Luís Filipe Vieira: um "obituário" à sua presidência
O trono do Benfica é perigoso. Faz a pessoa pensar que é mais do que na realidade é. Vaidade, ganância e arrogância. Os pecados mortais de Luís Filipe Vieira que sai pela porta pequena do clube quando tinha condições para ser top 5
Fiquem com uma thread histórica da presidência de Vieira:
Já não nos lembramos mas começou como Presidente muito bem. 1 Taça de Portugal e 1 Liga em 1 ano e meio que lhe deram a tranquilidade para se instalar e começar a controlar tudo.
Com 3 meses de mandato assiste à morte de Fehér, o momento mais triste de sempre do Benfica.
Os anos seguintes foram uma desgraça, contratações falhadas, treinadores despedidos todos os anos, total incapacidade de fazer frente ao tetra do FC Porto de Jesualdo.
Sofre também a maior oposição interna do mandato, quando José Veiga ameaça uma candidatura. Fica com medo e desenha uns estatutos à sua medida, para perpetuar o seu poder tirando-o aos benfiquistas, que sempre fez tudo para afastar do dia-a-dia do clube.
Destaco nesta péssima fase uma das melhores coisas que fez no Benfica: não deixar cair no vazio o Apito Dourado
Chega Jorge Jesus e chega o casamento que LF Vieira tanto queria. Um homem da sua confiança, competente, que lhe permitiu ter tempo para a sua paixão imobiliária.
Começou a ver que a maneira mais fácil de fazer dinheiro era o Seixal e aposta no centro de Estágio.
Arranca também em força com a BTV, o seu projeto mais inovador, que foi uma pedrada no charco do nosso mundo da TV mas que rapidamente foi comprado por outros interesses, a quem ele recebeu de braços abertos.
Ficou o aviso que já estava mais interessado em grandes negócios do que no futuro do Benfica...
Por esta altura, toma a melhor decisão na equipa A que tomou em 20 anos.
Depois do ano do famoso "minuto 92", contra tudo e contra todos, mantem a aposta em Jorge Jesus e colhe os frutos nos 4 anos seguintes com o inédito e maravilhoso tetra.
Nesta fase, como sabemos, é o Presidente que enterra Eusébio, o maior símbolo do clube e do desporto português.
Além, desse marco fúnebre, por esta altura, também o BES é enterrado e o colarinho de Vieira aperta de uma maneira insustentável.
E, depois, tudo caiu como sabemos. Negociatas, Mendes, o penta que nem atacou com pés e cabeça, Opa, aperto de pescoço, ataques inacreditáveis à oposição, sem querer saber dos que eram símbolos do SLB, "parece que vi uma luz" obriga ao pior processo eleitoral da história do clube, prisão!
Uma vergonha.
Não vai dar para apagar Vieira do Benfica como se fez com Vale e Azevedo. O clube que ele deixa é quase 180º do que ele encontrou.
Curiosamente, pelo menos para o cargo que ocupou, nunca me pareceu uma pessoa que gostasse de futebol. E, benfiquista, a ser, o que não me parece, só mesmo muito levemente.
Eu, fico com a ideia, que tinha realmente uma visão para o clube, lutou por ela e conseguiu muita coisa e depois desistiu. Simplesmente, desistiu.
11 comentários:
em Portugal os ANTIS querem-nos SUFOCAR...
16 de julho de 2021 às 10:52ao BENFICA e ao BENFIQUISMO...
JAMAIS o CONSEGUIRÃO!
vamos sair MAIS FORTES DISTO...
PS- agora quando REGRESSAR o PÚBLICO aos ESTÁDIOS...
a MÍSTICA vai ter mais uma vez...
um PAPEL FUNDAMENTAL...
no REGRESSO em FORÇA do BENFICA...
é preciso ENCHER esses estádio fora para além da CATEDRAL...
de BANDEIRAS e TARJAS com o SÍMBOLO/EMBLEMA do GLORIOSO!
vão só ver o EFEITO que isso vai/irá ter...
na EQUIPA do BENFICA...
no BENFIQUISMO...
e no próprio SPORT LISBOA e BENFICA...
volto a lembrar, o ADN do Benfica é negro...
para nos libertar precisamos de um presidente negro...
precisamos do Barack Obama do Benfica ...
Os Vieiristas já podem deixar o SLB em paz. Queimem o cartão de sócio e formem o Sport Lisboa e Vieira. Todos os sábados façam uma vigília ao grande líder na Carregueira.
16 de julho de 2021 às 10:54"fico com a ideia, que tinha realmente uma visão para o clube", fantástica essa tua capacidade de ver isso, eu vejo que usou do clube para se expandir nos seus negócios pessoais.
16 de julho de 2021 às 11:21Abraço
Dou os parabéns por esta síntese de Vieira, apontando vícios e virtudes, erros e boas decisões.
16 de julho de 2021 às 12:50Muito diferente da maioria dos comentários de uma horda de acéfalos ululantes, dispostos a levar ao pelourinho todos os que conviveram com Vieira.
Embora eu não fosse tão generoso com Vieira, principalmente nos últimos anos em que se julgou dono e senhor do clube.
Continuo a achar que foi chantageado pela aliança do Altis, quando estes compraram os gigabytes ao ácaro Pinto. E tudo o que fez a partir daí prejudicou o clube.
PS: cuidado com as vírgulas entre o pronome e o verbo.
Não desistiu, começou a amanhar-se (não chegou ao Benfica com esse intuito na mente?), a mamar que nem um bezerro esfomeado. E estragou o bom trabalho que tinha feito. Arque agora com as consequências.
16 de julho de 2021 às 12:57disse o Jorge Mattamouros...
16 de julho de 2021 às 13:21há uma semana atrás na televisão...
e ele sabe o que diz...
tal como o demonstrou...
na sua acção cível contra Vieira...
ele chegou e ARRASOU...
foi o que aconteceu...
o Vieira NUNCA tinha tido...
um OPOSITOR no Benfica...
em quase 20 anos...
que teve o IMPACTO que ele teve...
este é um SÓCIO do Benfica...
que já está na HISTÓRIA do clube...
quer se goste ou não dele...
pelo que fez...
e pela FLATULÊNCIA/INTELIGÊNCIA...
do seu DISCURSO...
e CLARIVIDÊNCIA também...
tivesse o seu CUNHADO o mesmo...
e o RUI GOMES da SILVA também...
e tinham mais ADMIRADORES na LUZ...
por exemplo...
o Mattamouros...
é o advogado INSIGNE que é...
o INSIGNE não é o do Nápoles...
mas ele não se coibiu...
de usar uma EXPRESSÃO...
que é muitas vezes UTILIZADA por mim...
sobre vários assuntos...
(e eu tenho o 12º ano incompleto porque me tentaram corromper um dia para o completar e mandei-os aquele sítio...)
disse ele uma vez na televisão...
isto é a ESTOCADA FINAL no VIEIRISMO...
(e a mensagem PASSOU para vários quadrantes!)
e de FACTO FOI...
(ainda faltam MUITOS lá dentro, o SOARES de OLIVEIRA, o FERNANDO TAVARES, o JAIME ANTUNES, o VARANDAS FERNANDES etc...etc... e o RUI COSTA nestes meses como PRESIDENTE se NÃO CORRER do clube com o GRIMALDO e o WEIGL (para além de muitas outras coisas lá dentro!) também irá pelo mesmo caminho!)
Um palhaço que andou a celebrar vitórias do porto contra o Benfica em pleno estádio das andas com o corrupto do pinto da costa, um palhaço que chamou clube de merda ao Benfica quando conheceu o Alberto Miguéns numa ida dele a Alverca para fazer uma pesquisa sobre o clube, um palhaço que acabou com o Benfiquismo e Valores. Já vai tarde.
16 de julho de 2021 às 13:22Cada vez que me lembro do Varandas Fernandes a pedir guarda de honra para o Vieira...
16 de julho de 2021 às 14:35Esse Varandas, não terá noção do ridiculo? Já prestou a sua solidariedade pública ao prisioneiro?
Esta direcção/administração, tem mesmo condições para lá continuar? O Soares de Oliveira anda escondido? Ninguém o vê, e quem não deve, não teme ...
Para mim Benfiquista foi coisa que nunca foi, apenas viu o Benfica como um trampolim para outras coisas... que bem sabemos quais são, não iniciou mal a presidência é certo, mas após a conquista do titulo em 2004-2005, deslumbrou-se (quem não se lembra da tirada que os Benfiquistas não mereciam ter sido campeões) e os 4 anos seguintes foram terríveis, até aparecer o JJ que de fato em 2009-2010 montou uma grande equipa, que acabou por ser aos poucos desbaratada, levando novamente a um tri do Porto, sendo que a teimosia em manter o JJ foi de fato o melhor ato de gestão em todos estes anos, pois foram aí criadas as bases para o tetra. No entanto as trapalhadas já começavam a ser muitas, negociatas, contratações rídiculas de jogadores que nem o fato de treino chegavam a usar, quanto mais a camisola principal… e só adeptos e sócios desprovidos de qualquer capacidade cognitiva foram tapando o sol com a peneira, o que veio a culminar a partir de 2017, onde após o tetra, Vieira desistiu completamente do Benfica, quer dizer desistiu no sentido de procurar o bem do clube, apenas se servido do clube para resolver os seus interesses e problemas pessoais.
16 de julho de 2021 às 15:03Ainda em 2019 com o campeonato conquistado, parecia que as coisas voltavam a encarrilhar, mas logo tudo foi desbaratado mais uma vez, ao ponto de o dinheiro da maior venda de sempre em Portugal ter sido completamente torrado em 2 épocas ridículas, após o regresso do JJ, este também completamente diferente daquilo que foi uns anos antes.
De insubstituíveis está o cemitério cheio, o que não faltará é gente Benfiquista a sério, com capacidade de trabalho e visão para o futuro, futuro este onde o Clube deve ser encarado como isso, um Clube desportivo, não uma corporação, um entreposto de negócios, claro que é fundamental haver capacidade de gestão económica e financeira, mas a alma, a essência do clube tem de se voltar a encontrar, pois perdida anda há vários anos.
Da minha parte nunca apoiei Vieira, sempre me pareceu um pato bravo, que se servia do Clube, o que ainda não estando provado, o será num futuro próximo, o Vale e Azevedo ao pé deste negociante, não passava de um menino de coro, curioso também será ver daqui por uns 20 anos (uma vez que ainda sou relativamente jovem), que tal como aconteceu há 20 anos atrás, os apoiantes do Vale e Azevedo como que se esfumaram, ninguém votou nele, ninguém o apoiou, nada de nada...Daqui por 20 anos imagino que será assim, ninguém votou no Vieira, ninguém o apoiou, mas cá estarei eu e outros como eu, que iremos sempre relembrar este momento difícil para o nosso Glorioso, para não se voltar ao mesmo, essencialmente para não voltarmos a ter mais 20 anos iguais a estes últimos 27, onde não tivemos um, um único presidente digno de comandar o Glorioso Sport Lisboa e Benfica, Damásio, Vale e Azevedo, Vilarinho e Viera, nunca mas nunca mais.
Paco Nássa
LFV saiu mas os vieiristas continuam
16 de julho de 2021 às 17:16"os Benfiquistas não mereciam ter sido campeões"
16 de julho de 2021 às 19:00ele disse isso? já nem me lembro
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!