Espanha 4-0 Itália: três coroas para a furia roja!
Espanha campeã da Europa! Grande jogo da máquina de futebol criada em Barcelona e goleada histórica à Itália.
Fica hoje escrita uma das mais gloriosas histórias do futebol mundial! Para sempre ESPANHA tri-campeã! A tripla coroa!
Três taças de campeão europeu, iguala a Alemanha no topo de todos os tempos, 1ª a revalidar este título e, acima de tudo, ganha 3 competições de selecções de seguida, algo que nunca tinha sido feito e arrisco não vai ser feito outra vez.
Muitos recordes e curiosidades que mais tarde resumirei mas destaco um que diz muito desta equipa: em jogos a eliminar não sofre golos à 7 jogos! Bem vou parecer o La Palice mas não perdem se não sofrerem golos! Portugal foi mesmo a equipa que esteve mais perto.
Seleccionadores a apostar nos 11 mais utilizados por ambos neste campeonato para a grande Final de Kie, com Abate a voltar à defesa italiana e Fàbregas à frente de ataque da La Roja. Casillas, Sergio Ramos, Andrés Iniesta, Xavi Hernández, Fàbregas, Xabi Alonso e Fernando Torres com hipótese para entrar na mais fina galeria da história do futebol mundial - jogaram as 3 finais dos últimos 4 anos.
Para a história fica a táctica de Del Bosque que foi campeão jogando sem ponta de lança. Uma grande inovação táctica, mostrando que, jogando em equipa, não é preciso avançados para marcar golos.
Começo da partida com apito de Pedro Proença, depois de uma bela cerimonia de encerramento do Euro 2012, com a Itália muito subida e algo mal posicionada na defesa. A ideia era a da pressão alta mas o posicionamento da squadra azzurra deixou muito a desejar nos primeiros 45 minutos e a Espanha aproveitou.
Depois de um ameaço de Xavi, que fez um grande 1º tempo, chegou o 1-0 por David Silva. Grande passe de Iniesta a desmarcar Fàbregas no flanco direito, o jogador do FC Barcelona correu mais que Chiellini e chegado à linha de fundo cruzou para David Silva cabecear para o fundo das redes de Buffon. Começa a festa no nosso país vizinho, e que festa deve estar a ser.
Pouco tempo depois o azarado Chiellini, mesmo daqueles dias que não devia ter saído de casa, teve que sair por lesão e dar lugar a Balzaretti.
Muito melhor a selecção espanhola a desmontar a defesa da Itália, que andou sempre a correr meia perdida, com muito espaço a ser dado a Xavi para pautar à vontade o Tiki-taka.
Mesmo assim o período entre os 2 primeiros golos da Espanha foram os melhores da Itália com algumas jogadas de perigo. O problema nem foi o ataque mas a defesa que aos 41 minutos abriu outro buraco que Xavi aproveitou, assistindo Jordi Alba que isolado fez o 2-0 e arrumou a questão!
Curiosidade para o facto de a Itália ter tido mais posse de bola e mais passes que a habitual Espanha.
Prandelli tentou mudar as coisas com a saída de Cassano e a entrada de Di Natale mas foi a Espanha a entrar melhor no período final: Fàbregas muito perto do 2-0 e um penalty, por mão na bola, que ficou por assinalar.
No minuto 50 a Itália teve a única oportunidade de voltar a entrar na partida quando Di Natale isolado viu Casillas negar-lhe o 2-1 com uma grande defesa. 5 minutos depois entrou Thiago Motta e só conseguiu estar em campo 5 minutos, tendo saído lesionado e, como a Itália já tinha esgotado as substituições, a sua equipa ficou a jogar com 10 jogadores.
Assim, o jogo arrastou-se e o baile espanhol passou a maior goleada numa Final de uma grande competição, com golos de Torres e Mata, com uma assistência de Xavi, o melhor em campo para mim. Torres sagrou-se o melhor marcador do Euro 2012.
Foi uma exibição do mais espectacular que tenho visto em finais, calou as críticas de que não joga nada e fez história! Uma vitória da experiência destes jogadores que são fantásticos: Casillas, Sergio Ramos, Xavi e Iniesta! Casillas levantou os três canecos!
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!