Jovens promessas
O FURA-REDES a acompanhar a nossa Seleção no Campeonato Europeu sub-17 e é impossível não ficar esperançoso com o que até agora se viu. Se os resultados são determinantes, e com isso, desta vez, não nos podemos queixar – até agora -, a performance da equipa tem sido o principal foco de destaque. Resultados estes que vêm da fase de qualificação, em que Portugal em 6 jogos empatou só um, com 20! Golos marcados e apenas 3 sofridos.
Um grupo português que desde já se distingue pelo espirito de equipa e disciplina tática de todos os jogadores (e falo mesmo de todos, não só dos 11 que entram de inicio). É uma equipa que ataca junta, defende junta, as três linhas movem-se em conjunto e há sempre pelo menos duas linhas de passe e em que o individualismo, embora seja encorajado, não se sobrepõe ao passe e ao trabalho de equipa. É uma seleção muito coesa e constante, algo que se nota especialmente neste último jogo com a Bélgica em que jogámos sem alguns titulares mas a equipa continuou com o mesmo plano de jogo.
A execução não foi, evidentemente a mesma, num jogo que acabou 0-0 e em que Portugal sentiu algumas dificuldades sobretudo nas transições, quer ofensivas, quer defensivas. A Bélgica era, teoricamente, o adversário mais forte do grupo em que Portugal se encontrava, o que ficou provado neste confronto (tendo-se qualificado em 2º lugar no grupo), sendo as outras seleções a Escócia e o Azerbaijão (seleção que joga em casa). Portugal qualificou-se em primeiro lugar neste grupo A com 7 pontos em 9 possíveis e vai jogar nos quartos-finais com a Áustria.
O talento individual é outro aspeto que salta à vista neste Portugal sub-17. Maior destaque tem de ir para, obviamente, o José Gomes, jogador juvenil do SLB, que conta 3 golos em dois jogos nesta fase final do europeu – não jogou no jogo de hoje - mais 5 golos na fase de qualificação. O avançado, que está neste momento empatado com Otto da Alemanha, para melhor marcador da prova é um avançado que se nota pela força e pela finalização em dois toques.
Nota mais para os criativos desta Seleção que apoiam José Gomes, com destaque para Dju, também do SLB, jogador que cria muitos problemas com a sua velocidade e finta. João Filipe, outra promessa do Benfica tem estado aquém das expetativas nesta fase final, tendo sido o melhor marcador da fase de qualificação para este campeonato europeu (7 golos em 6 jogos).
O meio campo parece ser a área de maior qualidade da seleção com três jogadores de grande calibre, de modo especial, na circulação de bola e oportunidades que criam: Gedson Fernandes do SLB (empatado em 1º como melhor assistente, duas assistências); Miguel Luís do SCP que tem estado a ótimo nível com 1 golo e 1 assistência; Domingos Quina, do West Ham United, que já fez um golo espetacular e é um dínamo na forma como transporta a bola para o ataque.
Por fim mas não pela sua qualidade, a defesa de Portugal tem impressionado, até agora não deixando os seus adversários marcarem nenhum golo (aspecto que já vimos acontecer em outras equipas de jovens portuguesas, especialmente aquela equipa de sub-20 que fez segundo no Mundial e que tinha o Mika na baliza). Nota mais para os centrais do FCP, Diogo Leite e Diogo Queirós, o capitão que são muito sólidos e ajudam o guarda-redes, Diogo Costa, também do FCP a ficar tranquilo na defesa da baliza (embora tenha sido chamado mais neste jogo contra a Bélgica e tenha feito algumas defesas importantes). Os laterais são os grandes responsáveis pelo dinamismo do jogo português, apoiando muito o ataque ao mesmo tempo que fecham muito bem os espaços na defesa. Destaque para Diogo Dalot, defesa direito do FCP e Rubén Vinagre, defesa esquerdo do SCP.
Poderá parecer que estamos seguros que esta seleção nos dará o título europeu. Nunca havendo garantias no futebol, e muito menos com as seleções portuguesas que têm tido pouca sorte nos jogos a eliminar nestas competições internacionais, podemos ao menos dizer que, independentemente do que possa acontecer, já podemos sentir orgulho e esperança, por esta grande equipa que está a jogar futebol bonito e pelas várias promessas portuguesas que estão aqui a dar os seus primeiros passos com grande estilo.
1 comentários:
lagartos a duvidar da idade do josé gomes em 3, 2, 1...
12 de maio de 2016 às 11:40Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!