Liga da Verdade 2013/14: 6ª Jornada
6ª Jornada
Benfica 1-1 Belenenses (Jorge Tavares)
- Golo mal validade contra o Benfica: é claro o fora de jogo de Fredy no lance do empate, jogador que interfere claramente com a jogada.
- Penalty por marcar a favor do Benfica: Cardozo é agarrado no braço pelo defesa azul, lance aos 71' com o resultado em 1-1.
FC Porto 1-0 V. Guimarães (Pedro Proença)
- Penalty mal marcado a favor do FC Porto: não existe falta nenhuma sobre Quintero no lance que dá o castigo máximo que decide o jogo.
SC Braga 1-2 Sporting (Paulo Baptista)
- Cartão vermelho bem mostrado a Aderlan Santos por travar Montero, lance aos 27'.
5ª Jornada
V. Guimarães 0-1 Benfica (Bruno Esteves)
- Expulsão mal assinalada a favor do Benfica: aos 60' Addy puxa Enzo e vê o 2º amarelo. Este cartão é bem assinalada, o problema é que o primeiro, na 1ª parte, não foi justo pois o defesa não chega a tocar em Enzo Pérez.
- Penalty por marcar a favor do Benfica - jogada aos 69' sobre Lima, sendo claro a falha do árbitro ao não assinalar o castigo máximo.
- 2 foras de jogo mal tirados a Enzo Pérez, ainda na 1ª parte, quando o argentino se isolava.
- Pelo critério do árbitro neste jogo Siqueira deveria ter visto o 2º amarelo.
Estoril 2-2 FC Porto (Rui Silva)
- Expulsão não mostrada a jogador do FC Porto: logo no início do jogo, 12', Otamendi faz falta sobre Luís Leal quando este se ia a isolar.
- Penalty mal assinalado contra o FC Porto: lance ridículo o do 1-1. Aos 33' Otamendi corta a bola com a mão mas é claramente fora da área. Para além disso o avançado que ia receber a bola esta, primeiro que tudo, em fora de jogo.
- Dúvidas, mas imagens de TV inconclusivas, no lance do 2º golo do Estoril quanto à posição de Luís Leal.
- Fico pasmado com o que Fernando pode refilar com os árbitros...
Sporting 1-1 Rio Ave (Carlos Xistra)
- Penalty não assinalado a favor do Sporting: é claro o corte com o braço de Marcelo aos 75', quando o jogo já estava 1-1. Xistra diz que não viu...
4ª Jornada
- Nada a assinalar
FC Porto 2-0 Gil Vicente (Hugo Pacheco)
- Penalty por assinalar a favor do FC Porto: falta de Peck's sobre Varela, numa altura em que o marcador já mostrava 2-0 (76'). E ainda deu amarelo ao jogador por simulação...
Olhanense 0-2 Sporting (Olegário Benquerença)
- Golo mal validado ao Sporting, é o lance do 0-1 e é claro o fora de jogo de Fredy Montero.
3ª Jornada
Sporting 1-1 Benfica (Hugo Miguel)
- Golo mal validado a favor do Sporting: é claro o fora de jogo de Fredy Monteiro no início da jogada que dá o 1º golo da partida (10').
- Penalty por assinalar a favor do Benfica: aos 92' Maurício faz uma gravata a Cardozo dentro da área. o árbitro manda jogar...
- Maxi Pereira poderia ter sido expulso no decorrer da 2ª parte com o 2º amarelo, pela sucessão de faltas. O lance do seu 1º cartão amarelo é claramente para essa cor de advertência. Vai à procura da bola, falha o tackle, acerta no jogador - cartão amarelo.
Paços de Ferreira 0-1 FC Porto (Rui Costa)
- Dúvidas no único golo do jogo pois Jackson dá um toque no defesa na sua frente antes de cabecear a bola. Eu diria no limite mas legal.
2ª Jornada
Benfica 2-1 Gil Vicente (Paulo Baptista)
- Nada a assinalar
FC Porto 3-0 Marítimo (Jorge Ferreira)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto: é o lance do 3-0 (51') e a falta sobre Otamendi é clara.
Académica 0-4 Sporting (Artur Soares Dias)
- Golo mal validado a favor do Sporting: é o lance do 0-2 (42') e existe fora de jogo de Fredy Montero.
- Dois penalties bem assinalados a favor do Sporting
1ª Jornada
Marítimo 2-1 Benfica (Jorge Sousa)
- Penalty bem assinalado contra o Benfica: é o lance do 1-0 (45') e é clara a falta de Artur. Amarelo bem mostrado ao GR.
- Dúvidas, mas imagens de TV inconclusivas, no último lance do jogo quando Lima cai na área do Marítimo. Benefício da dúvida para o árbitro que deixou o jogo seguir e não marcou penalty.
V. Setúbal 1-3 FC Porto (João Capela)
- Penalty bem assinalado a favor do FC Porto: é o lance do 1-1 (48') e apesar de Jackson ficar à espera do contacto para se atirar, o defesa toca e parece derrubar o avançado. Daqueles penalties que em Inglaterra não são assinalados mas cá são.
- Cartão vermelho bem mostrado a Kieszek por tentativa de agressão a Josué. Penso que pela atitude provocatória e pelas palavras de Josué o médio do FC Porto também poderia ter sido admoestado com o vermelho. Lance aos 49' com o marcador em 1-1.
Sporting 5-1 Arouca (Rui Costa)
- Nada a assinalar
3 comentários:
Estes erros de arbitragens, de facto já beneficiaram e prejudicaram o rendimento desportivo de todos os clubes, mas quando analisamos somente dados objetivos de um elevado numero de jogos, podemos constatar se estatisticamente existe alguma tendência ou não, que favoreça um clube em detrimento doutro.
29 de setembro de 2013 às 22:34Ao contabilizarmos todos os penaltis e expulsões efetivamente assinalados pelos árbitros nos últimos anos, e o seu efeito na pontuação, comparativamente conseguimos retirar conclusões de uma forma objetiva, da influência arbitral direta dessas decisões na alteração dos pontos acumulados por cada uma das equipas candidatas ao titulo.
O critério utilizado é o de identificar todos os pontos acrescentados pelo F.C. Porto, Benfica, Braga e Sporting que resultem diretamente de um último golo de penalti ou após uma expulsão, ou seja dependentes duma decisão arbitral relevante no jogo.
Veja esses dados no Blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt, na etiqueta DADOS ACUMULADOS ENTRE 2008 E 2013 (150 Jogos), conseguirá obter uma comparação estatística dos dados acumulados das últimas 5 épocas.
Veja a seguinte pagina:
http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/Dados%20acumulados%20entre%202008-2013%20%28150%20jogos%29
A ideia é boa. Gostei
30 de setembro de 2013 às 03:16Vão-se lixar mais esta amélia do Artur. Não sabe sair da baliza com agressividade.
30 de setembro de 2013 às 14:14Uma bola daquelas era sair dos postes tipo panzer e socar a bola para bem longe antes da mesma chegar à cabeça do jogador do Belenenses. Se lhe desse um pimparote e fosse penalty, paciência, mas ao menos tinha tentado, agora ficar com aquela atitude do "vai, não vai" é que não é nada. Ele quer ser campeão do quê? Só se for do berlinde.
Por exemplo, se o saudoso Robert Enke estivesse na baliza mandava-se para cima da bola, já o Preud'Homme não sairia dos postes mas agarraria a bola em cima da linha (como sucedeu muitas vezes enquanto ele foi GR do SLB).
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!