V. Guimarães 0-1 Benfica: personalidade!
O Benfica venceu o jogo da 5ª jornada da Liga Zon Sagres 2013/14 em casa do V. Guimarães por 1-0. Um jogo muito intenso na cidade berço e em que, para mim, o SLB fez o jogo mais consistente desta temporada. As águias terminam assim um primeiro ciclo infernal desta época, pois o "sorteio" do campeonato ditou saídas muito difíceis logo de início. Se quando a temporada estava mesmo a principiar, e depois daquelas exibições da pré-época, me dissessem que à 5ª jornada o SLB tinha 10 pontos eu comprava.
Final da partida marcada por incidentes entre Jorge Jesus e a polícia. Já sei que o escândalo vai ser a atitude de JJ face à polícia. Não foi nada correcta mas tudo começou porque a polícia resolveu espancar um adepto benfiquista (é claro o soco que lhe dão) que queria ir ter com os jogadores e festejar a vitória. Realmente um louco e um perigo para a sociedade...
O treinador dos encarnados a começar exactamente com a mesma equipa que venceu o Anderlecht na terça-feira: Artur, André Almeida, Luisão, Garay, Siqueira, Fejsa, Matic, Enzo Pérez, Markovic, Djuricic e Cardozo.
A 1ª parte foi muito física e de luta ao meio campo, com duas das melhores equipas do nosso campeonato em alta intensidade. Poucas situações de perigo mas um Benfica sempre por cima e a mostrar um desejo de vitória, um suar a camisola e uma personalidade que já não via desde o jogo com o Fenerbahçe, quando assegurou a presença na Final europeia.
Bruno Esteves, um dos meus árbitros portugueses preferidos, é que teve uma exibição muito fraca e começou na etapa inicial a marcar mal 2 foras de jogo a Enzo quando este ficava isolado na cara do GR.
Bruno Esteves, um dos meus árbitros portugueses preferidos, é que teve uma exibição muito fraca e começou na etapa inicial a marcar mal 2 foras de jogo a Enzo quando este ficava isolado na cara do GR.
A 2ª parte então só deu Benfica! Tacticamente penso que os lisboetas subiram pois Fejsa saiu de uma posição mais recuada e começou a frequentar zonas mais avançadas, recuperando muito mais bolas em posição de ataque. Para além disto, também a expulsão de Addy aos 60' ajudou a equipa de Jorge Jesus a vencer esta partida, pois a equipa da casa teve menos 2 dias de descanso da noite europeia e acusou mais o desgaste com 10. Se quanto ao 2º amarelo para o jogador do Vitória não há dúvida, o 1º amarelo foi mal mostrado por Bruno Esteves - não fez qualquer falta sobre Enzo Pérez. O argentino do SLB para além de ter sacado os dois amarelos ao defesa adversário ainda marcou o canto que Cardozo desviou com sucesso. O golo surgiu aos 73' e contou com a ajuda de Marco Matias que tirou a bola do seu GR e a colocou no fundo das redes.
Já agora mesmo antes deste golo o árbitro não viu um penalty claro sobre Lima (69').
Com esta vitória o Benfica consegue o 3º triunfo seguido em jogos oficiais - algo que não atingia desde o princípio de Abril deste ano. Já que estamos em séries: Artur consegue 2 partidas seguidas sem sofrer golos e para encontrar tal feito temos de ir até 10 de Março de 2013.
Com esta vitória o Benfica consegue o 3º triunfo seguido em jogos oficiais - algo que não atingia desde o princípio de Abril deste ano. Já que estamos em séries: Artur consegue 2 partidas seguidas sem sofrer golos e para encontrar tal feito temos de ir até 10 de Março de 2013.
Melhor em campo: Enzo "Ferrari", por tudo o que já escrevi em cima. Garay esteve imperial durante todo o jogo.
11 comentários:
O primeiro amarelo de Addy não é falta?????
22 de setembro de 2013 às 20:49Então o Enzo tem que ficar com os pés no chão para levar a paulada? Se aquilo não é falta para amarelo então não havia amarelos hoje.
Antenção, a primeira falta de Addy sobre Enzo penalizada com amarelo o jogador faz o carrinho e com a mão bloqueia a perna do adversário. Falta e amarelo bem mostrado
22 de setembro de 2013 às 20:59granda JJ ele pede os abitros dão,claro que foi coincidência o Scp e Fcp saírem prejudicados na jornada em que o JJ disse claramente que os Rivais estavam a ser beneficiados .
22 de setembro de 2013 às 23:10Verdade desportiva
e deste jogo não falas RG? ou o Benfica também não foi prejudicado?
22 de setembro de 2013 às 23:11podias também falar do Vitor Pereira e do celebre discurso das faixas em Barcelos que depois deu o campeonato Maicon
22 de setembro de 2013 às 23:14Esta jornada mais uma vez comprovou-se a importância de uma expulsão ou penalti no rendimento e nos pontos conquistados pelos clubes. O Porto se tiver penaltis ou expulsões contra, também vai piorar o seu rendimento.
22 de setembro de 2013 às 23:20Estatisticamente está provado que as equipas tem melhor desempenho pontual quando beneficiam de uma decisão arbitral favorável (PENALTI OU EXPULSÃO) e pioram a percentagem de pontos nos jogos em que sofrem um penalti.
Nos 600 jogos analisados das últimas 5 épocas, constatou-se que em média os 4 candidatos ao título (Porto, Benfica, Braga e Sporting) conquistaram 70% dos pontos em disputa nesses jogos.
Quanto analisados somente os 332 jogos sem nenhum penalti ou expulsão, em média conquistaram 71% dos pontos.
Nos 176 jogos em que beneficiaram de um penalti ou expulsão o rendimento médio desses clubes sobe para 80% dos pontos.
Nos 92 jogos em que foram penalizados com um decisão arbitral desfavorável (Penalti ou Expulsão), o rendimento médios dos 4 clubes baixou para 51%.
Podem consultar esses dados no blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/
É incrível que num só jogo um arbitro cometa tantos erros! Um erro ainda é admissível mas 6 erros é demais!
22 de setembro de 2013 às 23:41Siqueira hoje que tentou mas não conseguiu ver o 2o amarelo.
23 de setembro de 2013 às 00:36O Benfica teve o jogo sobre controlo.
23 de setembro de 2013 às 01:39Relativamente a este jogo, foi um jogo intenso e tranquilo.
23 de setembro de 2013 às 12:12A expulsão de Addy não me parece que tenha tido grande influência no resultado porque aconteceu numa altura em que o SLB já estava claramente por cima do jogo, além disso como diz o Rui Santos, não há um nexo de causalidade entre expulsões e derrotas como há no caso dos penaltys ou nos golos limpos anulados (como o de Cardozo contra o SC Braga o ano passado) ou nos golos ilegais validados (como o de Maicon há dois anos ou o de Montero este ano já por 3 vezes).
Apenas a lamentar, mais uma vez, a atitude saloia de JJ relativamente à polícia. A autoridade existe para manter a ordem e até a segurança dos intervenientes na partida. Os adeptos que entraram em campo tanto podiam ser admiradores dos jogadores como alguém que lhes quisesse fazer mal, a polícia está lá para garantir a segurança de TODOS, ponto final.
Relativamente ao outro jogo na Amoreira, realmente os treinadores do clube assumidamente corrupto não demoram nada a engolir a cassete do papa. "haa e tal malandros! condicionaram os árbitros". Mais uma vez para um clube que andou, durante anos, a condicionar árbitros através de quinhentinhos, viagens ao Brasil, conselhos matrimoniais, frutinha de dormir e café com leite, (já para não falar nos guardas Abéis, Pidás, produtos tóxicos no balneário, etc..) fazem muito mal o papel de virgens ofendidas.
Já agora. Hoje a notícia do dia parece ser mesmo a agressão de Jorge Jesus aos 2 polícias, então e a agressão do Adelino Caldeira ao presidente da AFL em plena tribuna VIP ninguém viu? Estava tudo ceguinho na altura?
Justo ou injusto o que interessa é que o Benfica ganhe. Se os outros forem prejudicados, tanto melhor,desde que o Benfica saia beneficiado, porque nós somos sempre limpinhos e os outros serão,para nós, sempre corruptos. Está dito!
23 de setembro de 2013 às 14:53Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!