Antevisão Liga Zon Sagres 2012/13
Começa hoje a 79ª edição do campeonato nacional com um Olhanense-Estoril na cidade de Olhão; será o primeiro de 240 jogos que vão decidir quem será o novo campeão nacional. Primeira curiosidade para o facto de todos os 16 treinadores que começam a época serem portugueses.
É um começo de época marcado pela crise, sem grandes contratações, sendo que só o Benfica não reduziu drasticamente o seu investimento financeiro face ao último ano. Já há muito tempo que não tínhamos um mercado de saídas tão pouco milionário e isso fez-se sentir no investimento dos clubes maiores.
Sempre principal foco de interesse a luta pelo título e, sinceramente, não prevejo uma época diferente nos candidatos ao trono que a da época passada. FC Porto e Benfica partem à frente e muito dificilmente não serão os dois primeiros classificados - a questão é saber quem corta a meta 1º?!!
O FCP é bi-campeão e por isso assume natural favoritismo, parte à frente, isto se não houver saídas até a Setembro. Mas por ser favorito não quer dizer que tenha o melhor plantel: para mim esse pertence ao Benfica, já como no ano passado. Para ultrapassar o seu rival nortenho será necessário que o Benfica melhore os seus números defensivos face ao último ano (quase um golo sofrido por jogo e só não sofreu golos num jogo na Luz). A equipa de JJ, a entrar no seu 4º ano, algo que não acontecia há muito tempo, dependerá muito de lesões e castigos na zona defensiva e, penso eu, terá que vencer os fantasmas das últimas visitas do FC Porto ao Estádio da Luz (14ª Jornada).
Vai ser uma luta interessante com ponto alto na penúltima jornada quando o FC Porto receber o SLB.
O Sporting aparece mais perto dos eternos rivais mas dificilmente será o ano do Leão. Tem um plantel com talento, com alguns internacionais a chegarem a custo zero, um treinador que mostrou que pode motivar uma equipa para grandes lutas mas falta-lhe soluções credíveis no centro da defesa e no centro do ataque. Para além disso, não tem uma super estrela como Hulk ao Aimar nas suas fileiras.
Se o Sporting aparece com sinal mais o SC Braga, 3º classificado na última Liga, aparece com sinal descendente. A luta pelo título está afastada e não me parece capaz de lutar pelo lugar de acesso à Champions - tem um plantel mais curto que os das últimas temporadas e será difícil estar noutra luta que não seja o 4º lugar. Talvez seja a época de apostar forte numa das Taças, algo que deve estar nos sonhos de António Salvador.
Pela Europa lutarão os habituais candidatos: Marítimo, Vitória Guimarães e Nacional.
Prevejo uma época difícil para V. Setúbal, Beira-Mar e Moreirense e acho difícil que uma situação como a do Leiria não se repita este ano, a crise vai fazer-se sentir em força esta temporada - só espero que acabem 16 equipas. Já no início vários clubes mostraram dificuldade em cumprir os requisitos financeiros da Liga, nomeadamente o V. Guimarães
e o V. Setúbal.
Outro sinal dos tempos é que pela primeira vez em muitos anos não está prevista nenhuma transmissão de jogos em canal aberto.
Outro sinal dos tempos é que pela primeira vez em muitos anos não está prevista nenhuma transmissão de jogos em canal aberto.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!