FC Porto 1-0 Benfica: metade da equipa?
O FC Porto venceu o Benfica na 1ª mão da meia final da Taça de Portugal 2013/14. No jogo do Dragão, houve um domínio esmagador dos azuis e brancos na 1ª parte, sendo que a 2ª parte foi bem dividida pelas duas equipas.
Partida marcada pela decisão de Jorge Jesus de mudar mais de metade da equipa titular com a cabeça em Braga e no Campeonato. No campo do eterno rival jogaram de vermelho: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Sílvio; Fejsa; Salvio, Rúben Amorim e Sulejmani; Rodrigo e Cardozo.
Durante a antevisão da partida nesta semana, tendo quase certeza que Jesus ia entrar numa rotação excessiva, tentei mostrar as razões desportivas, políticas e de rivalidade que apontavam para uma outra escolha. Não consigo perceber como se subestima o maior adversário desta forma. É, ao fim de 5 anos, não perceber nada do que é a mentalidade do rival. O caro leitor imagina uma meia final da Taça do Rei entre Real Madrid e Barcelona em que o Real deixa de fora 6 titulares. Isto cabe na cabeça de alguém?
Durante a antevisão da partida nesta semana, tendo quase certeza que Jesus ia entrar numa rotação excessiva, tentei mostrar as razões desportivas, políticas e de rivalidade que apontavam para uma outra escolha. Não consigo perceber como se subestima o maior adversário desta forma. É, ao fim de 5 anos, não perceber nada do que é a mentalidade do rival. O caro leitor imagina uma meia final da Taça do Rei entre Real Madrid e Barcelona em que o Real deixa de fora 6 titulares. Isto cabe na cabeça de alguém?
Tacticamente volta a cometer o erro de jogar 2 para 3 no meio campo, acrescentando uma nova invenção de colocar 2 alas em campo sem ritmo de jogo, sem capacidade física de fazer as dobras necessárias para compensar o 3x2 da zona central. A primeira parte foi o desgoverno total, com o FCP a mudar a bola de flanco constantemente e a procurar o espaço que inevitavelmente iria surgir. Só mais um exemplo, Markovic em apenas 45 minutos teria, com toda a certeza, arrancado uma expulsão aos dragões. E porra se ele quer gerir a equipa e o jogo apresenta um 4-3-3, nunca um 4-4-2!
Escrito isto, o Benfica safou-se de boa e a eliminatória está em aberto. Mas pode agradecer apenas à sorte pois as maiores oportunidades de golo foram do adversário que só por azar, tropeções, poste e um Artur em excelente nível não matou a disputa.
Muitos dirão que a minha crítica é excessiva e que podemos muito bem festejar no Jamor lá mais para Maio. Não digo que não, mas isto de subestimar o clube que nos tem jogado na lama dá comigo em doido. Querem o fim de ciclo? Então derrotem-nos em campo, em cada oportunidade, nem que seja na Taça de honra do não sei que mais. Vejam o que aconteceu ao FCP depois do 2-0 da Luz desta mesma temporada... Não temos que os temer, nem fazer de conta que eles não existem, temos que os vencer!
19 comentários:
espero que ganhe mas é em braga porque se não ganhar, toda a gente cairá em cima de JJ! Cardozo e Maxi não podem jogar no benfica, a não ser em jogos a feijões, muito fracos!
26 de março de 2014 às 23:22labrego fanfarrao comigo eras logo despedido mestra da merda nao jogaram a ponta do corno pa terem ido pra l um dia antes do jogo devem ter batido bastantas punhetas chuletas de merda dinheiro pa benficas tv e sporrttv .l. nem um tostao veem e ke bela droga os jogadores do porto tomaram antes do jogo sim senhor o crime compensa a corrupçao compensa afinal o mestre da tatica e amigo do vilas boas e nao consegue ganhar avitores pereiras e a luises castros treinadores vindos da equipa b ke labrego de merda
26 de março de 2014 às 23:22Creio que se o Benfica jogado com a equipa titular a diferença teria sido notável. Cardozo mesmo muito chocho, no entanto grande amostra de valor do Sílvio. Jogar sem o Markovic neste jogo foi um erro tremendo do JJ. Mostrou nos 10 minutos em que jogou o que poderia ter feito ao Porto se tivesse sido titular. O Benfica jogou bem, mas claramente um Porto muito superior o que não me admira nada com as escolhas tácticas do JJ.
26 de março de 2014 às 23:22Concordo plenamente!
26 de março de 2014 às 23:24Não poderia estar mais de acordo. Mas, também entendo que a equipa precise de rotação e que não possam jogar o onze habitual.
26 de março de 2014 às 23:28Eu hoje critico sobretudo o JJ e um pouco alguns jogadores. O JJ porque não soube montar uma estratégia eficaz. Por exemplo, o Rodrigo raramente se viu no jogo, tirando um ou outro lance. Falo na criação. Por outro lado, ele deu a criação a Salvio e Sulejmani, dois ex-avançados, um que vem de lesão prolongada e o outro que está ainda a ganhar espaço no onze/equipa, mas ambos a quererem demonstrar que são bons e têm lugar no onze sendo demasiado individualistas.
Ou seja, se a segunda fase de construção de jogo passava por Sulejmani e Salvio e eles fussavam, perdendo a bola logo a seguir, o Porto acabava por fazer desaparecer o Rodrigo.
Depois, jogando com o Cardozo tão lá à frente, fazia com que o hispano-brasileiro tivesse mais lá à frente por causa do apoio.
Resultado, equipa pouco compacta e incapaz de criar jogo ofensivo.
jogar pontape pa frente po aleijado do Cardozo epa sinceramenete e presico estudar futebol pa ter essa tatica oh ganda treinador como vamos jogar hoje epa e chutar pa frente se entar entrou se nao entrar nao entrou hahahahahah ke vergonha dispensar o Cardozo ja a nao ser ke lhe deem uma boa dose de esteroides ta mais ke acabado po futebol coitado chuif chuiff ganhou tao pouco
26 de março de 2014 às 23:29Andas aqui a perder o teu tempo. Agarra numa equipa e começa já a treinar. Já viste que andas a perder pelo menos 4 milhões por ano?
26 de março de 2014 às 23:37oh anomino do caralho e por causa da tua idolatria ke o benfica tem o pior labrego fanfarrao rafeiro a treinar o slb e o orelhas corrupto a frente do slb pois por muito menos caralho feio de anonimo por 50 mil euros eu fazia muito melhor ke o labrego do jj e vai levar no cu ou bater uma punheta entao o melhor plantel dos ultimos 30 anos nao consegue ganhar ao pior porto dos ultimos 10 anos nem percebem de psicologia esses elogios todos a euqipa do benfic antes do jogo so fez bem em motivar os jogadores do porto bem feita oxala percam tudo pa ver se finalmente esse labrego e desdepido
26 de março de 2014 às 23:47Eu estou à vontade para falar pois sou um dos maiores defensores de JJ. Mas hoje não dá para defender o homem. Eu ainda não consigo acreditar que deixamos mesmo Enzo Perez, Gaitan, Markovic e Lima de fora de uma meia-final da Taça de Portugal com o Porto. Para piorar as coisas não entendo como é que Cardozo ficou pela primeira vez em 3 meses os 90 minutos em campo. Não consigo acreditar que Rodrigo estando a ser o melhor em campo foi substituido aos 60 minutos. Enfim. JJ não percebeu a importância deste jogo e se o Benfica não ganha em Braga (com Proença vai ser complicado), vão voltar as nuvens negras. Vai voltar a tremideira.
26 de março de 2014 às 23:50Para já a eliminatória fica bastante complicada. 1-0 é dos resultados mais dificeis de virar. Acredito que com a melhor equipa a passagem fica ao nosso alcance mas o Porto agora tem claramente a passagem na mão.
Marco Ferreira fez o trabalhinho. Começou com o amarelo a Maxi numa falta banal a meio-campo. Poucos minutos depois numa falta mais grave não mostrou o amarelo a Alex Sandro. Poupou o vermelho directo a Fernando pela entrada assassina sobre Fejsa. Nessa jogada nem falta assinalou e no seguimento um jogador do Porto isolou-se. Já na segunda parte poupou outro vermelho a Herrera por mais uma entrada assassina. E ainda poupou a expulsão a Fernando que já com amarelo acertou com o cotovelo em Ruben Amorim. Nos ultimos 10 minutos distribui 3 ou 4 amarelos para aparecer mais tarde nas estatisticas.
Para os melhores jogos...devem jogar os melhores jogadores!!
27 de março de 2014 às 00:05Esmagador? Domínio? Dos porcos? Só se foi em pancada a matar sobre os nossos jogadores!
27 de março de 2014 às 00:09Embora não concorde com a táctica que o Jesus usou, o importante era sairmos vivos e inteiros daquele inferno de pancadaria e pocilgaria.
Viva o Benfica!
também não deixa de ter razão Perfeito Correia
27 de março de 2014 às 00:12Acho que o complexo do JJ quando joga no campo do Amo, só transmite cagaço aos jogadores. Assim o mestre da táctica leva um banho do treinador dos B.
27 de março de 2014 às 00:29O problema é que este jogo veio numa altura decisiva do campeonato e tinhamos mesmo que poupar jogadores para o jogo de Braga que é o decisivo toda a gente sabe(o Braga jogou com os titulares e não ganhou a um rio ave e se mantivermos a postura dos ultimos jogos é canja pois vi muito defice fisico na parte final do jogo deles),na primeira parte já contava com a pressão do porto inicial mas mesmo assim aguentamos bem e sofremos cedo com um golo num pontapé de canto a primeira parte foi assim porque no meio campo estavamos sempre 2 contra 3 do porto e não havia ligação á frente e bastava o porto pressionar os defesas para perdermos muitas bolas...não vi um porto superior na segunda parte e mesmo assim mudamos a equipa e viu-se logo a diferença...que eles não tem equipa para 90 minutos então na segunda parte era só distribuir fruta e destruir jogo coisa que eles se vierem á Luz fazer isso caem no nosso jogo e serão derrotados mas as pedras tem que ser colocadas no sitio certo e sem poupanças!.
27 de março de 2014 às 01:19A crítica à equipa do Benfica e a abordagem ao jogo é excessiva...basta olhar http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=3287480 e http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=3314434. Pois bem, verificamos que à excepção do GR e do Salvio, os restantes são os mesmo...exceptuado o Sílvio num jogou à direita noutro à esquerda, mas não foi por aí... Houve várias oportunidades para as duas equipas, talvez as melhores e mais flagrantes para o FCP...mas também houve algumas flagrantes para o SLB e uma grande defesa do Fabiano!! O SLB sentiu o golo, e, demorou a recuperar, mas na segunda parte a história foi outra!
27 de março de 2014 às 01:54Há aqui vários dados que importa analisar, desde logo a prioridade dada ao campeonato que JJ sempre reiterou e daí não ser nada estranho que tenha rodado metade da equipa (eu pessoalmente até teria colocado o Jardel a titular em vez do Garay que já se tinha queixado da carga de jogos depois do último jogo para a Liga Europa).
27 de março de 2014 às 12:12Depois se JJ fosse mais inteligente já deveria ter arranjado um preparador físico inglês habituado a recuperar equipas que jogam de 3 em 3 dias porque é inadmissível que em 5 anos o SLB chegue a esta altura do campeonato com os jogadores todos rotos. Isso ´+e mesmo mentalidade de equipa pequenina.
Se eu tivesse oportunidade de estar no lugar de JJ teria apostado nos miúdos lá na frente (Cavaleiro, Bernardo Silva, etc...) porque são miúdos com sangue na guelra e seriam ideais para desgastar a defesa do FCP para os jogos que ainda aí vêm. A isso é que se chama inteligência táctica.
Basta uma exibição menos conseguida para caírem em cima do homem. Pessoalmente também não gostei do jogo do Benfica, com muitas bolas perdidas, sobretudo, mas... fomos ao ladrão rodar metade da equipa frente ao melhor fcp da época e mantemos a eliminatória em aberto. Dizem que 1-0 é dos resultados mais difíceis de virar. Pior de 2-0 ou 3-0? Eu queria ver se tivéssemos jogado com o onze principal e no domingo perdêssemos em Braga!... Se não querem que reservemos o marquês antecipadamente porque já estão a dizer que não passamos a eliminatória?
27 de março de 2014 às 15:49Acho que as contas devem fazer-se no fim. Até lá, apoiar a equipa e treinador especialmente quando as coisas correm menos bem. E deixemos-nos de usar argumentos de este ou aquele jogador. Não somos nós que treinamos o SLB, nem isto é o Football Manager... Estes insultos só acrescentam desestabilização quando o importante é foco para domingo!
Viva o Benfica!
É verdade, eu no lugar de J.J., já vos tinha feito um manguito e partido para outro campeonato!
27 de março de 2014 às 16:57mas so agora e que voces estao a ver estes gajos nao jogam nada.
27 de março de 2014 às 20:04Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!