Supermáquina de treino interessa ao SLB
É a notícia de destaque do jornal ABola da edição de hoje. O Benfica e o FC Porto estariam interessados em comprar a máquina de treinos utilizada pelo Borussia de Dortmund, chamada Footbonaut.
Penso que nunca entrará na Academia do Seixal, é mais uma notícia numa semana em que não há clubes para encher páginas, mas resolvi investigar o que é isto da super máquina de treino. Deixo-vos um artigo, com alguns acrescentos, do blog Os Maestros da Bola que fala deste interessante assunto (AQUI):
A Footbonaut é a verdadeira prova da união entre o futebol e a tecnologia. Já conhecíamos as análises de dados dos jogadores, os números de quilómetros percorridos, os passes acertados e falhados, etc, mas agora entramos numa nova fase. A Footbonaut, uma máquina de treinos utilizada pelo B. Dortmund e que muito tem dado de falar pela Europa do futebol.
O principal objectivo desta máquina é claro: treinar a destreza mental e a rapidez de movimentos. Cada jogador coloca-se no eixo central do quadrado (forma da máquina), em cada ponto cardinal está colocada uma máquina preparada para enviar-lhe a bola.
Imagine 64 janelas que podem piscar a qualquer momento. Esses são os alvos possíveis no funcionamento do Footbonaut. Cada uma das pequenas janelas pode ser acesa alguns segundos após o jogador em treino receber a bola. Ele deve localizar o alvo, dominar a bola e então acertá-la na janela específica. Isso deve acontecer rapidamente, pois o tempo está a ser contado por um computador.
A velocidade a que a bola é passada varia e pode ser alterada consoante o plano de treino. A tipologia dos passes também, já que podem ser efectuados passes curtos e lentos ou largos e rápidos. No centro, o jogador deve receber a bola com um só toque e estar atento aos painéis que o rodeiam. Cada painel tem uma cor que identifica ao jogador o que este deve fazer. São cinzentos inicialmente mas mudam de cor consoante o sítio onde o jogador deve colocar a bola.
Os resultados são processados imediatamente numa aplicação informática instalada nos computadores do staff técnico de forma a analisarem a evolução na eficácia do passe e remate dos jogadores, especialmente em situações de pressão alta.
É esta máquina que, segundo a edição de hoje do jornal A Bola, Benfica e FC Porto pretendem adquirir. Para tal águias e dragões teriam de desembolsar cerca de 1,7 milhões de € de forma a melhorar o rendimento dos seus jogadores.
Consulte um pequeno vídeo sobre esta máquina em baixo:
4 comentários:
se só custar isso e melhorar o nosso físico venha ela
16 de outubro de 2013 às 20:21q máquina genial!
16 de outubro de 2013 às 22:03De forma a melhorar o processo de tomada de decisão do jogador acho que falta um ambiente mais semelhante ao jogo (adversários, várias hipóteses de passe, etc.)... Acho que não vale esse dinheiro.
17 de outubro de 2013 às 02:03Sinceramente... Se é algo que está provado resultar não me parece que 1,7M sejam entrave para este aparelho não entrar no Seixal. Importante saber é se vale ou não apena o investimento. Parece-me algo bastante interessante tanto para melhorar a destreza mental e fisica dos nossos jogadores séniores mas também deverá melhorar imenso as capacidades dos nossos miudos se começarem logo cedo a usar este tipo de equipamentos. Venha de lá a tecnologia
13 de maio de 2014 às 13:24Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!