Castigar os empates a 0? Porque não?
Uma ideia interessante de um jornalista americano - sim, nem tudo o que vem de lá é mau em relação ao futebol - e que me fez pensar. O artigo é este (AQUI), e vem na sequência do desapontamento do autor Aquando do empate a 0 entre Man United e Chelsea no final do último Agosto. A reflexão que ele faz é que: sendo o objectivo do jogo marcar golos dar 1 ponto a equipas que empatam a 0 não tem lógica.
A ideia tem outro beneficio para a beleza do jogo, imaginem como muitas das tácticas da maior parte das equipas iriam alterar-se nos últimos minutos de um jogo empatado. Seria uma correria pelo golo e um jogo muito mais espectacular.
Gostei desta ideia sim senhor... E VOCÊS O QUE ACHAM?
28 comentários:
Pode ser positivo para beneficiar o espectáculo e iria obrigar as equipas que continuam a insistir no anti-jogo ou no jogo com autocarros de 3 andares, a abrir mais o jogo e procurarem o golo.
11 de setembro de 2013 às 18:10Há muito se falou de algo parecido. As leis do futebol já estão bafientas e demasiado desfazadas dos tempos modernos. Urge promover alterações pois o espectáculo já é consentâneo com o preço que se paga para assistir a um jogo de futebol nem com os milhões que movimenta.
11 de setembro de 2013 às 18:49Sim, zero pontos para empates a zero golos é uma alteração positiva como o seria também uma lei de anti jogo. Porque não uma regra parecida com outros desportos em que a bola só poderia ser atrasada ao guarda redes, depois de passar a linha de meio campo uma vez? Há que promover o futebol de ataque!
E como seria em jogos a eliminar?Certamente nao se poderia penalizar duas equipas que disputam uma final
11 de setembro de 2013 às 20:08E cá em Portugal? Era uma ideia boa mas impossível de executar, pelo bem do futebol português. Se o FCP faz tanta trafulhice sem esses quinhentos imagine-se com essa medida.
11 de setembro de 2013 às 20:12Anónimo 20:08, pois em jogos a eliminar manteriam-se as regras. Prolongamento e penalties
11 de setembro de 2013 às 20:16é boa ideia é. gostei
11 de setembro de 2013 às 20:26Em Portugal isso não iria alterar nada. Mesmo que esteja empatado com golos o porko é sempre ajudado a ganhar
11 de setembro de 2013 às 22:37Jogos a eliminar? Olha, o facto de os golos fora valerem por 2 em caso de igualdade, já deu alguns frutos... Todos se desunham para marcar golos o que é bom!
11 de setembro de 2013 às 22:59É uma ideia interessante, não completamente nova, mas interessante. Não estou é a ver ninguém a chegar-se à frente por isso.
11 de setembro de 2013 às 23:19Abraço
O encornado do António Duarte continua a focinhar no porko!
12 de setembro de 2013 às 00:04Viva,
12 de setembro de 2013 às 09:54Esta é uma ideia positiva, na minha opinião.
Aliás, tive oportunidade de colocar em discussão, há una anos atrás, no programa 'Bancada Central' da TSF, que era dirigido pelo Fernando Correia.
Não dei só esta sugestão, que me parece mais que óbvia, apesar de em alguns jogos de 0-0, as equipas proporcioanrem um verdadeiro espectáculo de futebol.
O objectivo do futebol é claramente o GOLO, logo a meu ver um empate sem golos não merece ser premiado.
Tal como um empate com 3-3 (ou mais golos) merece mais pontos para cada uma das equipas do que um empate 1-1.
Em alternativa poderiam dar 2 pontos aos empates com golos e um ponto aos empates 0-0. Qualquer coisa serve, desde que um jogo sem golos não benficie as equipas desse jogo, em igual medida que as equipas que proporcionam golos.
entre outras medidas que poderiam ser adoptadas, para proposrcionar mais espectáculo e mais golos, premiando as equipas que consigam marcar golos.
porque não atribuir um ponto extra às equipas que fazem 3 ou mais golos por jogo, independentemente que percam?
Porque razão uma equipa que perde 4-3 ou 5-3 ou 6-3, ou 5-4 é castigada de igual forma que uma equipa que perde por 5-0, 6-1, 7-0, etc, levando 0 pontos?
Acho que seria também útil haver uma medida disciplinar intermédia entre os cartões amarelo e vermelho, e penso que esta é uma medida que já foi pensada por alguns responsáveis do mundo do futebol e se nãoe stou em erro pelos próprios americanos. Pode-se adoptar uma medida penalizadora como existe no hóquei ou no andebol...um jogador que faça uma falta mais dura em vez de levar amarelo leva um outro cartão (azul por exemplo, para a analogia ter mais equiparação) em que o jogador fica 5 minutos (de jogo útil) de fora. Depois disso se levar nem que seja mais um amarelo é expulso em definitivo do jogo, sendo que os castigos a apalicar por expulsão teriam enquandramentos diferentes conforme se a expulsão for por duplo amarelo, azul + amarelo, ou expulsão directa.
E que tal proíbir que o guarda-redes possa agarrar com as mãos qualquer atraso dos seus companheiros seja com que parte do corpo fôr?
Também me parece que no que respetia a substituições poderiam haver alterações. Porque razão é que não se permitem reutilizações de jogadores (desde que a reutilização seja pelo mesmo jogador que saiu) desde que o jogador que reentre o possa fazer apenas uma vez.
Estas e outra alternativas, poderiam ser equacionadas, e sem sombra de dúvidas beneficiaria muito mais o espectáculo, principalmente aquelas sugestões para a distribuição de pontos premiando a obtenção de golos.
O futebol é a única modalidade do mundo que se rege por regras antigas e obsoletas na sua maioria e sem grande espaço para inovações, pois a FIFA há muito que se deixou de interessar pelo espectaculo FUTEBOL em contrapartida do futebol NEGÓCIO.
Já que deixei estas ideias, gostaria de as ver comentadas e criticadas (construtivamente claro) pelos leitors do deste magnífico blog.
VIVA O SL BENFICA SEMPRE
Obrigado Nelson. Boas ideias. Gosto sobretudo da ideia de 1 ponto extra para os que conseguem ganhar por mais de 3 golos. Ia ser uma verdadeira caça ao golo!
12 de setembro de 2013 às 11:05Já não gosto tanto de 2 pontos para empate com golos que depois ficava muito perto dos pontos para vitória. Para mim era 0 pontos para 0-0 e 1 ponto para os restantes.
Tambem me parece a estudar a do GR nao poder agarrar nunca a bola vinda de um defesa
Na altura em que as vitórias passaram a valer 3 pontos, já eu tinha proposto esta ideia de pontuação:
12 de setembro de 2013 às 11:14Vitória: 3 pontos;
Empate com golos: 2 pontos;
Derrota com golos marcados: 1 ponto;
Empate a zero: 0 pontos;
Derrota com zero golos marcados: 0 pontos.
Sendo o objectivo final de um jogo de futebol a marcação de golos (com o objectivo "acessoriamente" fundamental de não os sofrer ou, pelo menos, sofrer menos do que os que se marcam) não me choca absolutamente nada que a um empate a zero (0-0) sejam atribuídos os mesmos pontos (0) que a uma derrota sem golos marcados (1-0; 5-0; 10-0...)
Caro Fura-Redes,
12 de setembro de 2013 às 11:50De acordo, contudo se um empate valesse 2 pontos a vitória teria de valer 4, mas para isso é que dei a ideia dos pontos extra a quem marcasse 3 ou mais golos.
Entretanto fui ver os meus registos e mais ideias existem por lá e lembrei-me de mais 2:
1. apesar de ser discutivel e até controverso, porque não a inserção de uma linha (por exemplo no enfiamento da grande área, ou mais à frente, último terço talvez) paralela à linha de meio campo, à frente da qual deixaria de ser assinalado o fora de jogo. Certo é que em minha opinião é absurdo marcar foras de jogo dentro da área, onde as defesas têm de saber suplantar os ataques.
Estou certo que uma medida destas obrigaria as equipas mais fechadas a jogar mais à frente.
2. Sistema de contagem de faltas. À 10 falta a equipa faltosa sofreria um livre directo com barreira do lado que a equipa beneficiária entendesse. a distância do livre é que teria de ser estudada, mas talvez os 20 metros. neste caso teriam de estar marcados no campo os pontos de livre tal como está dentro da área a marca de penalty.
Em suma, tanta e tanta coisa que a FIFA poderia agarrar e estudar pelo menos, com o objectivo de defender a obtenção de GOLO.
O que fizeram eles? apenas decidiram por uma medida que só dá mais polémica....em caso de dúvida no fora de jogo beneficia-se quem ataca. Eu aceito isso desde que não se veja o que existe...agora ver o que não existe é que é uma gaita e normalmente é isso que acontece...os árbtros auxiliares marcam mais offside's que não existem do que não marcam os que existem.
É de facto uma matéria que tem muita discussão, mas eu gosto mesmo é da atribuição de pontos extra a quem marca golos.
VIVA O SL BENFICA SEMPRE
É uma péssima ideia.
12 de setembro de 2013 às 12:00a equipa pequena que defende 90 minutos por 1 ponto vai continuar a defender 90 minutos por 0.5 pontos, ou até por 0.1. qualquer coisa que seja mais que zero pontos e ela não vai sair da área.
quem se lixa é a equipa que quer ganhar e tem 11 gajos enfiados à frente da linha de golo. Já perde 2 pontos e ainda vai perder mais.
É preciso lembrar o que a maioria das equipas faz quando vem à Luz?
Também não concordo com pontos por golos. É fazer com que os Beira-Mar desta vida ajudem ainda mais os mesmos de sempre.
Mesmo que o empate 0-0 sejam 0 pontos, pensem bem na Académica. Acham que vai deixar de defender o jogo todo contra o Benfica, mesmo que isso lhes signifique 0 pontos no fim?
12 de setembro de 2013 às 12:06O objectivo deles é que o Benfica perca pontos, para ajudar o patrão. Agora defendem o jogo todo, sacam um 0-0, roubam 2 pontos. Se sacarem 3 ainda ficam mais felizes.
É Nelson a FIFA tem como lema "para o bem do jogo" mas só faz merda... Ou então não faz nada. Foi preciso a Inglaterra quase se revoltar para deixarem a tecnologia de golo, que já devia estar há decadas...
12 de setembro de 2013 às 12:16Com essa do fora de jogo talvez houvesse menos polemica para os árbitros mas não sei se gosto...
Pois Rafael Ortega em Portugal seria tudo usado de maneira a ajudar sempre os mesmos... Mas isso será sempre assim, pelo menos até gente condenada continuar nos seus cargos.
12 de setembro de 2013 às 12:19Agora aqui estava a tentar abstrair me da nossa triste realidade...
Lá está, e usando o seu exemplo, pelo menos a Académica iria tentar marcar um golo visto que isso lhe daria pelo menos sempre um ponto. Logo o jogo seria um pouco diferente de actualmente
Fura redes com o slb a sofrer golos como está a sofrer não haveria este problema do empate
12 de setembro de 2013 às 12:48Caro Rafael Ortega,
12 de setembro de 2013 às 13:14É uma péssima ideia por que os beneficiados são os do costume, logo deixa-se ficar como está e continuam os do costume a serem benficiados, é isso?
Isso é que é uma critica construtiva...parabéns.
As minhas ideias e opiniões acima expressas, têm a ver com Futebol na sua generalidade e não estão limitadas ao futebol tuga e à sujidade que por cá pulula.
Estou-me a borrifar se o beira-mar ou a académica ou qualquer outro esteja preocupado em tirar pontos ao SLB, porque isso é o normal. A realidade é que com a medida de Golos=Pontos e 0 Golos = 0 Pontos, eles de certeza que não ficavam enfiados lá atrás como ficam.
Um bónus de 1 ponto por se marcar 3 ou mais golos, ou até 4 ou mais golos, isto não é incentivo ao golo e ao ataque?
Uma penalização de 0 pontos a quem não marque golos, isto não é disuasor a quem só quer defender o pontinho habitual do 0-0?
Uma coisa é divergir de uma opinião e argumentar com alternativas e factos, outra coisa é apenas reagir com um 'É uma péssima ideia' de forma seca como se fosse a ideia mais estapafúrdia do mundo e dar como justificação as práticas corruptas de uma determianda agrmiação da fruta.
Claro que não tem de ser exactamente como eu digo, mas a essência é a de premiar quem faz golos, apenas isso. é uma ideia que mereceria ser discutida e estudada por quem de direito, entre outras ídeias de outras pessoas, como por exemplo a reestruturação dos calendários das competições em que gostei de algumas ideias do benfiquista Luis Fialho, colunista do jornal O Benfica e autor do blog 'Vedeta da Bola'.
VIVA O SL BENFICA SEMPRE
Eu não gosto de empates a zero mas...
12 de setembro de 2013 às 15:121 - num campeonato, as equipas que marcam mais golos levam vantagem no confronto com outras equipas (uma equipa que acabe com 2 pontos, 4-4 em golos marcados e sofridos acaba à frente de uma equipa com os mesmos 2 pontos, mas que acabe 0-0 em golos).
2 - Há jogos que acabam 0-0 e não porque seja um jogo mau... há jogos que acabam 0-0 e que são mais espectaculares que alguns que acabam 2-2 ou 3-3...
Dito isto, acho que é uma ideia interessante. Não creio que seja, para já, a forma ideal mas isso é algo que devia ser emendado do futebol. No entanto... há ligas onde a filosofia é diferente da nossa e mesmos as equipas pequenas não jogam para o 0-0 (apesar de isso acontecer)... aqui nós, em portugal, temos mais um problema de mentalidade do que das regras do jogo. Mas é um facto que as regras permitem e até beneficiam esse tipo de jogo.
Cá em portugal, no caso das equipas que se fecham contra o Benfica... o objectivo da maior parte delas é só tirar pontos ao Benfica. Mesmo que ganhem 0 pontos com um empate a zero, não tenho dúvidas que irão fazer por isso.
Por muito geniais, que aqui alguém possa por ideias em benefício do bom espectáculo no futebol, é tempo perdido porque a grande maioria que aqui comenta só entende que futebol é deitar abaixo do Porto.
12 de setembro de 2013 às 15:49Fura-Redes,
13 de setembro de 2013 às 00:56A Académica está-se pouco marimbando se sair da Luz com 0 pontos por ter empatado 0-0, no caso do empate 0-0 significar que o Benfica também leva 0 pontos.
Eles não saem da grande área quando vêm à Luz na esperança de empatar a 0 e o Benfica perder 2 pontos, se empatando a 0 o Benfica perder 3, com mais afinco ainda irão defender. Os pontos que os salvam de descer não são os que conseguem sacar com o Benfica, são os que lhes são oferecidos depois pelo patrão em jogos de menor visibilidade.
Nelson C,
Tudo o que leve a desequilibrar os campeonatos é uma má ideia.
A vitória deve valer sempre o mesmo.
Caso contrário aparecem equipas que se deixam golear pelos donos e lá vão mais uns pontinhos. Depois fecham-se contra os adversários dos donos e já está o desequilíbrio feito.
Exemplo de como um ponto de bónus por marcar 3 ou mais golos desequilibra tudo: Beira-Mar no ano passado comeu a relva contra o Benfica mas perdeu os dois jogos 2-1 e 1-0. 6 pontos para o Benfica. Contra os corruptos perde 4-0 e 2-0 (o primeiro jogo não foi tanto perde, foi mais deixou-se perder). 7 pontos para os corruptos.
O problema é que não há só um Beira-Mar.
Infelizmente Rafael a sua opinião é de facto realista... Enfim este post era mais utópico!
13 de setembro de 2013 às 09:59Caro Fura-Redes,
13 de setembro de 2013 às 10:51Eu entendo tudo isso, mas volto a frisar que não limito a minha opinião ao futebol português.
No entanto também entendo que, essas suposições de que o clube da fruta sairia sempre mais beneficiado, é algo que não se pode saber.
Uma coisa é um clube que luta pela permanência lutar por um 0-0 que lhe garante um ponto e ao emsmo tempo retira 2 pontos oa SLB, outra coisa é esse clube que luta pela permanência não se importar de levar 0 pontos desde que o SLB também leve 0 pontos. Isso é demagogia a mais na minha opinião.
Lembro-me perfeitamente dos jogos com o beira-mar e meu caro, foi mais o SLB que dificultou a sua própria vida, do que o beira-mar.
Há muitos jogos em que o SLB se põe jeito para perder pontos e não é só pelo comer a relva dos adversários. é a falta de atirude, é a falta de agressividade é a falta de mentalidade vencedora.
Lembro-me do jogo com o paços na luz, na época passada, em que era dos mais complicados que tinhamos em casa ate ao final do campeonato.
O paços foi de tal forma manso que o resultado 3-0 para o SLB chega a ser escasso em face das oportunidades. não me lembro de ver o paços a jogar tão mansinho na luz, nem quando levou 7 batatas há uns anos atrás.
Continuo a achar que uma mexida na atribuição d epontos, seria altamente positivo para o futebol...e até me provarem concretamente o contrário eu não mudo de opinião.
teriamos de ver isso em prática como projecto-piloto num qualquer campeonato.
Lembrem-se que as vitórias valerem 3 pontos foi ideia dos ingleses, adoptada pela FIFA muitos anos depois, uma vez comprovada a maior competitividade, o acréscimo da média de golos por jogo porque, no geral, as equipas deixaram de ser tão defensivas como eram antes. Estou a falar no futebol em termos gerais e não só aqui.
Esta seria e será sempre uma discussão bipolarizada entre os benefícios esperados apra o futebol mndial, e a comparação que insconscientemente já fazemos com a nossa realidade tuga, nomeadamente os benfiquistas que só pensam no bicho papão e mau dos corruptos do norte.
sou benfiquista, mas sei ver que o meu clube é dirigido por gente incompetente. Desportivamente a gestão do SLB é uma autêncita tragedia.
Enquanto pensarmos que o SLB só perde por causa dos árbitros e da corrupção, vamos continuar a ver os outros a ganhar, apenas porque nos recusamos a ver as feridas internas que actualmente minam o SLB.
Não foi a corrupção que manteve o JJ como treinador, não foi a corrupção que fez um planeamento de pré-época e época 13/14 com resultados miseráveis que se verificam, não foi a corrupção que fez o SLB perder na Madeira (e não me venham com o penalty do lima pq aquilo só com muito boa vontade se pode ver contacto entre os jogadores)
Não estou a desculpar os corruptos do norte que sei que o são, mas nós também deixámos que eles o fizessem e façam cada vez mais à descarada. E está nas mãos do SLB inverter essa situação...sempre esteve.
VVIA O SL BENFICA SEMPRE
Amén Nelson!
13 de setembro de 2013 às 11:01E sim eu mudava algumas coisas em Portugal mesmo sabendo que alguns aproveitariam
Eu percebo as vossas opiniões, mas tenho por sistema não dar as balas que o inimigo vai disparar sobre mim a seguir.
13 de setembro de 2013 às 11:36Este blog está de tal maneira poluído que quem aqui vier comentar com um pouco de inteligência, acaba por ficar sem ela!
13 de setembro de 2013 às 12:55Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!