Itália-Espanha ou um Juventus-FC Barcelona?
Este Campeonato da Europa vai ficar na história do futebol por várias razões: o nº de golos, futebol ofensivo, as estrelas Cristiano Ronaldo e Balotelli, o final brilhante de Pirlo e da geração de Espanha, pela excelência da recuperação física que muitas equipas demonstraram, etc...
É também a confirmação que os clubes que apostam nas suas escolas e na formação de jovens nacionais colhem frutos em várias frentes. A Final mais parece um Juventus vs FC Barcelona que um Itália vs Espanha: na meia final jogaram 6 jogadores da Juventus no 11 titular azul e 7 dos 14 utilizados por Del Bosque têm contrato com o maior clube catalão.
Temos assim da Juventus: Buffon, Pirlo, Chiellini, Marchisio, Bonucci e Barzagli. Do FCB: Piqué, Xavi, Iniesta, Busquets, Jordi Alba, Fábregas e Pedro - e ainda faltam os lesionados Puyol e Villa.
O Barcelona já há muito definiu este como o seu caminho e tem sido a equipa do futebol mundial neste novo milénio.
A Juventus, depois do caos da corrupção, teve que reflectir em muita coisa e a aposta em jogadores italianos levou-a a um impensável título italiano esta época. Muita sabedoria de Prandelli que soube utilizar essa dinâmica criada na equipa de Turim na squadra azzurra.
2 comentários:
Qual Barcelona? Esta Espanha tem muito pouco do futebol do Barcelona. Não tem a profundidade do Barça e não troca a bola com o mesmo à vontade. Tem uma posse ainda mais chata que o Barça e 90% do temo sem progressão no terreno. Do futebol mais feio do Euro.
29 de junho de 2012 às 20:54Abraço
Pois é... Não há Messi nem Villa
29 de junho de 2012 às 20:58Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!