Contratar jogadores para emprestar. Será uma boa estratégia?
É a estratégia do Benfica por esta altura! Comprar! E depois vai emprestando atletas, dando oportunidade para jogarem, fazendo parceiros com clubes e empresários. Deixo uma reflexão sobre este assunto:
«Mais de dez jogadores da I e da II Liga portuguesa têm sido apontados ao Benfica nas últimas semanas. Alguns nomes causaram alguma surpresa aos adeptos, até porque, caso se confirmem as contra- tações, a grande maioria acabará por rodar noutros clubes. Qual, então, a razão para esta estratégia de mercado? O DN procurou respostas e encontrou algumas: antecipar-se a investidas de adversários diretos e também realizar consideráveis encaixes financeiros.
"A grande maioria desses jogadores não farão parte do plantel do Benfica, talvez um ou outro possa fazer a pré-temporada. No entanto, esta é uma boa estratégia do Benfica. Ao contrário do que as pessoas pensam, um departamento de scouting não é só para descobrir jogadores no estrangeiro, há muitos a trabalhar no nosso país. Esta aposta do Benfica visa o futuro do clube e antecipar-se aos rivais, que também têm esses jogadores debaixo de olho. Considero que é uma excelente aposta do Benfica, olham o mercado de forma desportiva e financeira", considerou Gaspar Ramos, falando depois da vertente financeira.
"Hoje, o futebol também é um negócio, bastante diferente dos meus tempos. Antes tínhamos jogadores para emprestar, mas os outros clubes não tinham verbas para pagar as cedências e por isso pagavam apenas os salários. O Benfica ganha muito dinheiro com esta estratégia. Por isso é também uma visão financeira do clube. Contratam jovens com futuro, emprestam-nos, observam se têm valor para jogar na Luz, caso não tenham, o investimento que fizeram inicial fica mais do que pago com o valor que recebem dos empréstimos e depois ainda lucram com as vendas", referiu o antigo dirigente.
Também António Simões, figura do clube e ex-internacional português, sublinha a vertente financeira para os cofres da Luz. "O Benfica está no mercado pela oferta que tem e depois tira partido de rentabilizar com pouco investimento. É quase uma coleção de cromos, tem muitos e para troca. Há aqui uma estratégia, uma desportiva e outra económica", disse o magriço, considerando que no futuro as águias também poderão usufruir das qualidades destes jogadores que agora dificilmente ficarão no plantel.
"O Benfica antecipa-se, tem visão daquilo que é hoje o jogo desportivo e o jogo que é o negócio. O Benfica olha para a frente, há muito tempo que faz isto. Isto resulta de o Benfica estar atento e os outros não", considerou o ex-jogador. Dos vários nomes que têm sido apontados ao Benfica, apenas o médio croata Filip Krovinovic, do Rio Ave, deverá fazer parte do plantel da próxima temporada. E fará sentido os outros terem uma ligação ao clube da Luz sem sequer terem a oportunidade de se mostrar?
"Claro que faz. Com a ligação também se sentem motivados para provar o seu valor noutro clube para depois regressarem. É bom para os dois lados, não tenho dúvidas. No meu tempo também emprestávamos muitos jogadores para provarem que tinham valor para representar depois a equipa principal. E posso dar dois exemplos de muito sucesso, que se não tivessem tido tempo de jogo se calhar nunca tinham vingado, concretamente o Rui Costa, que cedemos ao Fafe por dois anos, e o Vítor Paneira, que contratámos ao Famalicão e depois emprestámos ao Vizela por um ano", salientou Gaspar Ramos.
Onze jogadores para colocar?
Carlinhos e Ailton (Estoril), Salvador Agra, Wyllian e Vítor Gonçalves (Nacional da Madeira), João Amaral (V. Setúbal), Philipe Sampaio, Lucas e Samu (Boavista) e Alan Junior (Fafe) são os nomes apontados. O croata Krovinovic, do Rio Ave, já tem um entendimento com as águias, tal como Patrick (Marítimo), que confirmou a assinatura de contrato com uma fotografia colocada nas redes sociais. Só o médio croata do emblema vilacondense, no entanto, deverá ter lugar garantido no plantel na próxima época.»
1 comentários:
Marçal vendido por 4,5 M!
15 de junho de 2017 às 22:55Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!