Liga da Verdade: 3ª e 4ª Jornada
4ª Jornada
3ª Jornada
Académica 2-2 Benfica (Carlos Xistra)
-Penalty contra mal assinalado - No lance que origina o penalty que dá o 1-0, Maxi Pereira faz falta sobre Makelele sim, mas fora da área.
-Penalty contra mal assinalado - No lance que origina o penalty que dá o 2-1, Garay corta a bola antes de haver qualquer contacto com Hélder Cabral, não havendo razão para falta.
-Penalty e expulsão a favor bem assinalados - Indiscutível que Rodrigo Galo corta a bola com o braço quando esta ia para o fundo das redes. Decisão acertada.
FC Porto 4-0 Beira-Mar (Manuel Mota)
-Sem casos
Sporting 2-1 Gil Vicente (Vasco Santos)
- Expulsão de Labyad muito forçada.
Benfica 3-0 Nacional (Bruno Esteves)
-Sem casos
Olhanense 2-3 FC Porto (João Ferreira)
-Sem casos mas muito mal ao deixar seguir Hulk, que se isolou, num lance de bola ao ar, sem deixar os jogadores do Olhanense discutirem a bola.
Marítimo 1-1 Sporting (Carlos Xistra)
- Sem casos
Vitória Setúbal 0-5 Benfica (Jorge Sousa):
- Expulsão a favor - Aos 8 minutos, com 0-0 no marcador, expulsa Amoreirinha (vermelho direto) por falta dura sobre Melgarejo. Já aqui escrevi que para mim é uma decisão exagerada mas li vários jornais e vi vários comentadores dizerem que foi a decisão certa. E parece que houve um jogador do Nacional expulso, com vermelho direto, por uma entrada semelhante esta jornada.
- Golo a favor mal validado - Assim, o maior erro da equipa de arbitragem foi, aos 14 minutos, no 1º golo do SLB, quando deixou Melgarejo cruzar para o golo em posição de fora de jogo.
Teve mais um ou outro fora de jogo mal tirado mas já com o jogo decidido.
Sporting 0-1 Rio Ave (Marco Ferreira)
- Sem casos
Sporting 0-1 Rio Ave (Marco Ferreira)
- Sem casos
FC Porto 4-0 V. Guimarães (Hugo Miguel)
- Penalty a favor por marcar do FCP- Com o resultado em 1-0 para os da casa, Hugo Miguel, não viu um penalty por mão na bola de N'diaye. Assinalou bem o penalty, sobre Moutinho, que deu o 4-0 final.
1ª Jornada
Benfica 2-2 Braga (Artur Soares Dias) :
- Penalty para o 2-2 indiscutível;
- Douglão (Braga) mal expulso no lance do penalty, não foi ele que fez a falta mas sim Custódio;
- Golo mal anulado a Cardozo com o marcador em 2-2.
Gil Vicente 0-0 FC Porto (Duarte Gomes) :
- Bem ao não marcar penalty por mão de Otamendi (lance de bola na mão);
- Penalty por marcar sobre Mangala, agarrão na área;
- Penalty por marcar sobre Kléber, agarrão na área;
V. Guimarães 0-0 Sporting (João Capela):
- Sem casos
3 comentários:
Meu caro, falar em verdade no nosso futebol, é o mesmo que dizer que 2+2 são cinco e depois de ler isto que corresponde à noção de jogar dentro do relvado de Maicon e seus pares, estou plenamente convencido do que é o nosso futebol" O FC Porto vetou os árbitros Duarte Gomes e Bruno Paixão. Segundo soube o CM, no dia 14 de Setembro, o nº 2 dos dragões, Antero Henrique, esteve em Lisboa e reuniu-se com o presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, Vítor Pereira, o ‘vice’ Antonino Silva e o vogal Lucílio Baptista. Luís Guilherme (vogal) também foi convidado, mas, de acordo com as fontes contactadas, recusou, por entender que o CA não deve ter reuniões secretas com os representantes dos clubes.
27 de setembro de 2012 às 11:22De acordo com as fontes contactadas, a reunião foi pedida pelo FC Porto, e além da conversa ter abordado várias questões sobre o estado actual da arbitragem nacional, o ponto forte foi mesmo os internacionais Duarte Gomes e Bruno Paixão. Antero sublinhou várias vezes que não os quer ver nomeados para os jogos do FC Porto.
Vi esta liga da verdade agora e infelizmente continua mais do mesmo: análises distorcidas em virtude de clubismos. Os critérios de aplicação vão depender sempre de arbitro para arbitro, e se isso dificulta já de si uma análise objectiva às regras do jogo, o desconhecimento das mesmas torna qualquer pseudo analise numa comum discusão de café. As regras do jogo estabelecem que falta em cima da linha é penalty. Negar o 1º penalty da academica é desconhecer as regras. Repare-se que nem estou a dizer que o benfica nao foi prejudicado pelo xistra, porque o foi, o 2º penatly da academica era uma anedota.
27 de setembro de 2012 às 19:09Sendo esta a primeira analise, ao observar o resumo da segunda jornada foi suficiente para se perceber que esta liga "nao tem futuro". Era necessário observar os 90 de cada jogo e nao apenas os resumos. Quem diz que o maritimo-sporting "nao teve casos" quando o Sporting viu o guarda-redes do maritimo tirar uma bola dentro da baliza é para rir. Nem estou a discutir se tal bola passou efectivamente a linha de golo ou nao, continua a ser um caso do qual os responsaveis do clube de alvalade se queixaram. Quem viu efectivamente o jogo, e nao o resumo em que o golo do maritimo foi marcado de livre directo, tambem conseguiu constatar que a falta foi marcada ao contrario: André martins ganhou o lance com grande classe ao jogador do maritimo, sem nunca lhe tocar, sendo pontapeado e caindo, levando o arbitro a assinar a falta do jogador do sporting, livre que originou o golo do maritimo.
Dizer que um empate nestas circunstancias nao teve "casos" é uma machadada nesta pseudo liga da verdade. Sugiro que se associe a alguem que o ajude a discutir os lances ou a pelo menos, ver os jogos. Desta forma a objectividade perde-se
Obrigado pela sugestão. De facto não vi os dois últimos jogos do SCP por me encontrar fora de Portugal. Mas tive o cuidado de perguntar a três sportinguistas se a arbitragem tinha sido boa.
28 de setembro de 2012 às 10:59De qualquer maneira este espaço da Liga da Verdade é para ser feito em conjunto e agradeço todos os comentários.
Abraço
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!