Casillas bola de ouro? Nem que o jacaré tussa!!
Tenho lido, especialmente na imprensa escrita, uma grande campanha para que Iker Casillas, capitão do Real Madrid e da Selecção espanhola, seja o vencedor da FIFA Bola de Ouro 2012.
Percebo que os espanhóis e sua imprensa, que estão de barriga cheia depois das grandes conquistas da sua Selecção, façam de tudo para terem também o melhor jogador do Mundo, já que nunca nenhum espanhol venceu este prémio glorioso. Enfim, era como o saudoso Jorge Perestelo dizia "nem que o jacaré tussa!" Por muito que lhes doa terem a melhor equipa do Mundo mas nunca terem tido o melhor jogador os espanhóis vão ter que esperar. Ou então teremos a maior justiça, na atribuição deste prémio, desde que a minha memória me auxilia. Para mim, nem há discussão: ou é Cristiano Ronaldo ou é Lionel Messi! É que Casillas nem é o melhor jogador do seu clube quanto mais do Mundo.
Casillas é o melhor guarda-redes da sua geração, provavelmente o melhor GR espanhol de todos os tempos, mas nem chega perto de ser renhido com as duas super estrelas já referidas. É que nem achei das melhores temporadas do espanhol, há dois anos por exemplo fez duas ou três defesas milagrosas, este ano não me lembro de nada de muito notável quer no Real Madrid quer no Euro 2012. A verdade é que teve muito pouco trabalho e seria muito injusto atribuir um prémio por estar no sítio certo à hora certa. Durante o Euro 2012 nenhuma equipa foi capaz de por à prova as grandes qualidades de Iker e não é de todo um troféu ganho pelo GR. Lembro-me do penalty defendido a João Moutinho mas vamos começar a atribuir prémios por uma defesa num penalty?
Já houve outras épocas em que podiam ter feito uma campanha eficaz, como Xavi em 2010. Ai até podia entender um prémio destes para a geração de ouro do país vizinho. Este ano, por outro lado, individualmente foi totalmente dominado por Messi e Ronaldo
Ronaldo marcou 69 golos na época 2011/12 (só em 2012 já são 38), Messi marcou 82 (só em 2012 são 51 tentos), foram completamente e objectivamente decisivos nas vitórias dos seus clubes. Desde Romário em 2000 que ninguém marcava tantos golos e só 6 outros jogadores, na história do futebol, chegaram a números parecidos com os dois craques que jogam em Espanha. Repito, escolham à vontade entre CR7 e a pulga argentina mas dar a outro jogador seria um crime lesa futebol. Eu voto em CR7 mas aceito como justo se derem a Messi, agora Casillas? Tenham paciência pá...
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!