Portugal 2-1 Holanda: bem espremida a laranja
Uma grande exibição da Selecção Portuguesa em Kharkiv a carimbar o passaporte para os quartos de final do Euro 2012, com encontro marcado com a Rep. Checa e passando um dos grupos mais difícies da história do futebol.
Se a exibição de Portugal foi de enorme classe, muito ao jeito do que tinha feito, em termos de concentração, contra a Alemanha, a da Holanda roçou o ridículo, muito por culpa do seu treinador Bert van Marwijk: querer jogar com 5 avançados, sem que nenhum deles compense defensivamente, e ainda acabando, com o jogo empatado, a jogar com 3 defesas, só não deu em goleada por mero acaso.
Destaque individual todo para Cristiano Ronaldo! Que grande jogo fez o madeirense, dois golos bem finalizados, duas bolas ao poste, assistência com conta peso e medida para Nani falhar isolado - ninguém no mundo o conseguia parar ontem! Já não tenho dúvidas que CR7 será o melhor jogador que vou ver com as quinas ao peito na minha vida! Tornou-se o único jogador português a marcar em 5 fases finais de grandes competições de futebol e o único jogador a marcar 2 golos e a chutar duas bolas ao poste num jogo de um Campeonato da Europa.
Tem neste momento 68 golos oficiais e está a dois de se tornar o 9º jogador na história do futebol a marcar 70 golos numa temporada.
Parabéns também a João Pereira, o patinho feio desta selecção, que colocou no bolso Robben e Sneijder, e ainda fez a assistência para o 1º golo. Gigantes foram também João Moutinho e Pepe.
Apesar da exibição muito boa destaque menos positivo para Raul Meireles, muito afastado do jogo, parece-me por estar numa forma física deficiente. Talvez seja preciso pensar em soluções para jogos com meio campos mais dinâmicos.
Mas vamos ao jogo: entrada na expectativa da Selecção, consciente das dificuldades da Holanda em criar jogo contra equipas recuadas e querendo aproveitar o contra ataque. Percebo e concordo com a opção táctica de Paulo Bento mas correu mal porque Van der Vaart, num remate espectacular, fez o 1-0 aos 11 minutos.
Foi o tocar da sirene nas hostes portuguesas e a partir dai só deu Portugal, com uma força e classe de candidato ao título. Foram 22 remates, só de Ronaldo foram 10, e um controlo total de uma laranja a roçar o medíocre - só num outro remate de Van der Vaart ameaçou. Fundamental empatar entes da meia hora de jogo, com João Pereira a isolar Ronaldo e o avançado do Real Madrid a não perdoar.
Mais uma vez Portugal passa o grupo do Campeonato da Europa, nunca ficou nesta fase da prova e já vão 6 presenças. A selecção portuguesa de futebol tornou-se este domingo a única que
ultrapassou a fase de grupos em todas as presenças na fase final do
Europeu, estatuto que partilhava precisamente com a Holanda, que ontem
afastou. Desde que, a partir de 1984, passaram a seguir em frente os dois
primeiros classificados de cada agrupamento - dois grupos até 1992 e
quatro depois de 1996 -, só Portugal conta por apuramentos as presenças,
num total de seis.
1 comentários:
É só bater recordes.
18 de junho de 2012 às 21:52Também dava jeito ganhar qualquer coisa.
Eu não acredito, mas vou apoiar sempre.
Grande CR7. Ontem calou muita gente.
Já agora, e porque sei que me compreendes, VIVA O BENFICA.
Abraço
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!