quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Carlos Daniel em grande!

Não se fala de outra coisa... Quem é o melhor jogador português de todos os tempos? Eusébio, Figo, Humberto Coelho, programas de TV, jornais e o povo português juntaram-se numa grande discussão. De tudo o que li e vi a opinião com que me identifico mais é a de Carlos Daniel, que o jornalista escreveu para o DN (AQUI)

«Recuso entrar na comparação para ter de concluir quem foi melhor, se Eusébio ou Cristiano Ronaldo. Só a distância (temporal) a que a história obriga nos mostrará quem chegou mais alto. O maior elogio a fazer já ao CR7 é o de nos deixar na dúvida sobre se o trono ainda é do King, questão que tantos julgavam nunca se colocar. São épocas diferentes, tempos tácitos diversos, preparação distinta, bolas, equipamentos e relvados incomparáveis, alterações de lei, equipas de clube e selecções como antes não havia. Nuns casos a evolução favorece um, noutros o outro.


Claro que a memória colectiva favorece os jogadores mais recentes, Lionel Messi face a Diego Maradona, Zinedine Zidane a Michel Platini, Cristiano Ronaldo a Eusébio. Filmados melhor, de vários ângulos e vistos a fazer magia em semanas consecutivas, ganham facilmente vantagem nas nossas análises. Terá Johan Cruijff sido melhor do que Di Stéfano? Muitos juram que não, mas na televisão parece, que é mais agradável rever a laranja mecânica a cores do que ir buscar os vídeos que o tempo fez mais pretos do que brancos do tempo do hispano-argentino.

Há uma injustiça, essa objectiva, cometida com Eusébio, que foi também um erro do jornalismo desportivo, acabando por ter de ser o próprio a lembrar, no que espero não origine um dispensável atrito com Ronaldo.

Como não basta dizer que a economia está a crescer sem comparar com anos anteriores, ou que agora se vendem mais carros do que no ano passado quando não se vendia nada, também não chega dizer que Ronaldo tem mais dois golos do que Eusébio na selecção. É obrigatório referir também que o CR7 fez mais 42 jogos do que Eusébio. Nem é uma questão de respeito por Eusébio apenas, mas de respeito pela verdade, que é o primeiro dever de um jornalista. E aprendi cedo que neste ofício das notícias não basta contar os factos com verdade, deve procurar-se a verdade dos factos.

Quem foi melhor, quem é melhor hoje, Ronaldo outra vez no debate, frente a Messi? A cada um sua verdade, mas com uma premissa indiscutível: Portugal tem actualmente, e já vai para dez anos, um jogador estratosférico. Vi todos os grandes jogadores dos últimos 40 anos, Luís Figo, Rui Costa, João Pinto, ainda Paulo Futre e Fernando Chalana. Português, não vi nenhum como Cristiano Ronaldo, este, o verdadeiro. E estrangeiros só dois ou três, incluindo Zidane. E o outro Ronaldo, o primeiro.»

E para quem não viu o programa de ontem da RTP em que Bruno Prata colocou CR7 e Figo (!?) à frente de Eusébio? Pois Carlos Daniel disse logo que se alguma vez ele colocasse Figo na frente de Eusébio que o internassem. Por muitas explicações que Bruno Prata dê esta afirmação, vinda de quem vem, soa sempre a provocação...

13 comentários:

Anónimo disse...

São tempos diferentes é verdade, mas golos são golos e a média de Eusébio é muito superior à dos actuais potenciais sucessores. Já para não falar nas equipas de amadores que a selecção tem defrontado na ultima década, verdadeiras criações de um frankeinstein, tão mal que jogam. Mas qdo houver um tuga que numa fase final de um campeonato mundo marcar 9 golos,marcando e derrotando o Brasil,entre outros, ai sim temos sucessor. Até lá é como dar pérolas a porcos.

12 de setembro de 2013 às 20:50
Anónimo disse...

Estou a gostar dos Lagartos virem com o Peyroteo a dizer que foi melhor que o Eusébio...

Se calhar até era grande jogador e melhor que o Eusébio, não vi os 2 jogarem, porque não sou desse tempo...

Agora dizerem que o Peyroteo que só se mostrou em Portugal é melhor que o Eusébio que ganhou 1 Taça dos Campeões Europeus e conseguiu outras finais fazendo brilharetes, conquistou um 3º Lugar num Mundial também fazendo brilharete em que até ganhou ao Brasil de Pelé...

LOL... que Comédia :)

12 de setembro de 2013 às 21:31
Unknown disse...

Peyroteo teve alguma dificuldade para mostrar o seu futebol na Europa e no Mundo é verdade. Por dois factos bastante simples. Não havia futebol europeu de clubes e o de selecções esteve interrompido durante 8 anos.

Peyroteo jogou entre 37 e 49. Houve guerra entre 39 e 45, não havendo mundiais entre 38 e 50. A Taça dos Campeões Europeus apenas foi criada em 55. Sacana do Peyroteo.

Peyroteo foi vítima dos tempos em que jogou, assim como Eusébio foi vítima do Estado Novo por este não o ter deixado sair para o estrangeiro e ser um ícone ainda maior no futebol mundial.

12 de setembro de 2013 às 21:58
Anónimo disse...

Nalitzis e que culpa tenho eu que ele não pôde jogar essas Competições internacionais?

Podes-me garantir que se jogasse um Mundial por Portugal conseguiria levar Portugal às costas e acabar em 3º lugar, ganhando até ao Brasil, fazer uma recuperação daquelas contra a Coreia?

Podes-me garantir que se jogasse a Taça dos Campeões Europeus ganharia 1 fazendo brilharetes, e conseguiria alcançar muitas outras finais fazendo brilharetes?

Diz-me podes garantir-me isto tudo?
É que por essa ordem de ideias o Jardel também deveria ser dos melhores do Mundo de toda a História.
No Campeonato Português fez médias de golos incríveis, mas o que conseguiu conquistar internacionalmente? Zero...
E na Selecção? Penso que até foi pouco usado na Selecção...

Portanto que garantias é que podes dar-me que Peyroteo não era um jogador como Jardel que apenas tinha grande finalização e bom faro para o golo?

"assim como Eusébio foi vítima do Estado Novo por este não o ter deixado sair para o estrangeiro e ser um ícone ainda maior no futebol mundial."

LOL

12 de setembro de 2013 às 22:21
Anónimo disse...

Ganda Calica, faz do jornalismo uma coisa séria, e sobretudo quando fala do Benfica!

Calica o benfiquista de Paredes!

12 de setembro de 2013 às 22:23
Bella Viola disse...

Por esse andar ronaldo e melhor porque jogou no Portugal que chegou mais longe numa competiçao oficial (final euro 2004)

Sao outros tempos, da mesma maneira que eusebio nao jogava com luxemburgos, ronaldo nao joga contra equipas sem preparadores fisicos e completamente amadoras em que os jogos acabavam regularmente com chapa 6 ou 7. Acho que há uma clubite extrema em ambos os casos, por um lado os benfiquistas que por alguma razão, mesmo os que nunca o viram jogar, temem que o maior simbolo do seu clube e do futebol português seja destronado por um jogador formado nas escolas do jogador rival, por outro, os sportinguistas, que julgam ter formado um fenomeno mundial quando quaresma era muito mais preponderante que ronaldo na sua equipa. São tempos diferentes e muito dificeis de comparar (nao impossivel) mas teria de se ter em conta grandes condicionantes que seriam demasiados laborosas e sinceramente, uma perda de tempo.

Foram dois dos melhores dos seus tempos, agora que sinceramente fica bastante mal a eusebio, e ter de vir a praça publica pedir que se lembrem dele. Nao é o primeiro, Pele recorrentemente gosta de lembras as pessoas que é o melhor da galaxia e arredores e da mais valor aos seus golos contra o florinopolis que os golos de Messi. Fica mal, muito mal. Maradona é dos maiores exemplos de como "nao se comportar" no futebol, e hoje em dia é dos primeiros a aclamar jovens talentos argentinos e dos poucos cujo ego lhe permite colocar um jogador como Messi a sua frente. É desacreditado por isso?Alguém se atreve a afirmar categoricamente que Messi e melhor que Maradona?Não, e sem duvida que o Pibe não passa qualquer imagem de lenda decadente com as suas afirmaçoes, pelo contrario, so a imortaliza colocando-se ao lado dos melhores das seguintes geraçoes.

Ronaldo não se acha melhor que Eusebio. Eusebio ter sentido a necessidade de relembrar que é "melhor" ou tem melhor media fica-lhe bastante mal, é quase um grito de desespero para que se lembrem dele, tal como após a sua retirada teve de ser salvo da miséria em que se encontrava (e bem) pelo benfica. Se o Eusebio quiser falar que nao jogava com lichensteins (porque jogava com luxemburgos) Ronaldo poderia dizer o mesmo em relaçao aos iraos e noruegas aos quais o eusebio se fartou de marcar em amigaveis, que nao se ficou pela liga portuguesa e que joga todas as semanas com os melhores do planeta, e nao com o atletico ou o desportivo das aves, equipas sem quaisquer indices fisicos na altura (outros tempos) cuja derrota por menos de chapa 5 era uma vitoria, que esteve numa final ao serviço de portugal e em duas meias finais, mas nao o faz. Não o faz, porque não tem qualquer necessidade disso, e nesse sentido, seja qual for o "medo irracional" dos benfiquistas, ou a euforia estupidamente sentida pelos sportinguistas, Ronaldo tem todas as condiçoes para ser muito mais saudado que eusebio. Ninguem sabe o futuro, mas se ronaldo continuar a fazer o seu trabalho e se recusar a entrar nestes jogos sinceramente deprimentes de peles e eusebios, tem tudo para ser uma lenda não de portugal, mas do futebol mundial

12 de setembro de 2013 às 23:53
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sim, Eusébio poderia ser "maior". É reconhecido como um dos grandes jogadores de todos os tempos, mas nunca entra na discussão do melhor de sempre por exemplo. É sempre algo reservado a Pelé e Maradona. Maradona teve a projeção europeia no Nápoles e mundial pela Argentina. Pelé foi 3 vezes campeão do Mundo.

Garantias não dou nenhuma. Assim como não me podes dar que Também basta pensar porque é que Eusébio e Peyroteo têm menos jogos que qualquer jogador mediano hoje em dia tem pela sua selecção. Não havia tanto futebol de selecções. E no caso de Peyroteo, a guerra não ajudou. Mesmo assim foram cerca de 20 jogos e 16 golos. Talvez seja um Jardel, ou melhor um Super Jardel. Acho que o homem também não tem culpa de ter jogado na altura em que jogou, não foi ele que invadiu a Polónia lol.


Isto é tudo subjectivo e os jogadores são sempre incomparáveis. Todos têm o seu melhor do mundo e isso é uma questão de gosto. As estatísticas explicam muita coisa, mas não explicam tudo. Pauleta tem melhor média que Ronaldo e não o queria nem para me ajudar a mudar um pneu.

13 de setembro de 2013 às 01:59
Anónimo disse...

Porra tanto queixume de que o Ronaldo bateu o Eusébio, só que foi com muitos mais jogos e tal, que em valores médios, golos por jogo, o Eusébio fez bem melhor...

Mas ninguém se lembra que o Eusébio era Ponta de Lança e o Ronaldo não?

13 de setembro de 2013 às 05:00
Anónimo disse...

Eusébio ponta de lança?!?!?!?!?.... mas tá tudo louco ou quê?

santa ignorância..............

Ponta de lança desde quando?!?!?!?

RA

13 de setembro de 2013 às 06:33
RG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno Paiva disse...

Apesar de dizeres coisas certas, passaste agora um certificado de ignorância.


Como sabes se tu emigrasses com a tua esposa/companheira para a França,Bélgica, etc e tivesses lá um filho este não seria francês, ou belga. A sua nacionalidade continuaria a ser portuguesa.

Portanto lá por um teu filho ter nascido noutro país não faz dele cidadão desse país, logo o que comentaste é totalmente rídiculo.
Além do mais quando Eusébio nasceu para teu conhecimento Moçambique não era considerado uma colónia. Portugal não podia reconhecer que tinha colónias senão era perseguido pela ONU e seus associados, e portanto era chamado de Província ultramarina. Por essa razão Lisboa era dito por muitos como metrópole...Portanto como nasceu numa Província ultramarina ele era sim Português !!

13 de setembro de 2013 às 15:33
Anónimo disse...

É uma questão quase filosófica essa de comparar Eusébio ao CR7.
Não só são tempos diferentes como as condições de treino e de preparação física são de uma diferença abismal.

Senão vejamos, o "Pantera Negra" começou a dar uns chutos na bola no bairro da Mafalala nos arredores de Lourenço Marques (actual Maputo), daí passou para um dos clubes da terra, o Sporting de Lourenço Marques (ligado ao Sporting, como acontecia em todas as províncias ultramarinas terem um clube local associado a um dos principais clubes da Metrópole).
Quando chegou ao SLB, em 1961, Eusébio tinha 19 anos e estava pronto para jogar na equipa principal sem nunca ter passado por nenhuma academia nem nenhuma escola de futebol, a não ser a escola da vida. Tudo o que fez, incluindo os 733 golos em 745 jogos oficiais, aprendeu sozinho. A isso chama-se talento inato.
Penso que seja, ainda hoje, o jogador português com melhor média de golos ao longo da carreira.

Vejamos o caso do CR7.
Começou aos pontapés na bola no clube desportivo andorinhas lá na Madeira, depois passou fugazmente pelo Nacional e foi transferido para o Sporting em 1997 (com 12 anos), juntamente com outros juniores, supostamente por uma dívida de 450 mil euros que o Nacional teria ao Sporting.
Manteve-se no Sporting entre 1997 e 2003, tendo constituído uma das primeiras fornadas da academia leonina (a par de Quaresma, João Moutinho e outros), ou seja, embora a academia do Sporting não se possa comparar com as academias de outros clubes europeus, mas sabe-se de algum trabalho que ali junto das camadas de formação.
Começou a dar nas vistas já na equipa principal do SCP e não demorou muito a ir para Manchester para as mãos de Alex Ferguson, um dos melhores treinadores de sempre do futebol mundial, e foi justamente nas mãos de Ferguson que o CR7 se tornou um dos melhores do mundo da actualidade, graças a todo um método de trabalho e de preparação física da equipa do United.
A partir daí, o percurso tem sido conhecido, até meados de 2013 tinha 379 golos em 624 jogos oficiais, sendo que os seus 43 golos marcados pela selecção A devem-se aos seus 106 jogos internacionais já disputados, cerca do dobro dos que Eusébio teve oportunidade de disputar.

Portanto e clubismos à parte, se de um lado tivemos um talento inato, do outro lado temos já um produto de laboratório das maiores e mais sofisticadas equipas de futebol a nível mundial, podendo acrescentar que a maior sorte de CR7 foi mesmo ter ido para Manchester antes de ter completado 20 anos, caso contrário tornar-se-ia um Moutinho ou um Quaresma, que são bons jogadores mas não são foras de série.
Alías, creio mesmo que, actualmente a maior partes dos jogadores de futebol não passam disso mesmo, criações de laboratório.

Disse

16 de setembro de 2013 às 12:37

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger