Doping financeiro: Rússia rouba lugar a Portugal no ranking UEFA
Agora se percebem muitas das arbitragens que Benfica e Sporting sofreram na UEFA... Já havia suspeitas mas a confirmação surge agora. Patrocinadores russos, Mundial na Rússia, que importância podiam ter os portugueses?
Escandaloso! E lembro as várias compras que clubes russos fizeram em Portugal durante este período e que agora se provam nunca deviam ter sido permitidas... Hulk, Garay, Witsel, Javi...
«Documentos revelados pelo ‘Football Leaks’ mostram que o Governo russo injetou 1,65 mil milhões de euros em três clubes daquele país – Zenit, Lokomotiv e Dínamo – nos últimos cinco anos com patrocínios camuflados, numa violação clara das regras de “fair play” financeiro.
Escandaloso! E lembro as várias compras que clubes russos fizeram em Portugal durante este período e que agora se provam nunca deviam ter sido permitidas... Hulk, Garay, Witsel, Javi...
«Documentos revelados pelo ‘Football Leaks’ mostram que o Governo russo injetou 1,65 mil milhões de euros em três clubes daquele país – Zenit, Lokomotiv e Dínamo – nos últimos cinco anos com patrocínios camuflados, numa violação clara das regras de “fair play” financeiro.
Uma investigação do jornal 'The Black Sea', baseada em novos documentos do Football Leaks – balanços contabilísticos e trocas de documentação entre os clubes russos e a UEFA - revela que o comité de controlo financeiro da UEFA encobriu este esquema durante os anos que antecederam o Campeonato do Mundo.
No dia 12 de novembro de 2013, o diretor-geral e os diretores executivo e financeiro do Zenit, acompanhados do seu responsável pelo planeamento estratégico, justificaram por que motivo a Gazprom - empresa estatal de energia da Rússia - injetou 113 milhões de euros nos cofres do clube em 2012.
“Se os clubes [da primeira liga russa] tiverem de cumprir de imediato com as regras de fair-play financeiro, terão de vender os seus melhores jogadores e isso irá reduzir a competitividade do futebol russo”,” e assim os russos começarão a afastar-se do futebol, virando-se para o hóquei no gelo, “a cinco anos do Mundial”.
Na época seguinte, o Zenit não só não vendeu jogadores como se reforçou com Javí Garcia, a quem o clube de São Petersburgo ofereceu um salário anual líquido de 4,5 milhões de euros. Segundo o jornal O Jogo, a Gazprom surge na forma de ‘matrioska’, com várias subsidiárias a patrocinar o Zenit. Curiosamente, é desde 2012/13 um dos oito principais patrocinadores da Champions.
Em junho de 2013, o Zenit admitia um prejuízo de 20 milhões de euros, mas as contas do clube mostravam que 101 dos 179 milhões de euros de receitas eram inflacionados por patrocinadores. Nesse sentido, a UEFA percebeu que 80 M€ vinham de oito subsidiárias da Gazprom e representavam uma sobrevalorização de contratos. Sem isso, as receitas não iriam além dos 57 ME. Na altura, o clube alegou que os contratos previam serviços extra como a presença de jogadores em festas de aniversário, eventos sociais, etc…
Em março de 2014, a UEFA decretou a violação das regras, mas limitou-se a aplicar uma multa no valor de 6 milhões de euros.
O doping financeiro verificou-se ainda em dois clubes da capital russa, o Lokomotiv de Moscovo (adversário do FC Porto na Champions) e o Dínamo de Moscovo. No caso do Lokomotiv, em vez da Gazprom, existe outra aliada estatal, os Caminhos de Ferro, responsáveis por 94% dos 200,5 milhões de euros de patrocínios. Quanto ao Dínamo, é o Banco VTB a entrar com 96% dos 180 ME registados. Dos três clubes anteriormente referidos, apenas o Dínamo foi punido, com um ano de suspensão, após auditorias pedidas pela UEFA.
Certo é que o doping financeiro foi ‘premiado’ com um lugar extra na Champions, subtraído à representação portuguesa, que, como se sabe, caiu no ranking. E convém não esquecer que a receita total dos clubes da I Liga representa pouco mais de metade dos emblemas russos.»
9 comentários:
A talhe de foice, e a propósito do ranking de clubes UEFA, a máquina de propaganda do Janela e companhia, criaram a tese de que o Benfica foi o clube que nos ultimos anos mais pontos acumulou para Portugal para o ranking respectivo. Porém, neste século, o FC Porto "só" venceu 4 T Europeias, entre elas uma Champions ...
14 de novembro de 2018 às 16:39Vamos aos factos, ranking UEFA dos ultimos 5 anos: FC Porto 10º ; Benfica 23º.
Continuando, observando as Ligas Top 5, quais os clubes mais bem classificados nessas 5 ligas respectivas:
Em Espanha, o Real Madrid lidera o ranking UEFA, porém, ganhou 4 Champions nos ultimos 5 anos. Internamente o Barça ganhou 3 Ligas!
Na Itália, a Juve lidera o Ranking UEFA, a Juve ganhou os 5 ultimos campeonatos.
Na Alemanha, o Bayern lidera o ranking UEFA, o B Munique ganhou os 5 ultimos campeonatos.
Na França, o PSG lidera o ranking UEFA, o PSG ganhou 4 campeonatos, nos ultimos 5 anos.
Na Inglaterra, o City lidera o ranking UEFA, e na Liga mais competitiva da Europa, o City venceu 2 campeonatos, nos ultimos 5 anos.
Finalmente, surge o verdadeiro case study na Europa, justamente em Portugal, o Benfica ganhou 4 campeonatos, e o FC Porto apenas 1, qual o ranking UEFA dos ultimos 5 anos?
1º FC Porto 10º classificado.
2º Benfica 23º classificado.
Caso perguntar, em Portugal "k´passousse"? (pergunta em modo labrego iletrado)
Paulo Casimiro
P.S. A esta hora o ex observador de arbitros Julio Loureiro (responsavel pela despromoção do arbitro Marco Ferreira) está a ser ouvido, na qualidade de arguido no processo e-toupeira. Pouco barulho os media em Portugal, podem não gostar deste barulho ensurdecedor, porque o que está a dar é mesmo Bruno de Carvalho e as claques, e sobre claques, os Holandeses levaram muito para contar na Europa ...
O que fizeram em Portugal com o euro e os milhoes para os estadios nao é o mesmo? Para mim é.
14 de novembro de 2018 às 18:26Paranoid Android
...alguém explique ao paulo Casimiro adepto confesso do clube que se ASSUMIU em papel timbrado do clube, que SÃO CORRUPTOS; até o estrela vermelha foi campeão europeu....O BENFICA É O CLUBE JUNTAMENTE COM REAL,BARCELONA,MILAN,MANCHESTER,CLUBES PIONEIROS DO FUTEBOL MUNDIAL...JÁ NA DECADA DE 50 O BENFICA LEVAVA PORTUGAL POR ESSE MUNDO FORA,TAÇA LATINA...DEPOIS VIERAM OS CORRUPTOS DO FUTEBOL A EMPORCALHAREM O FUTEBOL E HOJE O FCPORTO APENAS É UM CLUBE REGIONAL SEM EXPRESSÃO EUROPEIA,NINGUEM OS CONHECE PARA ALEM DE SEREM CORRUPTOS,TAL COMO AFIRMOU NO LIVRO QUE ESCREVEU SIR ALEX FERGUNSEN:"COMPRAM CAMPEONATOS NO SUPER-MERCADO"....ESTA É QUE É A VERDADE..quanto ao teu texto,corruptos como fernando gomes,proença e fontelas gomes,têm o que merecem....portugal atual não tem moral par dizer o que quer que seja...(Afonso
14 de novembro de 2018 às 19:45Ainda nem os macacos do clube das PUTAS e dos BMW´s aos árbitros sabiam o que era um avião, já o Benfica tinha dado a volta ao mundo a voar.
14 de novembro de 2018 às 19:55O clube das PUTAS só foi a 2 finais da champions e está no youtube como. Com o pinto dourado a ligar aos presidentes com quem ia jogar antes de jogos europeus para os avisar que tinham que perder de propósito para o putedo poder descansar a equipa principal. Assim até o canelas pá. Contra o braga de choramingos e mónacos (antes de ser rico) até o canelas pá. Mesmo assim o último título europeu que "ganharam" foi com um fora de jogo do falcão e que só por acaso o choramingos não viu porque tinha os cornos a apontar para o chão.
Nem voçês dão mérito à equipa por essas "conquistas", tanto assim é que cantaram logo de seguida sobre o BENFICA lol
Pequenos, complexados, ordinários e CORRUPTOS!
A arma que deu 3 tiros na nuca do mesquita alves já apareceu?
Ó Paulo Casimiro, já agora, quando o Vítor Pereira conquistou, em 2013, o tri-campeonato, conseguindo o quarto título em 5 anos para o Fruta Currupção e Putedo (contra 1 do SL Benfica), vai lá ver quem é que ia em sexto no ranking da UEFA e em que lugar ia o Frutas. E já agora, explica-me como é que o Frutas todos os anos consegue sorteios como este ano, em que o clube do pote 1 do seu grupo é sexagésimo do ranking da UEFA, enquanto que o clube do pote 3 do grupo do Benfica é trigésimo. Assim é fácil conquistar pontos! Depois, pega nesses "case-study's" e mete-os na cloaca, junto à arma que suicidou o Mesquita Alves e às competências financeiras da administração do Frutas...
14 de novembro de 2018 às 22:03Já agora, adorei o argumento a justificar o facto de o caso Espanhol ser semelhante ao Português relativamente à disparidade entre as vitórias domésticas e europeias dos seus clubes: o Real Madrid está à frente no ranking da UEFA do clube mais vitorioso domesticamente em Espanha porque... ganha mais na UEFA! Brilhante...!
14 de novembro de 2018 às 22:18ao 1° anonimo, coeficiente a 10 anos é o que conta na uefa, porque a 5 anos nao esta la nada, e la o que esta é a um ano ou 10 anos e a 10 anos esta assim marcado - 8
14 de novembro de 2018 às 22:20Porto
9
Arsenal
10
Benfica
podes sempre confirmar aqui...https://fr.uefa.com/memberassociations/uefarankings/revenue/
Ranking a 5/10/20/30 anos? Em Portugal, só o FC Porto tem estofo europeu, e nem sou eu que o afirmo, são os factos!
14 de novembro de 2018 às 23:33Vamos falar claro? E não me quero tornar repetitivo, mas neste século XXI, já se disputaram 18 Edições da Champions, e outras 18 Edições da T UEFA, posteriormente L Europa, querem mesmo saber quais os Clubes que mais Taças Europeias conquistaram neste século? Aí vai:
1º R. Madrid 5 Champions!
2º Sevilha 5 T Europeias (3 L Europa, e 2 T UEFA)!
3º Barcelona 4 Champions!
4º FC Porto 3 T Europeias (1 Champions, 1 T UEFA e 1 L Europa)!
5º At. Madrid 3 L Europa!
6º B. Munique 2 Champions!
7º Milão 2 Champions!
8º Liverpool 2 T Europeias (1 Champions e 1 T UEFA)!
9º Chelsea 2 T Europeias (1 Champions e 1 L Europa)!
10º Man. United 2 T Europeias (1 Champions e 1 L Europa)!~
Fiquei sem argumentos ...
Nota final, o Nottinhgam Forest do Brian Clough, foi Bi-Campeão Europeu há 38 anos, o Benfica do Guttman foi Bi-Campeão Europeu há 56 anos, e, quem é mesmo o MAIS MAIOR GRANDE?
Neste momento é mesmo o Paulo Gonçalves...
Paulo Casimiro
O Paulo Gonçalves pode ser grande, mas empalidece em comparação a todos os elementos de uma SAD serem constituidos arguidos! Um para oito! Juntando apitos dourados e finais, quinhentinhos, viagens ao Brasil pagas a árbitros, rachas e visitas a centros de estágios, esperas, espancamentos e assassinatos encomendados, etc., etc., etc., de facto, neste aspecto, ninguém tem estofo para o FC Porto. Quanto ao resto…
15 de novembro de 2018 às 02:15O Nottingham Forest teve uma década (no máximo) muito boa, mas antes e depois não passou de uma equipa média em Inglaterra. O SL Benfica conquistou 2 Taças dos Campeões, mas sempre teve relevância. Esteve em finais europeias nas décadas de 40, 60, 80, 90 e 10, num total de 11. Venceu 3. E é o clube português com mais pontos conquistados, estando em 7º lugar no ranking da UEFA de sempre na Taça dos Campeões e em 8º em todas as competições! Durante este percurso, defrontou em finais Bordéus, Real Madrid, Barcelona, AC Milan por duas vezes, Inter Milão, Manchester United, PSV Eindhoven, o melhor Anderlecht de sempre e, mais recentemente, Chelsea e Sevilha. Defrontou também o Santos e o Peñarol. Não jogou contra Mónacos, Bragas e Once Caldas. Toda a gente conhece Di Stefano, Puskas, Van Basten, Ruud Gullit, Rijkaard, Baresi, Bobby Charlton, por exemplo. Jogadores de classe mundial, inesquecíveis, que o Benfica teve a honra de defrontar. Quem é que destacava no Once Caldas? No Mónaco? No Celtic? No Braga? Quantos jogadores destas equipas vão ficar para a história? Zero! Vitórias pífias que mesmo assim precisaram das ajudas descritas no primeiro parágrafo, mais o doping (confirmado pelo Fernando Mendes e pelo Casagrande), os descansos nacionais com equipas amigas (confirmadas em escutas pelo Valentim Loureiro) e as bolas quentes (como conseguem, na liga dos Campeões, todos os anos, grupos de liga Europa é de bradar aos céus).
O SL Benfica é a melhor equipa portuguesa na Europa: é quem conquista mais pontos e quem vai mais longe, mais vezes. Infelizmente, não tem o “cada tiro, cada melro” do FC Porto, mas também quando se defrontam adversários de valia, as probabilidades de derrota são maiores. O FC Porto, em finais, defrontou 2 adversários de prestígio nas finais que jogou (Juventus e Bayern), perdeu uma e ganhou outra. O resto, enfim…
A história não é apenas o período que te convém. Eu sei que cortar e colar factos de modo a encaixar numa narrativa pré-concebida está no vosso ADN (a estória dos mails é toda ela assente nisso, e não sou eu que o digo, é a ERC), mas o FACTO é que o SL Benfica é melhor.
Agora vocês têm méritos que ninguém pode negar. Foram mencionados por um dos melhores treinadores da história (Alex Ferguson) como um clube corrupto. Foram mencionados num dos maiores e mais respeitados periódicos desportivos europeus (AS, Santiago Segurola) como um clube corrupto. Assumiram-se como corruptos em papel timbrado. E são orgulhosamente arguidos. E isso ninguém vos tira…
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!