110 anos comemorados com estilo
Que bela iniciativa! O Sport Lisboa e Benfica está hoje de parabéns! São 110 anos de glória! Ora os responsáveis da Luz resolveram comemorar esta data importante com a inauguração de uma estátua de homenagem a Bela Guttmann, treinador que venceu as duas Taças dos Campeões da Europa pelo SLB.
É precisamente uma estátua do húngaro com os dois troféus que o Benfica desvendou nesta sexta-feira e que ficará ao lado do memorial a Miklos Féher, compatriota de Guttmann, na porta 18.
A cerimónia da inauguração contou com a presença, entre outros, do vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, e do secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Zsolt Németh. Hoje, em entrevista ao DN, o governante húngaro disse que espera ver dissolvida a maldição de Béla Guttman contra o Benfica com a inauguração desta estátua. E explicou como surgiu a ideia.
"O Benfica ganhou duas Taças dos Campeões, em 1961 e em 1962, uma contra o Barcelona e outra contra o Real Madrid. Guttman Béla era o treinador nessa altura e quis um aumento de salário. No clube disseram que isso não estava no contrato. Então ele disse, se não me dão vou-me embora, mas amaldiçoo-os: durante 100 anos o Benfica não vai voltar a ganhar a Taça dos Campeões. Passaram 50 anos desde então e o Benfica não ganhou. Foi então que o embaixador da Hungria, Norbert Konkoly, surgiu com uma solução para este problema. Falou dela ao presidente do Benfica [Luís Filipe Vieira] e ele concordou. A solução é colocar uma estátua de bronze enorme, de dois metros, no estádio do Benfica com as duas Taças dos Campeões nas mãos. E depois ele regressa. E, regressando, a maldição desaparece e, desaparecendo, veremos resultados. É esta a história", explicou Zsolt Németh, dizendo que o acontecimento é tão importante para os benfiquistas como para os húngaros.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!