Antevisão Portugal-Espanha: rumo a Kiev
O que têm Londres, Marselha, Bruxelas, Alvalade, Munique e agora
Doneskt em comum? Todas cidades europeias - não... Não sabe? É fácil! São as cidades onde Portugal jogou o acesso à Final de uma das duas grandes competições de selecções do Mundo! Só o novo estádio do SCP nos trás boas memórias mas hoje, quase na Ásia, a história vai ser posta à prova uma vez mais.
Fica uma imagem de inspiração bem recente!
Grande campanha desta geração de portugueses (ainda não tem nome), como lia hoje no jornal, quase só eles acreditavam, fizeram das criticas força e nunca temeram adversário nenhum. É neste ponto que a minha confiança se baseia: sim, hoje temos o campeão do mundo e da Europa pela frente, sim é a melhor geração de jogadores desta década, sim, uma das melhores equipas da história do mundo, mas tudo o que tem um começo tem um fim! Também a geração de Pelé foi derrotada, a laranja mecânica de Cruyff perdeu e o Barcelona de Messi saiu aos pés do Chelsea.
Quem melhor que os portugueses, tantas vezes vencedores de batalhas com os espanhóis, para terminar a geração de ouro do país vizinho? Eu acredito!
É um jogo que já estará na história do nosso futebol, um jogo para o qual não somos favoritos mas que eu acho, sinceramente é de 50% para cada lado. Tudo bem a Espanha nunca perdeu uma meia final de uma grande prova de futebol e Portugal nunca venceu Espanha fora de terras lusas. Mas a história faz-se todos os dias e hoje nasceu um dia de Sol neste meu Portugal!
Por falar em tradições, sempre que Portugal e Espanha se defrontaram em grandes competições, já vão 3 ocasiões, uma das equipas chegou, pelo menos, à final da competição e hoje, obviamente, a tradição vai-se manter.
Em 1984, deu empate a 1 na fase de grupos do Campeonato da Europa - Portugal chegaria às meias finais e a Espanha à Final, perdendo os dois com a França do .... Platini. Em 2004, em pleno Estádio de Alvalade, num jogo em que só a vitória dava o apuramento a cada uma das equipas, Nuno Gomes, mesmo à minha frente, mandou a Espanha para casa - última derrota da Roja em Europeus e selecção tuga rumo à final. Em 2010, encontro nos oitavos de final do Mundial, e vitória por 1-0 da Espanha, golo de Villa em fora-de-jogo - caminho aberto para a conquista do 1º título mundial espanhol.
O empate é assim perfeito: 3 jogos, 1V 1E 1D, 2-2 em golos.
Quanto a onzes, só Paulo Bento está obrigado a mudar e lançará Hugo Almeida no lugar do lesionado Hélder Postiga. Do outro lado, dúvida entre Silva e Pedro mas não me parece que Del Bosque aposte no catalão. Também me parece que Fabrégas leva vantagem sobre F. Torres.
Quanto a estrelas muitas iluminarão o relvado de Doneskt mas duas estão num momento de forma extra terrestre: Cristiano Ronaldo e Iniesta. Penso que aqui se começará a decidir muita coisa, quem vai conseguir ser mais influente e que equipa anulará melhor a estrela da outra companhia...
Posso ter que escrever mais logo que me enganei mas quem marcar primeiro vai ganhar.
0 comentários:
Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!