Roberto Carlos e Shevchenko penduram as botas (vídeo)
Esta semana dois jogadores que marcaram a última geração do futebol disseram adeus à competição - Roberto Carlos e Shevchenko, de maneiras diferentes, foram jogadores que, devido às suas exibições, dificilmente serão esquecidos e fazem parte da história do Futebol.
Andriy Shevchenko foi um dos ponta de lanças mais letais da última década, para mim, teve ali dois anos em que era o melhor avançado do mundo. Sai do futebol e entra directo na política: "O meu futuro não vai ter nada a ver com futebol. Vai estar ligado à política" disse o jogador no site do seu actual clube D. Kiev.
Andriy Shevchenko
foi Bola de Ouro em 2004 (prémio da France Football), tendo vencido a Liga dos Campeões no ano
anterior ao serviço do AC Milan (marcou no desempate contra a Juventus o penalty decisivo), emblema onde jogou durante oito
temporadas (1999-2006 e depois em 2008/2009), após se estrear como
profissional no Dínamo de Kiev, onde jogou de 1994 a 1999 com regresso na época de 2009/2012; também passou pelo Chelsea. No AC Milan onde fez furor marcou 127 golos em 208 jogos!Shevchenko ganhou ainda uma Taça de Itália em 2003, ano em que também venceu a Supertaça Europeia, o campeonato italiano em 2004 e uma Taça da Liga inglesa com o Chelsea. Na sua primeira passagem por Kiev, o jogador venceu por cinco vezes consecutivas o campeonato ucraniano.
Ao serviço da seleção da Ucrânia, o avançado de 35 anos apontou 108 internacionalizações, marcando 48 golos desde 1995.
Fica um vídeo com os seus melhores momentos:
Ontem foi a vez de Roberto Carlos anunciar o adeus ao futebol profissional, aquele que foi o melhor defesa esquerdo do mundo durante várias épocas consecutivas, acaba de jogar aos 39 anos.
Vestiu as camisolas do Corinthians, Palmeiras, Inter Milão, Anzhi Makhachkala e do Fenerbahçe, mas foi sem dúvida no Real Madrid (512 jogos de blanco ao peito) que se notabilizou e venceu quase tudo o que havia para ganhar. Sai de cena com um currículo impressionante: 3 Champions, 4 campeonatos espanhóis, 2 campeonatos brasileiros, 2 Taças Intercontinentais e várias supertaças (curiosamente nunca venceu uma Taça nacional). E ainda falta o seu momento mais alto, venceu o Campeonato do Mundo de 2002 com o Brasil - é um dos pentacampeões canarinhos! Com o Brasil venceu mais 2 copas Américas, medalha de Bronze nos JO de 1996 e 1 Taça das Confederações. Em 1997 foi o 2º melhor jogador do mundo para a FIFA.
Vai deixar saudades, e falar de Roberto Carlos é falar de um dos maiores pés canhão que o desporto rei já viu. Fica um vídeo desses momentos fantásticos:
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!