Evolução táctica no Benfica 2013/14
Ontem na minha crónica ao jogo com a Académica (AQUI) falei de uma evolução no jogo de Cardozo nesta temporada, assumindo um papel parecido com o de um pivot de futsal. Hoje quis exemplificar com imagens esta nova arma do ataque do Benfica pois vi, no momento em que o SLB resolveu o jogo, esta clara preocupação de mudar o centro do ataque das alas para o centro do campo. Já que a Académica estava a fechar muito bem as alas o Benfica procurou que fossem os seus avançados a ajudar Matic e Enzo a criar jogo. Lembro-me, por exemplo, do jogo com o Gil Vicente onde a equipa encarnada não conseguiu dar esta volta táctica e continuou a procurar sempre o futebol nas linhas. Aqui há trabalho táctico de JJ!
3 imagens para que perceba tacticamente o 1º golo em Coimbra:
1 - Cardozo afasta-se dos centrais e ganha posição a meio do meio campo, como tantas vezes ontem fez na 1ª parte;
2- Lima junta-se a Cardozo no meio campo da Briosa;
3 - Ivan Cavaleiro vai ficar, durante toda a jogada, a prender os centrais do adversário.
2 - É visível, durante toda a jogada, que Cardozo procura várias vezes perceber a posição de Lima - jogada combinada portanto. Aqui quando Enzo lhe faz o passe ele vai ver onde está Lima.
3 - O momento da tabela que desequilibra a defesa da Académica e que cria todo aquele espaço na defesa dos estudantes. Uma jogada de 3 para 2 facilmente criada no meio campo com o envolvimento dos dois pontas de lança na construção de jogo. É de notar também a inteligência de Ivan Cavaleiro que se coloca na frente do central que Cardozo vai atacar.
5 comentários:
epá não há dúvida que o Jesus percebe disto mas de ganhar jogos grandes e decisivos não percebe nada
2 de novembro de 2013 às 13:44Evolução tática? Oh jovem, vai lá ver como o Benfica joga desde que o Jesus está no Benfica... Diferença é que em jogos em que Cardozo não está, não temos um pivó para fazer o trabalho que ele faz (depois admira-me haver pessoas que critiquem o Cardozo, mas cada um é para o que nasce... Ele não é rápido mas a segurar a bola para a entrada dos colegas nas alas e a passar bolas há poucos).
2 de novembro de 2013 às 13:52não concordo Hugo Santos. Cardozo nesta temporada sobe muito mais vezes e mais alto do que tem sido normal com o JJ. é pelo menos essa a minha impressão
2 de novembro de 2013 às 13:56Sim, o Cardozo mudou a postura em campo. Está muito melhor.
2 de novembro de 2013 às 22:22Gostei muito do artigo e concordo com a análise
4 de novembro de 2013 às 14:45Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!