Problemas que passarão pela cabeça de Paulo Bento
Paulo Bento deve andar com algumas dores de cabeça pois nem a dinâmica ofensiva, nem a consistência defensiva passaram neste testes para o grande jogo com a Alemanha. Se a defesa já mostrou algumas fragilidades na resposta a contra ataques com a Macedónia, com a Turquia foi embaraçoso. Atenção que os alemães devem ser das melhores selecções do mundo nas transições rápidas.
A nível atacante, e quem tem lido o Fura-Redes sabe que não é uma surpresa para mim, a selecção vive exclusivamente da dinâmica das alas para criar jogo e nos remates longos de CR7, como tem sido apanágio de Portugal desde que Cristiano Ronaldo assumiu o papel de figura da equipa. Falta novidade e criatividade na posição de Ponta de Lança, tão importante numa equipa que jogue em 4-3-3.
Mas vamos aos problemas que identifiquei e que talvez passem na cabeça do nosso treinador:
Defesa Direito - A entrada de Miguel Lopes no último teste foi uma surpresa para muitos portugueses. Paulo Bento só o colocaria em jogo estando na dúvida se João Pereira é o homem para o lugar. Miguel Lopes falhou alguns lances com a Turquia e penso que, neste momento, o seleccionador já não tem dúvidas na utilização do defesa do Valência.
Posicionamento de Fábio Coentrão - Para os mais atentos foi evidente o posicionamento do defesa esquerdo do Real Madrid em terrenos muito mais atacantes que os normalmente pisados por um defesa. Com certeza foi algo testado para o jogo com a Dinamarc, mas atenção que Fábio Coentrão, com a Alemanha e com a Holanda, não pode jogar com tanto espaço nas costas; mesmo na eventualidade de uma desvantagem no marcador. Só se adquirir, nesta semana, uma frescura física que não mostrou.
Trinco - É uma das duas decisões chave: Miguel Veloso ou Custódio? O jogador do Genoa tem sido a escolha de Paulo Bento mas mostrou alguns problemas nas dobras e na saída de jogo, que com uma equipa como a Alemanha são mortais. Assim, deverá estar a ser equacionada a sua substituição por Custódio, o outro trinco clássico da Selecção. O problema é que o médio do Braga não tem qualquer experiência a este nível.
Não acredito que Paulo Bento tire Nani da partida de Lviv, colocando dois trincos em campo e com João Moutinho mais perto de ser um nº 10 (como já foi no SCP) e dois avançados (CR7 e Nélson Oliveira) soltos na frente. Não acredito mas gostava...
Ponta de Lança - Já aqui falei bastante deste problema chave nesta geração e não me vou alongar. Ou se aposta na novidade e na juventude ou vamos ter uma Selecção como a de 2010 - não marcou qualquer golo a selecções do seu nível (Costa do Marfim, Brasil e Espanha). Esta fórmula já foi testada...
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!