sexta-feira, 11 de novembro de 2016

“A orgia do poder”: o império de Jorge Mendes

O senhor de sociólogo tem pouco mas não deixa de fazer algumas questões interessantes:

Está à venda desde dia 27 de Setembro o novo livro de Pippo Russo, que retrata aquilo que define como “império” de Jorge Mendes, sob o título “L’orgia del potere” - em português, “A orgia do poder”.

Em entrevista em exclusivo ao Desporto ao Minuto, o jornalista e sociólogo italiano explica o que o leva a concluir que as relações com o superagente muitas vezes acabam por ser mais nocivas do que benéficas, especialmente, no caso dos clubes portugueses:

Poucos são os clubes que acabam por não fazer qualquer tipo de negócio com Jorge Mendes. Por que defende que este empresário acaba por prejudicar os clubes?
Há a opinião geral de que Jorge Mendes ajuda os clubes a fazer boas vendas, mas temos de perceber para onde vai o dinheiro. Essa é a verdadeira questão. Por exemplo, o Sporting, sob a presidência de Bruno de Carvalho, descobriu que a relação com Jorge Mendes e com outros atores, como a Doyen Sports ou Pini Zahavi, não eram tão convenientes para o clube. O clube perde controlo sobre os seus jogadores. Perde soberania no que toca a decidir o seu próprio destino.

Esteve há não muito tempo em Portugal e teve a oportunidade de entrevistar Bruno de Carvalho sobre esse tema. O que concluiu?
O que Bruno de Carvalho me disse foi que, quando foi eleito, encontrou uma situação em que o clube quase não tinha controlo sobre os seus jogadores. Por isso, a decisão de mudar completamente a estratégia económica e das relações com superagentes, entre os quais Jorge Mendes, foi a natural consequência da mudança de política do próprio clube. Na minha opinião, foi a escolha certa. Sonho com o dia em que o futebol internacional seja livre da presença desses atores, como Jorge Mendes, Mino Raiola, Pini Zahavi ou Doyen. Não sei se é uma utopia, talvez seja. Mas, quando vejo um clube a decidir cortar relações com Jorge Mendes, ou outro ator como ele, fico realmente feliz.

Disse que é necessário “perceber para onde vai o dinheiro”. Tem alguma teoria quanto a isso?
Em primeiro lugar, se os clubes não são donos da totalidade dos direitos económicos dos seus jogadores, parte do dinheiro das vendas não vai para o clube, vai para os agentes, para os fundos de investimento e para os outros atores que estão fora do futebol. No entanto, há outras situações em que o dinheiro não vai totalmente para o clube. Por exemplo, no último verão, o Benfica vendeu Renato Sanches ao Bayern Munique por 35 milhões de euros, podendo chegar aos 80 milhões com bónus. Tudo bem, grande venda. Mas, se depois o Benfica gasta 12 milhões de euros para comprar os restantes 50% de Raúl Jiménez, quando já tinha gasto dez milhões nos primeiros 50%, e gasta outros 16 milhões de euros para comprar Rafa... Estou a falar de dois jogadores controlados por Jorge Mendes. A soma da compra desses dois jogadores é superior ao dinheiro recebido com a venda de Renato Sanches. O resultado é negativo, onde está a conveniência para os clubes?

O futuro passa pelo modelo inglês, onde os clubes são obrigados a deter 100% dos direitos económicos dos jogadores?
No futuro, os clubes vão ser detentores da totalidade dos direitos económicos, mas não sei se o futebol inglês é o melhor exemplo. Recentemente houve o escândalo trazido a público pelo Daily Telegraph e, entre aquilo que foi revelado, ficámos a saber que os fundos de investimento sabem que os regulamentos podem ser facilmente contornados, controlando direta ou indiretamente os clubes. Esta é a maneira que os fundos usam para contornar as leis. Aviso a opinião pública portuguesa para estar muito atenta no que toca a todas essas mudanças de propriedade nos clubes mais pequenos. Isto pode ser a maneira encontrada pelos investidores para fazerem circular os seus jogadores e ganhar dinheiro para levar para fora do mundo do futebol.

"Jorge Mendes e a economia paralela do futebol gozam de uma narrativa amigável"

Sempre foi muito crítico, não só de Jorge Mendes, como, por exemplo, da Doyen Sports. É uma ‘guerra’ que tem vindo a ser ganha?
Hoje em dia, atores como a Doyen ou Jorge Mendes são mais conhecidos do que eram antes. O interesse de alguns jornalistas de investigação teve como consequência mostrar essas pessoas ao público em geral. Se houve um tempo em que esses atores gozavam de um certo anonimato e mereciam elogios, agora estamos numa situação em que, felizmente, os meios de comunicação social são mais céticos. Fazem perguntas quanto à legitimidade destes atos no mundo do futebol e tentam perceber como funcionam os ganhos financeiros no mundo do futebol. Nesse sentido, a batalha foi ganha. Mas outra parte da batalha continua, que é proibir a ação destes atores no futebol. Esta parte da batalha vai ser mais difícil de vencer, porque estes atores arranjam sempre maneira de contornar as regras.

O Sporting entrou nessa batalha e acabou por ser obrigado a pagar uma pesada indemnização, a propósito do ‘caso Marcos Rojo’. Outros clubes podem olhar para este caso e sentir-se desencorajados?
Fiquei bastante surpreendido quando o TAS deu razão à Doyen. Não percebo como é possível um tribunal dar razão a um ator que está fora do mundo do futebol e que quer especular através do futebol. Mas é uma discussão de advogados. Eu sou um sociólogo e só posso registar os factos e expressar a minha opinião, que é contrária. Fora deste julgamento, penso que o princípio de lutar contra estes atores está certo. É um princípio que precisa de ser levado em frente. Espero que outros clubes tomem o exemplo do Sporting e iniciem a sua luta contra estes atores.

Encontrou exemplos de outro clubes que também tenham entrado nesta luta?
Sei que tem havido outros dirigentes a concordarem com Bruno de Carvalho, mas que não lhe expressaram apoio porque têm medo de ser vistos como inimigos por estes atores, que são muito poderosos.

Considera-se parte desta guerra?
Não, não. Sou sociólogo, jornalista e um profissional da verdade. Conduzo o meu trabalho, não uma guerra, não sou um soldado nem um herói. Sou apenas um jornalista e sociólogo que quer analisar a realidade fora da narrativa oficial do fenómeno. Jorge Mendes e a economia paralela do futebol gozam de uma narrativa amigável. Procuro montar uma narrativa alternativa e apresentar questões que muitas pessoas não colocam.

Sente que o seu livro tem vindo a ser bem recebido?
Recebi mensagens positivas da opinião pública portuguesa, italiana, e de outros países. Escrevi outro livro, em 2014, a propósito deste tema, e foi bem recebido em França, em Espanha e também em partes de Portugal e Inglaterra. O mesmo está a acontecer com este livro sobre Jorge Mendes, tem gerado algum debate. Estou a trabalhar para publicar uma edição em português na primeira metade de 2017.

 Fonte: noticiasaominuto.com

3 comentários:

Anti Caloteiros disse...

O que tem a venda do Renato Sanches ver com a compra do Rafa e do Jimenez, jogadores que o Benfica tem 100%? Por terem o mesmo empresário? Mas que raio tem uma coisa a ver com a outra? O dinheiro não vai para o clube, mas os activos que foram comprados não valem nada, então vão para onde?
Quando compras um carro para onde vai o dinheiro?

Quem rouba empresas legais como fez BC com a Doyen é que deve ser criticado e acusado de roubo e de desvio de dinheiro, de algo que não é dele!

Quem faz comparações dessas só pode ser lagarto, aziado porque não consegue fazer negócios iguais nem contratar jogadores que o Benfica contrata, mas não foi por não ter vontade de o fazer nem ter mostrado interesse. Isto não passa de branqueamento dos actos censuráveis dos lagartos e um ataque indireto ao Benfica.

Acusa Jorge Mendes de levar comissões, algo que é legítimo e legal, para sua empresa que paga impostos, mas é BC que mete ao bolso o dinheiro da venda de jogadores de outro modo não teria massa para pagar os 3,5M pela casa que comprou na Qta Patino. Terá sido com o dinheiro do salário? E BC pagou os impostos devidos sobre o dinheiro que desviou dos jogadores que vendeu?

Este Pipo Russo não me merece qualquer simpatia ou crédito, não passa do típico jornalista corrupto italiano, que se vende a troco de textos que publica no blogue dele a atacar clubes específicos, ou pessoas específicas, muitos deles portugueses entre os quais o Benfica, cheio de mentiras e de teorias da conspiração sopradas pelos mesmos que fazem o mesmo em blogues lagartos, e pago por estes, ou plantando notícias falsas em sites ou jornais italianos.
Este gajo estava no outro dia em Lisboa, em Campo de Ourique, num jantar com uma série de jornalistas lagartos. Muito da informação para o livro é anti-Mendes - e ao mesmo tempo anti-Benfica - o clube que está agora na mira deles, e ter-lhe-á sido passada por esses jornalistas lagartos aziados. Os benfiquistas têm é de manter os olhos bem abertos com esta gente insidiosa e falsa.

O que ele diz no livro não tem qualquer conteúdo, não tem sumo, não tem qualquer utilidade sob o ponto de vista informativo, nada que já não se saiba, é apenas um gajo invejoso que tenta ganhar algum dinheiro à custa de alguém que subiu à custa do seu trabalho e da sua competência, algo que este corrupto não tem nem nunca terá. Mas que insidiosamente tenta diminuir.

Ao mesmo tempo, não passa da manifestação do velho ressabiamento histórico dos italianos para com os portugueses que já vem desde os tempos dos descobrimentos quando os portugueses rebentaram com o comércio das repúblicas italianas com o oriente, porque eram mais competentes e mais espertos do que eles e arranjaram um caminho alternativo para o comércio que lhes estragou o negócio.
Nessa altura fizeram inúmeras alianças e tentativas desesperadas de armarem e instigarem os muçulmanos para nos atacarem.

O livro de Pipo Russo é apenas propaganda lagarta para atacar indirectamente o Benfica. Abram os olhos!

11 de novembro de 2016 às 17:41
Anónimo disse...

O problema deste italiano chama-se dor de corno.

11 de novembro de 2016 às 19:47
Anónimo disse...

Es mesmo inteligente, parabéns. Lol

29 de dezembro de 2016 às 12:43

Enviar um comentário

Partilha a tua opinião!

Temas

2011 2011/12 2012 2012/13 2013 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22 2022/23 2023/24 2ª Divisão A Bola A Magia do Futebol AC Milan Academia Seixal Académica Adeptos Agenda Aguero Aimar Ajax Aleksandar Ceferin Alemanha Alex Ferguson Alex Sandro Alverca Amigável análise tática Andebol Anderson Talisca André Gomes André Silva Andrea Pirlo Angola Aniversário Antevisão António Salvador António Silva Anzhi Apagão Apito Dourado Apostas online Arábia Saudita arbitragem árbitro Argentina Arouca Arsenal Artur Artur Soares Dias AS Roma Atlético Madrid Atletismo auto-golo Balotelli Barcelona Basquetebol Bayer Leverkusen Bayern Munique Beckenbauer Beira-Mar Béla Guttmann Belenenses Bélgica Benfica Benfica B Benfica Campeão Benfica TV Bernardo Sassetti Bernardo Silva bilhetes Blatter Blogs Blogs Benfica Blogs Desporto Blogs Futebol Boavista Boca Juniores Bola de Ouro Bolt Borussia Dortmund Bota de Ouro Boxing Day Braga Brasil Brasileirão Bruno Alves Bruno César Bruno de Carvalho Bruno Lage Bruno Paixão Buffon Bundesliga C. Ronaldo Calendário Campeão Campeonato Alemão Campeonato Argentino Campeonato Brasileiro Campeonato da Europa Campeonato da Europa 2016 Campeonato da Europa 2020 Campeonato do Mundo Campeonato do Mundo de Clubes Campeonato Escocês Campeonato Espanhol Campeonato Holandês Campeonato Italiano Campeonato Maicon Campeonato Nacional campeonatos europeus CAN Canoagem Capdevilla Cardinal Cardozo Carlo Ancelotti Carlos Martins Carlos Vinícius Casagrande CashBall Casillas Caso e-mails Caso vouchers Cavani Cech Celtic Glasgow Cervi Chalana Champions Chelsea Chicotada Ciclismo claques clássico Coluna Conselho de Arbitragem Conselho de Disciplina contas título contrato Copa do Mundo 2014 Copa dos Libertadores Corinthians corrupção Cosme Damião Covid CR7 Cristiano Ronaldo crónica futebol D. Kiev Darwin Núñez David Beckham David Luiz David Neres De Gea Deco Defeso Del Piero derby Derby della Madonnina Desportivo das Aves Desportivo de Chaves Desporto Di Maria Di Matteo Diego Costa Dinamarca Direitos TV Djuricic Domingos Doping Doyen Sports Draxler Drogba Éder Ederson El Pibe Eleições Eleven Sports Eliseu Emerson Enke Enzo Fernández Enzo Pérez Equipa Equipas B Eredivisie Erling Haaland escândalo Escutas Espanha Estádio da Luz Estádio de Alvalade Estádio do Jamor Estádio Dragão Estatísticas Estatutos Estoril Estrelas do Futebol EUA Euro 2004 Euro 2012 Euro 2016 Euro 2020 Euro 2021 Euro 2024 Europa Conference League European Super League Eusébio Eusébio Cup Everton Everton Cebolinha F1 FA Cup Fábio Coentrão Fair Play Fair Play financeiro Falcao Famalicão FC Porto FCP Federação Portuguesa Futebol Fédération Internationale de Football Association Fehér Feirense Fernando Gomes Fernando Pimenta e Emanuel Silva Fernando Santos Fernando Torres FIFA FIFA World Cup Filipe Final Final Euro 2016 Final Liga dos Campeões Final Liga Europa 2012/13 Final Liga Europa 2013/14 finanças Fintas Fiorentina Flamengo Florentino Fluminense Football Leaks Formula 1 FPF França França 2016 Francisco Benítez Francisco Trincão Frederico Varandas Fredrik Aursnes Funny Football Fura-Redes Futebol feminino Futebol Internacional Futebol Mundial Futebol Nacional Futsal Gabriel Appelt Gaitán Galatasaray Garay Gareth Bale Gianni Infantino Giannis Antetokounmpo Giggs Gil Vicente Gilberto Glorioso SLB Golden Boy Golo de Bicicleta Golo de Calcanhar Golo de Livre golo do ano Golo do Dia Golo Fantasma Gonçalo Guedes Gonçalo Ramos Grimaldo Guarda-Redes Guardiola Gyan Harry Kane Hat-Trick Henrique Araújo História Holanda Hóquei em Patins Hugo Miguel Hulk Ibrahimovic IFFHS Inferno da Luz Inglaterra Iniesta Inter International Board Isaías Islândia Itália Jackson Martínez James Rodríguez Jan Vertonghen Japão Jardel Jardel (33) Javi Garcia Jimmy Hagan JJ JO João Cancelo João Félix João Mário João Victor Joaquim Oliveira jogadores Benfica Jogo Duplo Jogos Olímpicos Johan Cruyff John Mortimore John Terry Jonas Jorge Jesus Jorge Mendes Jorge Sousa Jornal Jornal Record José Gomes José Mourinho José Pratas jovem promessa Judo Júlio César juniores Jupp Heynckes Jürgen Klopp Justiça Juventus Kaká Kardec Karim Benzema Kelvin Kevin De Bruyne Klose Kobe Bryant Kompany Krovinovic Kylian Mbappé La Liga Lampard Lazio Lázio Lebron James Leicester Leis do Futebol Léo Leonardo Jardim lesões Lewandowski LFV liga Liga BBVA Liga Bwin 2021/22 Liga Bwin 2022/23 Liga da Verdade Liga das Nações Liga dos Campeões Liga Europa Liga Inglesa Liga Nos 2014/15 Liga Nos 2015/16 Liga Nos 2016/17 Liga Nos 2017/18 Liga Nos 2018/19 Liga Nos 2019/20 Liga NOS 2020/21 Liga Orangina Liga Portuguesa Liga Portuguesa Futebol Profissional Liga Zon Sagres Liga Zon Sagres 2012/13 Liga Zon Sagres 2013/14 Ligue 1 Lima Lindelof Lionel Messi Lisandro López Liverpool Ljubomir Fejsa Londres 2012 Lopetegui LPFP Lucas Veríssimo Luis Enrique Luís Figo Luís Filipe Vieira Luisão Luka Modric Maicon Man. City Man. United Manchester City Manchester United Mantorras Manuel Fernandes Maracanã Maradona Mário Wilson Marítimo Markovic Matic Maxi Maxi Pereira Medalheiro Melgarejo melhor marcador melhores golos 2013 melhores golos 2014 melhores golos 2015 melhores golos 2016 melhores golos 2018 melhores golos 2019 melhores golos 2020 melhores golos 2021 melhores golos 2022 Mercado Mesquita Alves Messi Mexes México Miccoli Michael Jordan Miguel Oliveira Mitroglou MLS Modalidades Moreirense Mourinho Moutinho Mundial 2014 Mundial 2018 Mundial 2022 Mundial 2030 Mundial Clubes Museu Cosme Damião Nacional Nani Nápoles NBA Nélson Oliveira Nélson Veríssimo Newcastle Neymar Nike nº 10 No Name Boys Nolito Noronha Lopes novo contrato Nuno Espírito Santo Nuno Gomes Nuno Mendes O. Lyon Oblak Ola John Olegário Benquerença Olhanense Olheiro Olivedesportos Os três grandes Otamendi Ozil Paços de Ferreira Pantera Negra Paolo Maldini Parceiros Paulo Bento Paulo Fonseca Pedri Pedrinho Pedro Proença Pelé Penafiel penalty Pepe Petardos Petit Phelps Pichardo Ping Pong Pinto da Costa Pizzi PJ Platini Podcast Polónia Polvo Portimonense Portugal Portugal Campeão 2016 Postiga pré-época Premier League Prémio Puskas PSG PSV Qatar 2022 Rafa Silva Ramires Raúl González Raúl Jiménez Raúl Meireles Real Madrid Recordes Red Pass Reforços Regulamentos 72 horas Rei Eusébio relatório contas Renato Sanches Ribery Ricardinho Ricardo Quaresma Rio Ave Riquelme Rivaldo River Plate Robben Roberto Carlos Rodrigo Rodrigo Mora Roger Schmidt Rojo Ronaldinho Ronaldinho Gaúcho Ronaldo Ronaldo vs Messi Rooney Rúben Amorim Rúben Dias Rui Costa Rui Gomes da Silva Rui Patrício Rui Vitória Rússia Rússia 2018 SAD Sadio Mané Salah Salvio Samaris Santa Clara Saviola SCB Scholes Scolari SCP Seferovic Selecção Sérgio Conceição Sergio Ramos Serie A Sevilha Shakhtar Donetsk Shéu Shevchenko Simão Sabrosa Sistema SL Benfica SLB Slimani sorteio Sport Lisboa e Benfica Sport tv Sporting Steven Gerrard Suárez sub-20 sub-21 Suécia Suiça Suíça Sulejmani Super Maxi Supertaça Taça da Liga Taça da Liga Inglesa Taça das Confederações Taça das Nações Africanas Taça de Portugal Taça do Rei Tecnologia Golo Ténis Tévez The Best Tite Tondela Toni Top 10 Tóquio 2020 Torneio Toulon Tottenham Totti tragédia futebol Transferências Treino Triplete Twitter U. Leiria UEFA UEFA Champions League UEFA Youth League União da Madeira Urreta Uruguai V. Guimarães V. Setúbal Valdés Valência Valentim Loureiro Van Persie VAR vídeo-árbitro Vídeos/Golos Villas-Boas Virgil Van Dijk Visão Vermelha Vitor Baia Vítor Pereira Vizela Vlachodimos Voleibol Walcott Waldschmidt Weigl Wesley Sneijder Witsel Wolverhampton Xavi Xistra Yaremchuk Zenit S. Petersburgo Zidane
Powered By Blogger