Uma revolução na arbitragem portuguesa!
Desde que comecei este blog que tem sido uma das minhas maiores cruzadas! O vídeo-árbitro está aí! Para valer! Claro que não irão desaparecer as polémicas e, para quem queira se aproveitar, até podem aumentar, mas este é o caminho certo! Vai demorar, como tudo na vida, a entrar em velocidade de cruzeiro mas era inevitável! Chegamos a um avanço tal na tecnologia na nossa civilização que neste momento, a única pessoa que não tinha recurso às imagens televisivas passados uns segundos era o árbitro. Toda a gente no estádio já sabia menos a decisor chave. O que digamos era absurdo.
«A Federação Portuguesa de Futebol decidiu avançar para o video-árbitro (VAR) já na próxima Liga.
A 5 de março de 2016, no 130º Encontro Anual realizado em Cardiff, o International Board decidiu dar luz verde à introdução da nova tecnologia no futebol. O organismo tinha determinado um período mínimo experimental de dois anos, com os testes online a terem de ser feitos o mais tardar em 2017/18. É precisamente essa a época, a próxima, em que o VAR vai entrar em vigor no campeonato português.
Portugal foi um dos primeiros seis países a avançar para os testes, a par de Austrália, Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Holanda. Na Austrália já está em funcionamento, Portugal, Holanda e Alemanha já anunciaram que vão implementar o VAR na próxima época.
São quatro as situações em que o VAR pode auxiliar na decisão: GOLOS (com a análise da jogada para detetar se houve ou não infração que determine a sua anulação), PENÁLTIS (em caso de dúvida o árbitro pode pedir a análise da jogada ou verificar ele mesmo as imagens para tomar a melhor decisão), EXPULSÕES (verificação se a falta é ou não passível de expulsão de determinado jogador) e TROCA DE IDENTIDADE (se o árbitro se enganou na mostragem de um amarelo ou vermelho deverá ser avisado pelo vídeo-árbitro a fim de corrigir a situação).»
Fonte: maisfutebol.iol.pt
4 comentários:
Esperemos que seja realmente para melhorar, para reduzir os erros e eliminar mesmo os erros grosseiros.
4 de maio de 2017 às 12:38Mas temo que não seja assim. Vai depender de quem analisa e se não for imparcial o problema vai manter-se.
Em muitas situações os árbitros vêm o que se passa.
Decidem é mal.
Não acredito que faça uma grande diferença. Para e desespero esperado dos lagartos e dos corruptos!
4 de maio de 2017 às 14:06Os VAR serão criaturas infalíveis? E há quem garanta a sua isenção?
4 de maio de 2017 às 20:41Nau mas qual é o sistema humano que é infalível? não existe!
5 de maio de 2017 às 15:03Quanto à isenção, claro que poderemos ver roubos também no VAR mas é a mesma coisa que um pedinte roubar numa mercearia, ninguém o vai por na cadeia mas também nunca mais entra na loja. Vai tudo estar a ver e saberá que imagens o arbitro viu.
Lances como Maicon na Luz, Yebda/Lisandro Lopez, etc... Muito dificil voltarem a acontecer
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!