area.
3 de março de 2012 às 13:51De qq das formas e sem falar em arbitragens pk ja se sabe como é....achei um bom jogo.....e acima de tudo gostei do Comportamento em geral quer das claques sem grandes incidentes....e isso acima de tudo deveria ser referenciado.
Cumprimentos Futebolisticos, e que ganhe o melhor
Obrigado Claudio Souto. sim o ambiente à volta do Estádio foi diferente para melhor do que é habitual. ainda bem
3 de março de 2012 às 13:55pode me dizer o minuto em que há essa queixa de penalty? ainda não consegui ver o lance
cumprimentos
Boa tarde, aquilo que aqui faz não é uma análise, é uma interpretação pessoal, condicionada por clubismo e toldada pelo sentimento de impotência e frustação que decorre da derrota que acaba de sofrer. Será, no mínimo, estranho que as únicas incorreções que tenha a apontar ao árbitro resultem sempre em prejuízo para o Benfica e que ao Porto reserve sempre o lugar de recorrente intocável pela arbitragem, enfim! Uma análise é, acima de tudo, um compromisso com a verdade e a isenção, é ter a capacidade de se alhear dos seus pontos de vista pessoais e cingir-se, com rigor ciêntifico, aos factos! Até que o faça, não me parece que se possa arrogar de fazer análises.
3 de março de 2012 às 15:07Quanto ao golo da vitória é, de facto, conseguido em posição irregular; diga-se, no entanto, e em abono da verdade que o fora-de-jogo está à distância de meio corpo e o árbitro assitente encontra-se ligeiramente atrasado.
Por último parece-me também evidente que a hípotese de erro estará sempre presente em qualquer acção levada a cabo por mão humana, é-nos intrínseco! Veja-se até no seu caso pessoal que num tão curto texto consegue cometer dois erros crassos. Em “em Barcelos à poucas jornadas “ o “a” é com “h”, e em “ao Feirense curtando duas jogadas” cortar é com “o”. Reconheço que se possa ter equivocado sem que imediatamente o considere analfabeto ou ao serviço de um qualquer sistema, posição que lhe ficaria bem assumir em relação à equipa de arbitragem.
Obrigado pelas correcções PMR!
3 de março de 2012 às 15:20Concordo a 100% que esta é a minha interpretação pessoal. Penso que é essa a ideia de um blog. Nem acho que seja dos artigos em que mais divaguei sobre o sistema do futebol português pois apresento aqui os factos/lances da partida que na sua consideração não refuta. Nem tiro muitas conclusões sobre um "qualquer sistema" só as conclusões matemáticas dos erros de arbitragem.
Tive o cuidado de no título do artigo explicar muito bem o que seria tratado no post para não enganar ninguém.
Cumprimentos
Com a Historia do glorioso?? Grande ilusao que voces tem na cabeça. Voces nao ganham uma competiçao europeia desde 1962( ha 50 anos).
3 de março de 2012 às 15:25Grande gloria a vossa.
O benfica deve ser a melhor equipa do mundo porque sempre que perdem atribuem a culpa ao arbitro.
Nunca perdem por merito da outra equipa. A arbitragem é sempre vergonhosa.
Abram os olhos e vejam que ha coisas no slb que tem que mudar. Nao se façam sempre de coitadinhos e vejam que o foi um grande jogo e que o vencedor foi justo.
Sim mas as competições que venceu foi contra o Barcelona e Real Madrid e não contra Mónaco, Celtic ou Braga.
3 de março de 2012 às 15:29O ano passado o FCP ganhou 3 vezes ao Benfica e não vi ninguém a queixar-se do árbitro apesar de no último ter vencido a eliminatória com outro golo em fora de jogo.
Respeito a sua opinião agora num jogo que é decidido nos últimos minutos com um golo em fora de jogo acho que qualquer clube do mundo se queixaria. Imagino o que seria em Espanha se tal acontecesse num Real-Barça
Uma pesquisa rapida ( http://www.youtube.com/watch?v=FpYBl_IaKlc ) revela uma vitoria do benfica em 2011 por 1 a zero sobre a academica com um golo em fora de jogo apôs um livre e com o braço. Nessa altura devia estar tudo ok
3 de março de 2012 às 15:52em relação ao suposto penalty de cardoso, bem ainda à pouco tempo foram 2 (dois) penaltys em 10 minutos completamente forçados http://www.youtube.com/watch?v=1qLFg_1vBjk&feature= (isto já é esta epoca)
Por isso, tenham paciencia, mas os benquistas não têm qualquer razão de queixa das arbitragens.
"Sim mas as competições que venceu foi contra o Barcelona e Real Madrid e não contra Mónaco, Celtic ou Braga."
3 de março de 2012 às 15:59Esqueceu-se do Bayern.
Seja como for é irrelevante, essas equipas que falou eliminaram outras mais fortes. Era só o que faltava um titulo ter menos valor por ter sido com equipas supostamente mais fracas (e que eliminaram as mais fortes)
A caminhada para uma final da taça dos campeões europeus nos anos 60 não tem nada a ver com a actual Champions.
O benfica também perdeu uma final da UEFA com o anderlecth. Se tivessem ganho não teriam merito só porque foi com uma equipa menos cotada?
"O ano passado o FCP ganhou 3 vezes ao Benfica e não vi ninguém a queixar-se do árbitro apesar de no último ter vencido a eliminatória com outro golo em fora de jogo."
3 de março de 2012 às 16:06Voces gostam dos golos em fora de jogo, mas antes ouve este "penalty" http://www.youtube.com/watch?v=JQrVWCOFUq4 completamente forçado a favor do seu clube. Lá porque só se lembra do que lhe apetece não quer dizer que as coisas sejam como diz.
De qualquer forma não foi no ano passado que fizeram birras apôs o jogo com o guimarens onde pediram aos adeptos para deixaram de ir ver os jogos fora e ainda fizeram aquela birra depois de perderem (e bem) em braga onde dispararam em todas as direcções??
O blog que mais enche o Público Online de SPAM finalmente revelou a sua cor. Há coisas que, quando chega o momento, são difíceis de esconder.
3 de março de 2012 às 17:37E as faixas entregues por Bruno Paixão aos lampiões no jogo do Gil Vicente. São mesmo parvalhões estes sulistas frustrados.
3 de março de 2012 às 17:39gostava de saber o que entendes por spam. nunca ninguém do público se queixou e nunca aqui no blog alguém escondeu o benfiquismo, até tenho orgulho em o ser
3 de março de 2012 às 17:40No dia 20 de Dezembro de 2009, o ano do famoso túnel da Luz, o SLB venceu o FCP por 1 - 0 com um golo em offside. Nessa altura a verdade desportiva estava em pleno a agora já não está? Convençam-se que o FC Porto tem sido muito melhor, tal como ainda ontem se viu. Se o SLB marcou num ressalto e num lance de bola parada, o FCP deu dois grandes golos de bola corrida ao jogo. O Vítor Pereira leu melhor e arriscou o que nenhum benfiquista imaginava. Como portista deu-me imenso gozo ver o treinador do FCP a m ostar o que percebe e ambiciona ao tirar o Rolando e o Moutinho para lançar o James e o Kleber, dois jogadores completamente ofensivos.
3 de março de 2012 às 18:15Assinem esta subscrição para levar a uma AG do Benfica - PROENÇA NÃO PODE CONTINUAR A SER SÓCIO DO BENFICA - É UMA AFRONTA A TODOS NÓS! Vão a: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N21593
3 de março de 2012 às 18:33Fura-Redes disse...
3 de março de 2012 às 18:35"gostava de saber o que entendes por spam.(...)"
SPAM é, por exemplo, usar o serviço de pingback de blogs que o Público Online disponibiliza, mas apagar os links que redireccionam para a notícia original logo que esta ligação é feita. Ainda por cima, fazê-lo em tudo o que são notícias de desporto, mesmo que se trate de um jogo de xadrez da terceira divisão sudanesa.
É SPAM e completamente irrelevante.
Titulo muito infeliz. Num jogo em que o Porto é também muito castigado por uma falta que deu golo que não existe e um penalty claro.
3 de março de 2012 às 19:08Sinceramente desiludiu-me muito o vosso blog
Este teu texto é bem exemplo do comentário desportivo em Portugal: parcialidade enjoativa travestida de análise objectiva. Todas as desculpas do teu clube são válidas, não é? Ora claro que sim.
3 de março de 2012 às 19:48Caramba, és adulto, provavelmente deves ter filhos a quem procuras ensinar bons princípios, devias ter vergonha.
Caramba isto hoje é só críticas. :-)
3 de março de 2012 às 19:55e eu farto-me de cascar no Benfica. até digo que como benfiquista quero que despeçam o JJ. Se calhar só lêem o principio.
e não percebo essa da objectividade. Isto é um blog não é um jornal. Tenho que por aqui os lances do jogo mas também as minhas opiniões não?
Abraço a todos
Ah só vi agora a do spam! Sorry
3 de março de 2012 às 20:02os links estão no texto. se passar por cima das letras vê que estão lá.
nunca apaguei um link ao qual tenha feito ligação ao público.
Não sei porque me tenho que estar a justificar visto que nunca ninguém se queixou mas vou fazê-lo:
o espaço é disponibilizado pelo público e na grande maioria das vezes está vazio. se quiser ter a paciência verá que quando estão mais do que 5 ligações de blogs (máximo que é visível) raramente coloco ligações que não estejam relacionadas com a notícia do público.
Spam ou não tenho muita gente que utiliza esta ligação para ir ao meu blog mesmo das ligações que nada têm haver e como eu não aldrabo os títulos presumo que quem clica está interessado.
Abraço
André Santos desculpe mas também só reparei agora na sua mensagem
3 de março de 2012 às 20:21Foi você que desvalorizou a história europeia do Benfica e eu respondi à sua provocação. Mas também concordo que são comparações irrelevantes. Mesmo assim:
a caminhada do FCP e toda essa champions é um case study pois chegaram às meias finais Deportivo, Mónaco, liverpool e FCP. Assim, penso que vencer essa Champions ou uma contra o Rela Madrid que em 6 provas tinha ganho 5 merece maior glória no meu ponto de vista.
Dizer que o clube português com mais presenças em finais, meias finais, quartos de final nas provas europeias; mais vezes na Champions não tem história gloriosa é de uma clubite aguda.
Toda a gente ligada ao futebol se lembra do Benfica dos anos 60 enquanto do FCP de 80 e de Mourinho não são equipas que marcam a sua época
Sr Fura-redes, eu não desvalorizei a história europeia do benfica. Você é que desvaloriza a do FCP actual.
3 de março de 2012 às 20:59Apenas referi que é mais dificil ganhar hoje uma champions, que nos anos 60 ganhar uma taça dos campeões europeus. Penso que é obvia a razão.
Em relação ao "case study" que insinua para a champions de 2004 parece-me irrelevante mais uma vez. Se fosse o SLB a ganhar essa champions a sua opinião não seria certamente a mesma por isso não vou perder tempo a discutir consigo.
Em relação a equipas que marcam o futebol.. que quer que lhe diga? O Uruguai foi duplo campeão do mundo (1930 e 1950), ficou na história. Onde quer chegar? Ninguem tirou (bem eu não tirei) merito ao SLB dos anos 60 mas o sucesso tem muito a ver com a epoca em que foi e dificilmente repetivel hoje em dia para uma equipa portuguesa.
Seja como for pense como quiser, só acho extraordinário que me venham falar de arbitragens quando não têm absolutamente razão nenhuma! Simples mau perder e hipocrisia que alias já é recorrente e até estou espantado de não ter referido o apito dourado.
Tenha um bom dia
Sem me querer alongar muito, e para descrever a falta de capacidade do mesmo árbitro que há um par de anos impediu o benfica de passar para a frente do campeonato quando assinalou falta inexistente do yebda sobre lisandro no dragão (empate a 1)... o lance mais espantoso e que me deixou perplexo com a falta de coragem deste senhor, aconteceu no segundo tempo quando o jogo estava 2 a 1 a favor do benfica, e o otamendi no lado direito da defesa do benfica simula nitidamente uma falta, o sr árbitro (melhor árbitro português da atualidade!!!!!) interrompe para assinalar pontapé livre indireto e advertir o jogador por simulação, vê o jogador do porto levantar-se e quando repara que é o otamendi (ups, é o segundo amarelo) transforma a simulação em infração do jogador do benfica e assinala pontape livre direto a favor do porto... eu estive no estádio, e se quem está a ver o jogo pela tv só vê o que a realização de quem transmite os jogos quer que se veja, quem vai ao estádio consegue ver algo mais... Esse lance para mim foi o que de mais evidente poderia haver para demonstrar a incapacidade do unico representante portugues na arbitragem do euro 2012 em arbitrar jogos do benfica...
4 de março de 2012 às 01:04Cumprimentos.
é Engraçado que estes benfiquistas, como o anónimo das 01:04 de 4 de março, só se lembram do que lhes interessa.
4 de março de 2012 às 12:37Nesse jogo referido pelo mesmo senhor, onde o arbitro assinala uma grande penalidade inexistente a favor do FCP, também existiu um penalty que ficou por marcar na primeira parte de falta sobre Lucho, bem como uma expulsão que ficou por fazer a um jogador do SLB. É perda de tempo colocar aqui um resumo ou um link com a noticia, como tal não o vou fazer.
Já estou é cansado da "verdade desportiva" destes benfiquistas. A verdade desportiva deles é eles ganharem.
O que adoro no clube lá do norte é que só se queixam de jogos em que ou venceram o jogo ou no fim do ano foram campeões. Cuidado hein isso é que é prejuízo!
4 de março de 2012 às 12:43Perderem o jogo em casa nos últimos minutos isso nunca lhes aconteceu. um dia quando sentirem esse roubo percebem a nossa revolta. porra acho que temos alguma razão para estarmos chateados depois de este clássico. a 5 minutos do fim fdx, que lance mais decisivo querem para este campeonato!
O Colo-Colo a queixar-se da arbitragem com o Guimarães (3 penalties), perdão, com o FC Fruta! LOL!
4 de março de 2012 às 22:17Ladrão que rouba ladrão tem mil anos de perdão.
Se tirasses as palas vias que o Benfica no fundo foi beneficiado e antes do 3 golo em fora de jogo o cardozo comete pénalti e vinha para a rua e o Benfica ficava a jogar com 9 e ai levava 5 ou 6, mas como os benfas são uns cordeirinhos manipulados pelo Luizinho dos pneus acabam por se tornar tão burros como ele.
4 de março de 2012 às 22:33o benica foi prejudicado..o PORTO foi prejudicado (penalty do Cardozo e o 2 golo do benfica eu nasce de falta inexistente..fora vermelhos prós dois lados por mostrar) a diferença é que o PORTO não se anda a gabar nem a dizer que a pressão é dos outros que vêm atrás prá depois fazer choradeira, quem foi o clube mais beneficiado até agora??
5 de março de 2012 às 14:43Engraçado é estarem a queixar-se de um lance igual ao q vos deu o último campeonato.Exacto o benfica ganhou o último campeonato no jogo que venceu o Braga, do qual o David Luiz marcou golo num livre em fora de jogo escandaloso como este.Mas ai vocês assobiaram para o lado e até houve adeptos a dizer q n era fora de jogo.
5 de março de 2012 às 16:59Scp Forever
Anónimo de 16:59 de 5/3/2012
5 de março de 2012 às 17:22Tem todo o direito às suas opiniões e agradeço a gentileza de as partilhar no meu blog. Não posso é aceitar inverdades para não chamar outra coisa.
Esse jogo que se refere foi no ano do Quique Flores e não no último título conquistado pelo Benfica. Liga alias que o Benfica ficou atrás do SCP e FCP e bem longe do 4º lugar.
Abraço
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!