sexta-feira, 16 de julho de 2021

Luís Filipe Vieira: um "obituário" à sua presidência

O trono do Benfica é perigoso. Faz a pessoa pensar que é mais do que na realidade é. Vaidade, ganância e arrogância. Os pecados mortais de Luís Filipe Vieira que sai pela porta pequena do clube quando tinha condições para ser top 5

Fiquem com uma thread histórica da presidência de Vieira:
Já não nos lembramos mas começou como Presidente muito bem. 1 Taça de Portugal e 1 Liga em 1 ano e meio que lhe deram a tranquilidade para se instalar e começar a controlar tudo.

Com 3 meses de mandato assiste à morte de Fehér, o momento mais triste de sempre do Benfica.


Os anos seguintes foram uma desgraça, contratações falhadas, treinadores despedidos todos os anos, total incapacidade de fazer frente ao tetra do FC Porto de Jesualdo.
Sofre também a maior oposição interna do mandato, quando José Veiga ameaça uma candidatura. Fica com medo e desenha uns estatutos à sua medida, para perpetuar o seu poder tirando-o aos benfiquistas, que sempre fez tudo para afastar do dia-a-dia do clube.

Destaco nesta péssima fase uma das melhores coisas que fez no Benfica: não deixar cair no vazio o Apito Dourado

Chega Jorge Jesus e chega o casamento que LF Vieira tanto queria. Um homem da sua confiança, competente, que lhe permitiu ter tempo para a sua paixão imobiliária.
Começou a ver que a maneira mais fácil de fazer dinheiro era o Seixal e aposta no centro de Estágio.

Arranca também em força com a BTV, o seu projeto mais inovador, que foi uma pedrada no charco do nosso mundo da TV mas que rapidamente foi comprado por outros interesses, a quem ele recebeu de braços abertos.
Ficou o aviso que já estava mais interessado em grandes negócios do que no futuro do Benfica...

Por esta altura, toma a melhor decisão na equipa A que tomou em 20 anos.
Depois do ano do famoso "minuto 92", contra tudo e contra todos, mantem a aposta em Jorge Jesus e colhe os frutos nos 4 anos seguintes com o inédito e maravilhoso tetra.

Nesta fase, como sabemos, é o Presidente que enterra Eusébio, o maior símbolo do clube e do desporto português.
Além, desse marco fúnebre, por esta altura, também o BES é enterrado e o colarinho de Vieira aperta de uma maneira insustentável.

E, depois, tudo caiu como sabemos. Negociatas, Mendes, o penta que nem atacou com pés e cabeça, Opa, aperto de pescoço, ataques inacreditáveis à oposição, sem querer saber dos que eram símbolos do SLB, "parece que vi uma luz" obriga ao pior processo eleitoral da história do clube, prisão!

Uma vergonha.

Não vai dar para apagar Vieira do Benfica como se fez com Vale e Azevedo. O clube que ele deixa é quase 180º do que ele encontrou.

Curiosamente, pelo menos para o cargo que ocupou, nunca me pareceu uma pessoa que gostasse de futebol. E, benfiquista, a ser, o que não me parece, só mesmo muito levemente.

Eu, fico com a ideia, que tinha realmente uma visão para o clube, lutou por ela e conseguiu muita coisa e depois desistiu. Simplesmente, desistiu.

11 comentários:

Anónimo disse...

em Portugal os ANTIS querem-nos SUFOCAR...

ao BENFICA e ao BENFIQUISMO...

JAMAIS o CONSEGUIRÃO!

vamos sair MAIS FORTES DISTO...

PS- agora quando REGRESSAR o PÚBLICO aos ESTÁDIOS...

a MÍSTICA vai ter mais uma vez...

um PAPEL FUNDAMENTAL...

no REGRESSO em FORÇA do BENFICA...

é preciso ENCHER esses estádio fora para além da CATEDRAL...

de BANDEIRAS e TARJAS com o SÍMBOLO/EMBLEMA do GLORIOSO!

vão só ver o EFEITO que isso vai/irá ter...

na EQUIPA do BENFICA...

no BENFIQUISMO...

e no próprio SPORT LISBOA e BENFICA...


volto a lembrar, o ADN do Benfica é negro...

para nos libertar precisamos de um presidente negro...

precisamos do Barack Obama do Benfica ...

16 de julho de 2021 às 10:52
luxogami disse...

Os Vieiristas já podem deixar o SLB em paz. Queimem o cartão de sócio e formem o Sport Lisboa e Vieira. Todos os sábados façam uma vigília ao grande líder na Carregueira.

16 de julho de 2021 às 10:54
Cavungi1975 disse...

"fico com a ideia, que tinha realmente uma visão para o clube", fantástica essa tua capacidade de ver isso, eu vejo que usou do clube para se expandir nos seus negócios pessoais.
Abraço

16 de julho de 2021 às 11:21
Anónimo disse...

Dou os parabéns por esta síntese de Vieira, apontando vícios e virtudes, erros e boas decisões.
Muito diferente da maioria dos comentários de uma horda de acéfalos ululantes, dispostos a levar ao pelourinho todos os que conviveram com Vieira.
Embora eu não fosse tão generoso com Vieira, principalmente nos últimos anos em que se julgou dono e senhor do clube.
Continuo a achar que foi chantageado pela aliança do Altis, quando estes compraram os gigabytes ao ácaro Pinto. E tudo o que fez a partir daí prejudicou o clube.
PS: cuidado com as vírgulas entre o pronome e o verbo.

16 de julho de 2021 às 12:50
Nau disse...

Não desistiu, começou a amanhar-se (não chegou ao Benfica com esse intuito na mente?), a mamar que nem um bezerro esfomeado. E estragou o bom trabalho que tinha feito. Arque agora com as consequências.

16 de julho de 2021 às 12:57
Anónimo disse...

disse o Jorge Mattamouros...

há uma semana atrás na televisão...

e ele sabe o que diz...

tal como o demonstrou...

na sua acção cível contra Vieira...

ele chegou e ARRASOU...

foi o que aconteceu...

o Vieira NUNCA tinha tido...

um OPOSITOR no Benfica...

em quase 20 anos...

que teve o IMPACTO que ele teve...

este é um SÓCIO do Benfica...

que já está na HISTÓRIA do clube...

quer se goste ou não dele...

pelo que fez...

e pela FLATULÊNCIA/INTELIGÊNCIA...

do seu DISCURSO...

e CLARIVIDÊNCIA também...

tivesse o seu CUNHADO o mesmo...

e o RUI GOMES da SILVA também...

e tinham mais ADMIRADORES na LUZ...

por exemplo...

o Mattamouros...

é o advogado INSIGNE que é...

o INSIGNE não é o do Nápoles...

mas ele não se coibiu...

de usar uma EXPRESSÃO...

que é muitas vezes UTILIZADA por mim...

sobre vários assuntos...
(e eu tenho o 12º ano incompleto porque me tentaram corromper um dia para o completar e mandei-os aquele sítio...)

disse ele uma vez na televisão...

isto é a ESTOCADA FINAL no VIEIRISMO...
(e a mensagem PASSOU para vários quadrantes!)

e de FACTO FOI...
(ainda faltam MUITOS lá dentro, o SOARES de OLIVEIRA, o FERNANDO TAVARES, o JAIME ANTUNES, o VARANDAS FERNANDES etc...etc... e o RUI COSTA nestes meses como PRESIDENTE se NÃO CORRER do clube com o GRIMALDO e o WEIGL (para além de muitas outras coisas lá dentro!) também irá pelo mesmo caminho!)

16 de julho de 2021 às 13:21
Farmácia Franco disse...

Um palhaço que andou a celebrar vitórias do porto contra o Benfica em pleno estádio das andas com o corrupto do pinto da costa, um palhaço que chamou clube de merda ao Benfica quando conheceu o Alberto Miguéns numa ida dele a Alverca para fazer uma pesquisa sobre o clube, um palhaço que acabou com o Benfiquismo e Valores. Já vai tarde.

16 de julho de 2021 às 13:22
Anónimo disse...

Cada vez que me lembro do Varandas Fernandes a pedir guarda de honra para o Vieira...

Esse Varandas, não terá noção do ridiculo? Já prestou a sua solidariedade pública ao prisioneiro?

Esta direcção/administração, tem mesmo condições para lá continuar? O Soares de Oliveira anda escondido? Ninguém o vê, e quem não deve, não teme ...

16 de julho de 2021 às 14:35
Anónimo disse...

Para mim Benfiquista foi coisa que nunca foi, apenas viu o Benfica como um trampolim para outras coisas... que bem sabemos quais são, não iniciou mal a presidência é certo, mas após a conquista do titulo em 2004-2005, deslumbrou-se (quem não se lembra da tirada que os Benfiquistas não mereciam ter sido campeões) e os 4 anos seguintes foram terríveis, até aparecer o JJ que de fato em 2009-2010 montou uma grande equipa, que acabou por ser aos poucos desbaratada, levando novamente a um tri do Porto, sendo que a teimosia em manter o JJ foi de fato o melhor ato de gestão em todos estes anos, pois foram aí criadas as bases para o tetra. No entanto as trapalhadas já começavam a ser muitas, negociatas, contratações rídiculas de jogadores que nem o fato de treino chegavam a usar, quanto mais a camisola principal… e só adeptos e sócios desprovidos de qualquer capacidade cognitiva foram tapando o sol com a peneira, o que veio a culminar a partir de 2017, onde após o tetra, Vieira desistiu completamente do Benfica, quer dizer desistiu no sentido de procurar o bem do clube, apenas se servido do clube para resolver os seus interesses e problemas pessoais.
Ainda em 2019 com o campeonato conquistado, parecia que as coisas voltavam a encarrilhar, mas logo tudo foi desbaratado mais uma vez, ao ponto de o dinheiro da maior venda de sempre em Portugal ter sido completamente torrado em 2 épocas ridículas, após o regresso do JJ, este também completamente diferente daquilo que foi uns anos antes.
De insubstituíveis está o cemitério cheio, o que não faltará é gente Benfiquista a sério, com capacidade de trabalho e visão para o futuro, futuro este onde o Clube deve ser encarado como isso, um Clube desportivo, não uma corporação, um entreposto de negócios, claro que é fundamental haver capacidade de gestão económica e financeira, mas a alma, a essência do clube tem de se voltar a encontrar, pois perdida anda há vários anos.
Da minha parte nunca apoiei Vieira, sempre me pareceu um pato bravo, que se servia do Clube, o que ainda não estando provado, o será num futuro próximo, o Vale e Azevedo ao pé deste negociante, não passava de um menino de coro, curioso também será ver daqui por uns 20 anos (uma vez que ainda sou relativamente jovem), que tal como aconteceu há 20 anos atrás, os apoiantes do Vale e Azevedo como que se esfumaram, ninguém votou nele, ninguém o apoiou, nada de nada...Daqui por 20 anos imagino que será assim, ninguém votou no Vieira, ninguém o apoiou, mas cá estarei eu e outros como eu, que iremos sempre relembrar este momento difícil para o nosso Glorioso, para não se voltar ao mesmo, essencialmente para não voltarmos a ter mais 20 anos iguais a estes últimos 27, onde não tivemos um, um único presidente digno de comandar o Glorioso Sport Lisboa e Benfica, Damásio, Vale e Azevedo, Vilarinho e Viera, nunca mas nunca mais.

Paco Nássa

16 de julho de 2021 às 15:03
Adamastor disse...

LFV saiu mas os vieiristas continuam

16 de julho de 2021 às 17:16
Fura-Redes disse...

"os Benfiquistas não mereciam ter sido campeões"

ele disse isso? já nem me lembro

16 de julho de 2021 às 19:00

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger