AG do Benfica: o que se passou
"Vamos lá pôr os pontos nos is acerca da AG de ontem. Por factos:
A AG decorreu com relativa normalidade e fluidez. À entrada, a única identificação pedida foi o cartão, que como não tem a fotografia do sócio, deu ao seu portador a capacidade de participar e de votar na Assembleia do clube. Se o Red Pass é - e bem - pessoal mas transmissível, o cartão de sócio não o deveria ser para assuntos relativos à gestão do clube.
Os trabalhos começaram com a apresentação do VP Nuno Gaioso, que durante 40 minutos resumiu, com o apoio de um PowerPoint cheio de texto e com tamanho de letra pequeno, as contas do clube. O volume do microfone era baixo e os sócios, cerca de 700 que ocupavam as cadeiras no piso do pavilhão e uma das bancadas, ouviram sem interrupções.
Aberto o primeiro período de questões, apenas 3 ou 4 sócios fizeram perguntas, mais ou menos pertinentes, que logo foram respondidas. Tudo sereno.
Seguiu-se a votação. Contas aprovadas com 78% de votos a favor.
LFV discursou pela primeira vez. Disse o expectável, já com o volume dos microfones a um nível mais aceitável. Os sócios ouviram, alguns assobiaram e outros bateram palmas. Normal.
Abriu-se o período de inscrições para debate de outros assuntos, tendo 23 sócios pedido a palavra.
As intervenções sucederam-se a bom ritmo, todos puderam dizer o que quiseram. Em comum, o tom crítico ao rumo do clube, à falta de ambição da equipa de futebol, à cada vez mais fraca experiência no Estádio e, claro, ao destino dado aos resultados financeiros do clube. O nome Jorge Mendes foi várias vezes mencionado, as comissões e eventuais interesses pessoais destacados acima dos do clube. Apesar das duras críticas, o tom sarcástico e humorado muitas vezes utilizado por alguns intervenientes acabaram por manter o ambiente entre os sócios relativamente calmo.
Para além das "críticas do costume", tantas vezes debatidas aqui no fórum e que os sócios que subiram ao palanque fizeram questão de mencionar (pedras da calçada, fábrica de jogadores para os outros, Europa como montra, subjugação a interesses de terceiros, alteração do símbolo, speaker, má comunicação do clube interna e externa) destaco ainda a intervenção de dois sócios relativamente às modalidades do clube. Um falou da bilhetica e dos preços, propondo um novo sistema de RedPass modalidades que entregou em mãos à Direcção e um outro que se mostrou muito crítico pela falta de investimento e consequentemente de títulos nas nossas modalidades.
Voltando às críticas e ao sarcasmo utilizados com frequência, deixo o exemplo do sócio que sugeriu "a criação de um RedPass Total, que desse para ver os jogos do Benfica, do Wolverhampton, do Mónaco, etc...". Corrosivo, mas bem humorado.
Até que chegou a vez de um sócio que, sem discurso ensaiado e a falar de cor, questionou o benfiquismo desprovido de interesses da Direcção. Mais uma vez em tom sarcástico, questionou a idoneidade do presidente e a opacidade de alguns negócios do Benfica. Subiu de tom e deixou no ar várias dúvidas, sem ultrapassar os limites nem utilizar linguagem ofensiva.
Até que LFV, depois de lhe dirigir impropérios, se levantou da mesa e foi na sua direcção de dedo em riste. Ao aproximar-se do sócio em cima do palanque, e sem reacção deste, agarrou-o pelos colarinhos e abanou-o enquanto gritava e continuava de dedo em riste. Acto contínuo, dirigiu-se para a bancada - onde estavam a maior parte dos seus críticos e as "vias de facto" quase chegaram.
Depois de vários minutos de troca de insultos e pedidos de demissão, foi exigido que o sócio terminasse a sua intervenção. Visivelmente abalado, o sócio voltou ao palanque, pediu desculpa aos presentes pelo transtorno que teria causado e voltou a tocar no tema "opacidade da gestão".
Seguiram-se meia dúzia de intervenções que, depois do que se passou, passaram praticamente ao lado. Este período de voz aos sócios terminou com uma das poucas intervenções de apoio e agradecimento à direcção (talvez 2 em 23), por um sócio mais antigo.
Seguiu-se novamente LFV, que chamou ao palanque o sócio para ir lá dizer-lhe aquilo que tinha dito e dar um exemplo do que achava pouco claro. O sócio foi e deu como exemplo o não sabermos qual a percentagem dos passes dos jogadores que são realmente do Benfica. LFV responde que 99,9999% são do clube e prosseguiu com duas mensagens: a primeira, que não entendia como é que só 78% dos sócios votaram a favor das melhores contas de sempre do clube; e a segunda, com a qual fechou a intervenção e a Assembleia, que não houve até hoje nenhum presidente do Benfica melhor do que ele próprio.
Fiz questão de seguir o sócio que foi abusado - acho a palavra certa, mais do que agredido - até sair do Estádio e assegurar que não seria apertado por ninguém, nomeadamente algum dos "seguranças à paisana" (passe o eufemismo) que saltaram aquando do momento de total loucura do LFV.
Saiu do estádio rodeado por 5 ou 6 amigos e sem problemas.
Texto escrito por EvoLoreno no Fórum SerBenfiquista
5 comentários:
Os amigos da claque que ajudaram a colocar as tarjas de noite a servirem de guarda costas. Era ir atrás deles e dar-lhes uma carga de porrada! Uma golpada feita pelos lesados do Bruno Lagarto que querem ver igual dentro do Benfica.
28 de setembro de 2019 às 17:18No way!!!
.
O Benfica está entregue aos bichos... LFV é uma vergonha.
28 de setembro de 2019 às 17:18Boa noite, em todos os sitios que tenho visto este foi o primeiro sitio que explica o que realmente se passou.
28 de setembro de 2019 às 22:22Estive na AG e antes de começar (19h45 - 20h) estava a conversa e até tinha dito que que deveria ser uma AG calma.
Acho que o LFV por muita ou pouca razão que tivesse nunca poderia ter chegado a tocar nunca num socio/adepto/simpatizante do Nosso Clube.
Para mim teria ficado bem no final ele ter retratado perante os socios presentes, teria dito que foi um descontrolo, agora ter dito que não pedia desculpa e não havia melhor presidente que ele ficou mal.
Bem aproveitar vitoria do Benfica e os Benfiquistas de coração e Alma estarem unidos contra tudo e todos
Engraçado o termo utilizado "abusado" para o eventual amasso que o sócio em questão foi vitima, mas já o seu discurso ( encomendado por quem não tem coragem de ir às Assembleias ) inocente é que foi correcto e inocente...
28 de setembro de 2019 às 23:39Estamos perante lobos que querem a todo custo assaltar o Benfica e não tem um pingo de gratidão e reconhecimento pelo todo o trabalho foi feito até agora; Amo o BENFICA demais, contudo no que puder este tipo de gente jamais serão futuros dirigente do nosso Glorioso, pois são pessoas maldosas e sem qualquer tipo de príncipios.
"eventual amasso"
29 de setembro de 2019 às 18:04Tchi.
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!